Moçambique: arquipélago de Bazaruto

Bazaruto: arquipélago ecológico
O arquipélago de Bazaruto (Moçambique) é considerado um dos mais belos do continente africano. Com uma paisagem mais ou menos idêntica em todas as ilhas, este arquipélago tem tudo o que se possa sonhar: águas cristalinas, areias brancas e recifes de coral.
Este arquipélago parece ser o último lugar do Mundo onde a paz de espírito é um animal subaquático com peso, cor e forma.

Na figura (em cima): o fundo do mar de Bazaruto.

Moçambique tem 2500 Km de costa banhada pelo Oceano Índico. O arquipélago de Bazaruto fica sensivelmente a 600 Km de Maputo, a Sul da Beira e em frente a Inhassoro e Vilankulo, sendo constituído por várias ilhas arenosas, de dimensão variada, em cujas águas nadam, a Oeste, Manatins e Jacarés, e, a Leste, peixes tropicais, golfinhos e tubarões.

Na figura (em cima): Praia do arquipélago de Bazaruto.

O arquipélago de Bazaruto inclui, como ilhas mais importantes, Bazaruto, Benguerua, Santa Carolina, Magaruque e Lunene. Destas, só as duas primeiras são habitadas.
Durante a guerra civil, a população do arquipélago aumentou exponencialmente por razões óbvias: a guerra que, neste local não passou apenas de um ruído na vida dos pescadores e dos ostreiros.
Nestas ilhas ouve-se mais o "funingaloo" (língua franca desta região, inventada pelos mineiros na África do Sul) que o português ou o inglês, e o cheiro a peixe seco que enche o ar adjectiva o meio de subsistência dos nativos.
Junto ao mar, ouvem-se, muitas vezes, os cantos tribais com que os pescadores ritmam as remadas que quebram o espelho liso deste oceano, onde mora a tal paz de espírito, com peso, cor e forma subaquáticos.
Com 38 Km de comprimento e sete de largura, Bazaruto é a maior ilha do arquipélago e de Moçambique. Tem cerca de 2000 habitantes, que vivem quase exclusivamente da pesca, um hotel e um farol construído em 1914. Mas esta ilha tem também florestas densas de Casuarinas, que crescem mesmo até junto à praia, proporcionando execelentes sombras a quem prefere ficar fora de água.
Em 1971, parte do arquipélago foi considerada Parque Natural Marinho (Benguera, Magaruque e Bangue) e as ilhas de Bazaruto e Santa Carolina foram classificadas como zonas de vigilância especial.
Com cerca de 260 espécies diferentes e reconhecidas de aves, das quais se destacam as colónas de flamingos que pousam nos recifes de coral, no arquipélago de Bazaruto é possível encontrar exemplares de fauna marinha já extintos em outros pontos do Mundo.
Sereia mítica de poetas e marinheiros, o Dugongo é um mamífero a quem os pescadores chamam "mulher peixe" porque, dizem, tem seios e cabelos de algas; já quase não existe, podendo ser visto à volta das ilhas, constituindo uma atracção muto forte. Há ainda a possibilidade de observar tartarugas, golfinhos e tubarões.

Na figura (em cima): Dugongo.

O arquipélago de Bazaruto com quase 600 Km2 de rochas e areias macias, de conchas e corais, foi formado há centenas de milhares de anos quando a corrente do rio Limpopo depositou as areias na sua foz. Durante a maré baixa o arquipélago multiplica-se, surgindo várias ilhas brancas, cobertas de conchas, que voltam a ser engolidas pela água seis horas depois, quando a maré sobe deixando as ilhas a uma profundidade de dez metros.
Na figura (em cima): cardume em bola defensiva.
Quando se mergulha neste mar, assiste-se a uma complexa explosão de vida colorida. Neste arquipélago pode-se encontrar, debaixo de água, quilómetros de recife e, sobre estas cordilheiras de coral, existem enormes cabeleiras esverdeadas, anémonas gigantes com enormes tentáculos globulares, policiadas de perto por peixes-palhaço que nelas habitam.
Na figura (em cima): Cardume em formação sinusoidal.
Entre os corais surgem também, para além dos tubarões, enormes cardumes que se movem de um lado para o outro como gigantescas manchas de cor e por entre grupos malignos de encharéus.

Na figura (em cima): cardume de peixes-anjo.

De facto se a vida tem um sentido, deverá ser este. Um incomensurável espaço a envolver um infindável tempo. Não existem paredes nem relógios neste maravilhoso arquipélago que se chama Bazaruto.
Na figura (em cima): Peixe-Crocodilo.
Pérolas e lendas
Na figura (em cima): Limpopo.
Existe uma lenda que diz que Bazaruto vem de um tempo muito antigo, quando a rainha de Sabá esteve em Bazaruto para buscar as suas pérlas. O arquipélago foi, na realidade, durante muitos anos um posto de transacção para os árabes, onde se trocavam pérolas por especiarias.
Diz também a lenda que o comandante Lourenço Marques, que deu o nome à cidade hoje conhecida por Maputo, raptou um dia uma princesa indiana. Para fugir à família, escondeu-se com ela em Bazaruto... e ali viveram e se amaram, sem que ninguém, sem que ninguém o descobrisse.

8 comentários:

  1. Que lugar magnifíco, exuberante, fantástico!!!!!
    Eu qostaria muito de mergulhar nesse mar verde. Não sabia que em Moçambique havia lugares assim...
    A música do blog é muito boa.

    ResponderEliminar
  2. O lugar é fascinante, muito sedutor. Gostaria de conhecer.
    Muito interessante o seu post.

    ResponderEliminar
  3. Nosso planeta é simplesmente fantastico e maravilhoso, cada canto tem sua belezas e encantos.

    ResponderEliminar
  4. Lindo, lindo, lindo. Só espero que as autoridades e a população local não permitam que o turismo predatório destrua esse paraíso. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderEliminar
  5. Já é hora da humanidade se voltar para as suas origens africanas. Afinal, depois deste post, ninguém pode duvidar de onde fica o paraíso...
    Se tiver oportunidade, pretendo conhecer.
    Abraço, Edu

    ResponderEliminar
  6. Obrigada por nos mostrar que ainda existem paraísos na Terra.

    Belíssimas fotos.

    Um abraço
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Maravilha. Sou de Moçambique e nunca liguei muito para isso. Até pq cresci durante a guerra civil e nossas preocupações eram outras, sem falar na dificuldade de mobilidade dentro do pais devido as atrocidades. Ao ver este texto e estas fotos me deu vontade de voltar correndo para aterinha natal.
    Vislumbrante! Posso publicar este tecto e estas fotos no meu site? Com link para a fonte obviamente.
    Beto

    ResponderEliminar
  8. isso é lindo,só espero que arange tempo para um mergulho. e quanto ao porto de Matutuine, sera que não vais destruir a natureza que la existe????
    espero que se pense antes de agir.

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa