Como tirar partido dos seus talentos

Como desenvolver as suas aptidões pessoais
A experiência da vida sugere-nos que, em vez de gastarmos tempo a tentar corrigir as fraquezas, como é muitas vezes aconselhado, devemos desenvolver os talentos pessoais. A cada um destes corresponde uma série de fraquezas, e tentar melhorá-las a todas constituiria um enorme dispêndio de energia.
Eis algumas sugestões para desenvolver as suas capacidades naturais:
Seleccione uma delas.
Embora hoje em dia esteja na moda ter muitos interesses e talentos, a maioria das pessoas que se divide por múltiplas tarefas acabará por não sair da mediocridade. Uma inteligência ex­cepcional não garante um desempe­nho extraordinário. Pelo contrário, parece evidente que o que distin­gue as pessoas com maior ou me­nor índice de sucesso é o facto de as primeiras centralizarem uma maior energia naquilo que pretendem fa­zer na vida.
Exercite diariamente as suas capacidades.
A qualidade final é o produto de um empenhamento total, de trabalho intenso e prolongado e do se­guimento do lema: «Se uma pessoa não se sente bem, não está a desen­volver as suas capacidades.»
As fraquezas que não são obstáculo.
É um grande erro acre­ditar que se devem corrigir as fra­quezas antes de se poderem capita­lizar as aptidões. Em vez disso, só se devia tratar de resolver uma debilida­de quando ela está a afectar a produ­tividade ou a auto-estima. Esta for­ma de «gerir» as fraquezas vai per­mitir que as aptidões as suplantem, acabando por torná-las irrelevantes. Encare as coisas com lógica. Sen­te-se mais confiante quando recor­da um momento de sucesso ou um momento de falhanço? O ser huma­no é sempre mais forte quando tem presentes os êxitos alcançados.
Procure parceiros que complemen­tem as suas aptidões.
Há talentos que apenas se revelam quando conjuga­dos com os de outras pessoas.
Desenvolva um sistema de apoio.
Toda a gente necessita de um apoio de qualquer espécie. Por ve­zes, é tão simples como uns óculos para corrigir uma visão deficiente. E aquele chefe de serviços que é um mau condutor e contratou um estudante universitário que o con­duz às reuniões? Uma vendedora de uma firma de computadores gostava de contactar os clientes, mas fugia a preencher impressos. De todas as vezes que ela via um, quer se tratasse do relatório de uma entrevista com um cliente, de ajudas de custo ou mesmo do li­vro de cheques, não conseguia dei­xar de ficar tensa.
Mas se ela tentasse resolver o pro­blema com a ajuda de alguém que lhe redigisse os relatórios, poden­do assim dedicar-se a fundo à venda de computadores, a sua produtividade aumentaria 30%. Enquanto se dividisse pelas duas tarefas, conti­nuaria a ser dominada pelas fraque­zas e não conseguiria desempenhar eficazmente nenhuma delas. Isto significa que deve desistir de melhorar em áreas problemáticas? Claro que não. Mas há uma altura em que tem de decidir se os seus es­forços estão a dar frutos. E se a res­posta for não, pare e aplique essa energia numa coisa em que seja bom.

5 comentários:

  1. Muito bom e interessante, deve exercitar todos os dias as habilidades a fim de chegar no patamar máximo. Eu mesmo não sabia tocar violão após um tempo crie uma curiosidade sobre o instrumento e aprendi a tocar sozinho, hoje pratico de maneira diariamente e me sinto bem é um talento como blogar, jogar futebol ou outro qualquer.

    Abraço e feliz 2009!

    ResponderEliminar
  2. Opa! O seu artigo é um exercício de auto-estima. Você está certíssimo: temos que valorizar as nossas qualidades.

    Abraço e feliz 2009!

    ResponderEliminar
  3. Belíssimas palavras.
    Artigo Realmente bom e esclarecedor.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Tem toda razão.
    A gente aprende muito com seus posts, parabéns pelo trabalho.
    E Feliz ano novo né, que nem te falei ainda!

    ResponderEliminar
  5. Você sempre se supera.
    Tem uma capacidade para escolher temas e desenvolvê-los muito sensível e interessante.
    O importante é nos olharmos com bons olhos, e também aos outros, extraindo sempre o melhor.

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa