Como controlar o mau humor

Como gerir as mudanças de humor
As mudanças de humor reflectem-se na nossa química interna. Suponhamos que ficamos a saber que este ano não vamos ter o tão esperado aumento de ordenado: o nosso cérebro começa a bombear mais dopamina e norepinefrina, que são dois estimulantes. Resultado: ficamos irritáveis, enquanto o nosso corpo se prepara para a luta ou para a fuga. Porém, isto não quer dizer que devamos retaliar ou fugir. Precisamos de ter emoções, mas não precisamos que elas nos controlem.
O mau humor pode mesmo ser perigoso. Se bem que os cientistas já soubessem que as pessoas permanentemente mal dispostas e hostis têm mais probabilidades de vir a sofrer de doença cardíaca, um estudo realizado em 1995 por investigadores da Universidade de Harvard abrangendo 1600 doentes cardíacos revelou que uma simples zanga duplica as hipóteses de um ataque cardíaco num prazo de duas horas. Portanto, o controle do mau humor pode ser uma questão de vida ou de morte. Vejamos o que aconselham os peritos na matéria:
Identifique o problema.
Quando se está irritado ou receoso, a primeira coisa a fazer é descobrir porquê.
Respeite os seus ritmos.
A maior parte de nós tende a julgar que o nosso mau humor é causado pelas coisas que nos acontecem, mas a verdade é que o humor está muito relacionado com os processos biológicos naturais. Aquilo que comemos, o nosso estado de saúde, o nível de actividade e até mesmo a hora do dia podem ter a sua influência.
Os problemas parecem afligir mais as pessoas durante a noite. Normalmente, os nossos níveis de energia são elevados durante o primeiro terço do dia, seguindo-se um período de baixa no final da tarde. Um determinado problema que pode não nos afectar em qualquer outra altura pode parecer­-nos muito grave quando a energia está em baixo.
Durma o bastante.
Se alguma coisa frustrante nos acontece, temos mais dificuldade em controlar o nosso desagrado, tal como acontece às crianças quando estão cansadas.
Mantenha-se em contacto com a Natureza.
Muitos peritos consideram que o contacto com a Natureza contribui para alcançar um óptimo estado de espírito. Se não puder sair de casa, passe algum tempo junto a uma janela de onde possa ver um pouco de relva e algumas árvores. Vai ver que ajuda. Vários estudos chegaram à conclusão de que os profissionais cujos locais de trabalho davam para uma paisagem natural trabalhavam com mais entusiasmo, apresentavam menos sintomas de doenças e sentiam menos saturação e pressão que aqueles cujos escritórios davam para parques de estacionamento.
Mexa-se.
Se quer combater o mau humor, jogue, por exemplo, squash sozinho contra a parede. Não só se distrai, como descarrega na bola. Num estudo efectuado em vários homens e mulheres descobriu-se que caminhar rapidamente durante dez minutos estimula a energia e reduz imediatamente as tensões, efeitos esses que duram, pelo menos, uma hora.
Uma actividade física prolongada também pode ajudar.
A consequente segregação de beta-endorfina, inibidora do stress, é precisamente um dos vários mecanismos que podem fomentar uma boa disposição. Além disso, há um efeito térmico devido à elevação da temperatura do corpo que actua como quando se toma um banho quente.
Coma sensatamente.
As variações do humor são muitas vezes provocadas pelos neurotransmissores do cérebro, que ligam ou desligam conforme os alimentos que comemos ou não comemos. Para que hábitos alimentares inadequados não nos deixem mal-humorados sugere-se que se alimente regularmente, começando com um pequeno-al­moço equilibrado; que se limite a ingestão de café e açúcar (o efeito imediato da sensação de boa disposição pode ser seguido de irritabilidade); que beba, pelo menos, seis a oito copos de água por dia (a desidratação pode causar fadiga).
Há cada vez mais provas de que os hidratos de carbono podem fazer-nos sentir melhor. Os hidra­tos de carbono fazem elevar no cérebro os níveis de serotonina, considerada um sedativo natural. Por isso, alguns bolos de arroz, algumas bolachas integrais ou um scone com compota podem bastar para produzir um efeito calmante, mas acompanhados com a menor quantidade possível de proteínas, dado que estas podem interferir com a produção de serotinina.
Cultive uma atitude positiva.
Algumas pessoas consideram o mau humor e os pensamentos negativos como uma visão realista das coisas. Mas tudo o que nos rodeia é, na sua essência, neutro; somos nós que lhe impomos um valor, positivo ou negativo. A questão reside na distorção que quisermos escolher. A maneira mais rápida de todas para dissipar o mau humor pode ser simplesmente um sorriso.
Tudo pode ajudar, por mais insignificante que seja.

5 comentários:

  1. Poxa! já fui muito mal humorado....tive q mudar e depois vi q eh bem melhor viver sem ele....mais de vez em quando nao dah pra escapar, mais quando descubro q estou mal humorado, trato logo de mudar...=p


    rir eh o melhor remedio!

    um abraço!

    Porque tao serio?!

    ResponderEliminar
  2. Adorei conhecer sua página na net. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Vc tem razão, é horr´vel ficar dependendo do humor para fazer as coisas. Tanto sofri que agora faço tratamento.

    ResponderEliminar
  4. Ótimo texto. Algumas pessoas têm facilidade de controlar seus sentimentos, já outros sentem mais dificuldades e acabam se deixando levar pela raiva, tristeza, rancor e ódio. O melhor remédio é liberar-se de tudo isso, mesmo não sendo fácil.

    ResponderEliminar
  5. Ótimo texto. Algumas pessoas têm facilidade de controlar seus sentimentos, já outros sentem mais dificuldades e acabam se deixando levar pela raiva, tristeza, rancor e ódio. O melhor remédio é liberar-se de tudo isso, mesmo não sendo fácil.

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa