Curiosidades do Reino Animal: tubarões

Tubarões - curiosidades:
Sabia que:
O Anequim (Isurus oxyrinchus), da família do tubarão-branco, é o mais rápido dos tubarões e um dos peixes mais velozes? Em algumas acelerações pode atingir velocidades de 36/Km/h!
Os dentes do tubarão-touro são extremamente aguçados, próprios para prender as presas mas sem as cortar? Por isso, alimenta-se apens de peixes e invertebrados que consiga engolir inteiros!
Os dentes do tubarão-branco (Carcharodon carcharias) têm os bordos serrilhados? São extremamente eficazes para cortar peixes de grandes dimensões e mamíferos marinhos, como focas. Chegam mesmo a arrancar bocados a grandes baleias!
Algumas espécies de tubarões, principalmente grandes predadores, chegam a produzir entre 10 a 20.000 dentes ao longo da vida?
As formas hidrodinâmicas dos dentículos dérmicos dos tubarões são tão eficazes, que são copiadas no desenho dos cascos de alguns veleiros e fatos de natação?
O tubarão-baleia (Rhincodon typus) nada de boca aberta, de modo a filtrar a água? Os dentes minúsculos, que cobrem os arcos branquiais e a pele da sua boca e garganta, tretêm o plâncton de que este gigante se alimenta.

Sabia que? A maior parte dos tubarões vivem em ambientes de fraca visibilidade? Por isso, investiram nos sentidos mais adequados a estas condições. Alguns tubarões conseguem detectar uma gota de sangue em 25.000 litros de água? Os tubarões:

- ouvem a mais de 1000 m?

- cheiram até 1000 m?

- detectam vibrações pela linha lateral até 100 m?

- vêem menos de 100 m?

- detectam sinais eléctricos até 1 m?

- estabelecem contacto e provam a presa?

Sabia que:

Durante o acasalamento, o macho morde e agarra a fêmea com os dentes? Por este motivo, a pele das fêmeas chega a ser três vezes mais espessa do que a dos machos!

Algumas espécies atrasam a postura das cápsulas o máximo de tempo possível? deste modo, quando o fazem, o embrião está praticamente desenvolvido e nasce pouco tempo depois!

As tintureiras (Prionace glauca) são os tubarões vivíparos cujas fêmeas podem dar à luz o maior número de crias de cada vez: até 135? Noutras espécies, podem ser apenas 1 ou 2.

Durante o parto, a primeira parte do corpo dos tubarões a sair é a barbatana caudal?

Em algumas espécies, pode dar-se canibalismo intra-uterino, em que os embriões em estado de desenvolvimento mais avançado comem os mais lentos?

1 comentário:

  1. bom esse site e bem interresante so que fica a dica ponham com se proteger; como evitar e etc

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa