Os fibromas (tumores) do útero

Os tumores do útero
O que são os miomas ou fibromas do útero?
Os miomas, ou fibromas do útero, são tumores benignos do tecido muscular: situam-se seja dentro seja fora do útero, mas sempre vizinhos a este. Se houver uma única formação tumoral, esta chama-se fibroma solitário, mas se as formações forem várias os fibromas são denominados múltiplos.
As dimensões destes tumores benignos variam muito: podem medir desde poucos milímetros a dezenas de centímetros de diâmetro. A presença de fibromas em geral não é percebida pela mulher mas às vezes estes podem causar dores e corrimento de sangue. Ao aumentar das dimensões do fibroma, porém, aparecem outros sintomas tais como pressão na bexiga, coisa que dificulta a micção, e infecções das vias urinárias. Os fibromas do útero formam-se na idade fértil, mormente por volta dos quarenta anos de idade e reabsorvem-se espontaneamente depois da menopausa. Trata-se de uma afecção muito banal que afecta em torno de 30% das mulheres e pode não criar inconvenientes se os fibromas forem pequenos e não forem dolorosos. Na maior parte dos casos os fibromas assintomáticos são descobertos durante uma consulta ginecológica.
ATENÇÃO:
Em caso de dores nos órgãos genitais consulte sempre um médico ou um ginecologista. As doenças mais graves podem ser descobertas a tempo.
Quais são as causas dos fibromas do útero?
Não existem causas conhecidas mas acredita-se que as hormonas tenham uma função relevante na formação do fibroma. A subministração de estrogénios, hormonas femininas, é causa do aparecimento de fibromas. Estes podem se engrossar também durante a gravidez ou no caso de tumores dos ovários com produção de hormonas.
SINTOMAS:
-->Pontadas e dores;
-->Menstruação difícil;
-->Pressão na bexiga e no intestino;
-->Corrimentos;
-->Possível esterilidade.
Tratamento dos fibromas do útero
O tratamento varia em função da gravidade do caso. Se os fibromas não provocarem dores ou incómodo, não se faz tratamentos algum pois não representam um perigo para a saúde da paciente. Nos casos mais simples, um tratamento hormonal pode ser suficiente.
Contudo, se a paciente tiver dores ou hemorragias, corrimentos de líquidos ou pressão na bexiga, torna-se necessária uma intervenção cirúrgica. O género de operação depende dos sintomas e da idade da paciente. Às vezes basta uma excisão dos fibromas isolados, mas há muitos casos em que o útero deve ser extraído. Esta operação chama-se histerectomia.
Quando deve-se consultar um médico?
Quando aparecerem as primeiras dores no abdómen ou nos genitais; se houver problemas durante a menstruação; corrimento de sangue de aspecto e quantidade incomuns; se perceber uma massa na bacia ou perturbações urinárias. O médico deve ser consultado imediatamente: há doenças mais graves que iniciam com sintomas idênticos.
O que faz o médico?
O médico faz um exame ginecológico muito atento e a seguir manda fazer alguns exames complementares para confirmar o diagnóstico e o tratamento:
-->um esfregaço vaginal e cervical para analisar as células;
-->uma histerografia, isto é, uma radiografia da cavidade do útero;
-->uma biópsia para obter um fragmento de tecido do útero;
-->uma laparoscopia que, através da introdução de um instrumento óptico na cavidade abdominal, permite observar directamente a superfície externa do útero.
Não é indispensável que os exames sejam feitos todos ao mesmo tempo. A ultra-sonografia e seus recentes avanços em muitos casos podem substituir satisfatóriamente e sem riscos outros exames mais invasores.
O que podemos fazer?
Não há nada a fazer sozinhos. A única coisa é prestar muita atenção nos sintomas para poder descrevê-los ao médico.
Qual é a evolução da doença?
A evolução dos fibromas do útero depende das condições de cada mulher: os inconvenientes e os sintomas variam de uma paciente para outra, com a presença de dores mais ou menos fortes e mal-estar mais ou menos grave durante a menstruação. Após a operação, em geral, a recuperação é total.
Os fibromas do útero são perigosos?
Se o tratamento for o apropriado, não há perigo.

21 comentários:

  1. tenho muita dor na bariga e escorimento branco sagramento e dores ao ter relacao com meu esposo posso ter essa doença

    ResponderEliminar
  2. Estou grávida de 17 semanas e tenho fibroma quero saber se perjudica o meu bebe de alguma manera.

    ResponderEliminar
  3. Ola,
    Tenho um ciclo mestrual de 29 dias, mas esse mes o ciclo foi de 36 dias e quando a mestruação desceu, foi com dor e muito sangue coagulado.
    Sempre tive meu periodo com um pouco de dor nos 2 primeiros dias, mas desde o mes passado, percebi que a dor prolongou pelo perido mestrual todo que varia de 3 a 5 dias.
    Gostaria de saber se posso ter essa doença?
    Pretendo ir ao medico em breve.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Tenho um fibroma com 12mm no útero,e graves infecçôes úrinárias que já se prolongam há 8meses,tendo efectuado vários tipos de tratamentos,até hoje sem qualquer efeito na dita infecçâo.Tenho muitas dores ao fundo,sinto muito peso,estou sempre muito inchada,tenho muito ardume a urinar,e sinto muito os intestinos presos,o que me aconselham?Anabela(agora também foram detectados quistos no óvario direito.)

    ResponderEliminar
  5. OLA TENHO UM CICLO MENTRUAL MUITO DIFICIL SEMPRE TENHO ALGUMA INFECÇÃO SEMPRE 5 DIAS ANTES DE MENSTRUAR TENHO FEBRE E QUANDO MINHAMENSTRUAÇÃO VEM DESCE MUITA Q NÃO POSSO NEM TOSSIR Q DESCE MAIS DE UM TEMPO PRA CA COMEÇOU A ME DAR MUITA DOR NO CANAL DA URINA PELO MENOS E O Q PARECE VEM UMA DOR FORTE E DEPOIS Q PASSA SEMPRE SINTO Q NA HORA DA DOR E COMO SE TIVESSEALGO QUERENDO DESCER PELO CANAL NÃO SEI IDENTIFICAR MUITO SE E PELA CANAL DA VAGINA OU DA URETRA SO SEI Q DEPOIS Q A DOR PASSO VEJO Q DESCEU AQUELES PEDAÇOS DE SANGUE COAGULADO, SERA Q ESTOU COM ESSA DOENÇA?
    DESDE JA AGRADEÇO

    ResponderEliminar
  6. anónima ola fiquei a saber que tenho um fibroma no útero por isso tinha dores ao fundo da barriga e quando me vem o ciclo menstrual tenho mais dores espero que isto se resolva

    ResponderEliminar
  7. quem tem fibroma pode engravidar?

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde uma amiga minha fez a histerectomia do utero no dia 29 de maio elajá pode fazer praia este verão?Queria uma resposta sobre este assunto é possivel?
    Aguardo obrigado.

    ResponderEliminar
  9. olá,tenho miomas multiplos pequenos ,gostaria de saber se existe alguma medicação que possa contribuir p o desapareciemnto destes.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, Em Janeiro deste ano fui submetido a uma intervenção cirurgica para me retirar um mioma e um pólipo. Após a cirurgia (passados 6 meses)passei a ter os periodos mais fluídos tornando-se cada vez mais abundantes e com coagulos, quexei-me á média e foi-me diagnosticado 2 fibromas no útero. Agora segundo a informação da médica devo retirar o útero para evitar este problema. Pois sinto-me muito fraca, cansada sem forças para fazer as tarefas do dia a dia. Já tenho 45 anos é normal esta situação?

    ResponderEliminar
  11. ola .tenho um fibroma e tenho 40 anos,quais os problemas que o fiobrobma possa causar?trablho uito e os meus sintomas e o cansaso e dor nos ossos

    ResponderEliminar
  12. quando eu descobri que estava gravida completou 9meses fui fazer a cesariana o medico descobriu que eu tinha gemios e mais o fibroma perdi um bebe mas tive que fazer uma nova cirugia para retirada de tudo pode isso acontecer um abraço

    ResponderEliminar
  13. Descobrí à 4 dias que tenho um mioma no útero,sinto muita dor tanto na lelação quanto na menstruação e mesmo sem estar no ciclo menstrual,tenho um corrimento contínuo, já fiz vários tratamentos e não passou, agora espero com esse exame solucionar esse problema de saúde, de forma simples e pelo SUS,

    ResponderEliminar
  14. DESCUBRI QUE TENHO MIOMAS OS MEUS FICAM NA PEREDE UTERINA, JA NO FINALZINHO DO COLO. SINTO DORES NO (PÉ DA BARRIGA) MUITO INTENSAS QUASE TODOS OS DIAS E TBM QUANDO TENHO RELACOES, PRA COMPLETAR MINHA MENSTRUCAO TA ATRASADA SERA TEM TBM RELACAO COM OS MIOMAS ESSE ATRASO. MAIS SINTO COMO SE FOSSE MENSTRUAR, GOSTARIA DE ESCLARECIMENTOS. OBG

    ResponderEliminar
  15. Olá tenho dores no fundo da barriga e de vez em quando sinto um líquido na minha vagina.Há 2 anos minha mestruação parou,tenho 57 anos e minha mãe também teve fibroma será que devo fazer outros exames além do papa e do toque?

    ResponderEliminar
  16. anonimo
    19/04/2013
    oi sinto muita dores na relaçao e tenho corrimento minha barriga fica muito grande como se estivesse gravida, tenho 46 anos é possivel que seja fibroma? eu não consigo nem ficar emborcada. preciso de uma resposta .obrigado.

    ResponderEliminar
  17. Minha mãe esta com tumor no útero estou sofrendo muito não sei o que eu faço por favor me ajudem !

    ResponderEliminar
  18. Minha cunhada esta com tumor no útero e os médicos disseram que e uma massa amarela que deu no útero dela pois ela ja esta com 53 anos desdeque teveseu filho ele ja esta com 18 anos nunca passou em um ginecologista , as pernas dela esta muito inchada e ela esta na cama quasedois meses nao sabemos ok fazer sera que e câncer, cancer no útero tem chancede operar ??,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que ir ao médico imediatamente, fazer ultrasonic e consultar com um bom ginecologista.

      Eliminar
    2. Vá ao medico ginecologista, peça um pedido de ultrasonic vaginal e pélvico ! , só o médico saberá dizer!,, vá rapido!,

      Eliminar
  19. ola já faz 1 ano q tenho fortes dores abdominal,vou ao medico faco exames e não da nada.a4 meses seguidos ao ter relação doi demais e sangra minha barriga incha q eu fico ate com fadigas ,minha menstruacao e de 3 dias e pouco fluxo mas agora ta um sangue escuro mais tenso e vem todo coagulado as vezes chega a doer ao desse posso estar com fibroma

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa