Que querem os maridos das mulheres

Como conseguir a estabilidade matrimonial
Para conseguir a estabilidade matrimonial é preciso que os cônjuges, além de amantes, sejam os melhores amigos do Mundo.
O dia de trabalho fora particular­ mente difícil; apesar de se sen­tir exausta, porém, no regres­so a casa ela ainda tinha de ir à lavandaria e ao supermercado. Pre­parava-se para entrar na garagem quando teve de travar de repente devido ao monte de caixotes de lixo vazios. O marido esquecera­ -se de ir tirá-los.
E lá vai ela, arrastando uma bolsa pesada, mais as roupas que trouxe da lavandaria, mais os sacos das compras, até à porta. Ao ouvir a chave rodar na fechadura, o mari­do diz-lhe alegremente: «Olá, amor!» Ela passa por ele como se não o visse, a caminho da cozinha. «Já vi tudo», pensa ele.
Passado um minuto, telefona a sua melhor amiga. Ela também não está muito satisfeita com a amiga, que já por duas vezes cancelou almoços à última hora. No entanto, ao ouvir a sua voz, sente-se re­confortada e esquece o resto. «Olá, como vais?», pergunta animada. Se você é mulher e mãe, nor­malmente atarefada, deve lembrar­ -se de situações como a acima des­crita. Num momento está irritada com o seu marido; no minuto se­guinte, é toda amabilidades com uma amiga, pronta a perdoar-lhe uma falta, menos disposta a fazer o mesmo com o seu marido. Será que está a ser justa? Não! Nem sensata, porque um marido cuja mulher o priva de amizade e de todas as delicadezas, conside­ração e compreensão a ela inerentes é um marido infeliz. Normalmente, as mulheres têm uma melhor amiga; mas a melhor amiga do homem quase sempre é a sua própria mulher.
Isso significa que, no casamento, a amizade pode ser mui­to mais importante para o homem do que para a mulher. Quanto mais uma mulher é amiga do marido, mais feliz ele será. O casamento também será mais fe­liz. A razão mais frequente de os ma­ridos considerarem um casamen­to feliz é o facto de as suas mu­lheres serem também as suas me­lhores amigas. Como é que você pode ser a me­lhor amiga do seu marido?
SEJA ATENCIOSA
O alicerce da verdadeira amiza­de é a preocupação com o bem­-estar da outra pessoa e a capaci­dade de demonstrar-lhe afecto e admiração. A educação e as boas maneiras, como ouvir atentamente sem in­terromper, também contam. As pes­soas gostam de quem as faça sen­tir-se bem consigo próprias. As boas maneiras permitem precisa­mente isso.
Quando uma amiga a aborrece, podem passar-se uns tempos sem que você se encontre novamente com ela; isso dá tempo a que a irritação se desvaneça. Por outro lado, se você se zanga com um es­quecimento qualquer do seu ma­ rido, vai ter de se sentar com ele à mesa do jantar e de se deitar na cama ao lado dele nessa mes­ma noite, o que vai tornar mais difícil mas não impossível continuar a ser amável.
CONTROLE AS EMOÇÕES
A família consome uma grande quantidade de energias. Ser ami­ga do marido exige também dis­pêndio de energia. Quando cada um vira a sua atenção para o ou­tro ao fim de mais um longo dia, estão ambos esgotados. Talvez você pense: «Afinal, ele é meu marido, portanto tenho todo o direito de estar cansada e mal­ -humorada, e ele vai continuar a amar-me de qualquer maneira.»
Sim e não. De facto, quando você está irritada com o seu ma­rido, está a querer dizer-lhe duas coisas. A primeira é: «Confio em ti o suficiente para não sentir que preciso de te esconder a mi­nha irritação.» A segunda é: «Quan­do estiveres aborrecido, eu também serei compreensiva.» Esta é, de certo modo, uma si­tuação perigosa. As mulheres são muito mais críticas em relação aos maridos que em relação às ami­gas. Será que a pessoa a quem prometemos amar nos bons e nos maus momentos não merece con­sideração igual?
SEJA PACIENTE
Você vai precisar de decidir que a sua meta é ser tolerante e de­ pois esforçar-se por sê-lo. Não é muito d­iferente de se tornar uma boa na­ dadora: só é preciso persistência. Por outras palavras: treine-se. Es­force-se por prestar atenção, mes­ mo quando não está com dispo­sição alguma para isso; tente man­ter-se calada, mesmo quando só tem vontade de falar. A princípio, ser delicada pode parecer fingimento mas passa­do um tempo, começa a ser natu­ral. Verá que, na devida altura, vai de facto tornar-se mais tolerante, mais condescendente.
Da mesma maneira que uma pes­soa que quer fazer dieta não com­pra doces, você deve esforçar-se por eliminar quaisquer brechas no bom­ -humor. Se o facto de ter de fa­zer todas as noites o jantar a dei­xa cansada e irritadiça, tente ir jan­tar fora de vez em quando. Cui­dar de si e do seu casamento tor­na mais fácil a tolerância e per­mite que a amizade entre o casal se aprofunde.
FALE A LINGUAGEM DELE
Apesar da recente alteração dos papéis tradicionais, os homens ain­da se definem primordialmente pe­lo trabalho. Ao contrário do que se pensa, os homens são capazes de falar de sentimentos e de ne­cessidades, mas fazem quase sempre isso a propósito de trabalho. Ora, a mulher tem de compreender que, quando o marido fala de trabalho, há coi­sas mais profundas que podem estar implícitas no que ele diz.
Suponha que o seu marido che­ga a casa preocupado e lhe conta que o patrão não ligou nenhuma ao relatório de vendas que lhe dera tanto trabalho. A verdadeira fon­te da angústia dele pode bem ser o receio do fracasso. Você pode sentir-se tentada a questionar isso, ou a perguntar-lhe qual é o «ver­dadeiro motivo», mas isso pode dar o resultado oposto, que é ele fe­char-se em copas. Mas pode criar um clima no qual ele se sinta mais predisposto a abrir-se, se se mos­trar disponível e compreensiva. Por outro lado, também é ver­dade que, quando o seu marido fala de trabalho, pode estar a fa­lar só disso mesmo. Mais uma vez, a regra de ouro da amizade é sa­ber ouvir.
NÃO COMPLIQUE OS PROBLEMAS DELE
Quando o emprego de uma ami­ga sua está em crise, você pode demonstrar-lhe a sua solidarieda­de porque está de fora. Mas quan­do o problema é com o seu mari­do é como se isso acontecesse consigo mesma. Você fica ansiosa e bombardeia-o com perguntas: «Como é que isso aconteceu? Que vais fazer?» Pensa que está a mostrar-lhe a sua preo­cupação quando, na realidade, está a procurar apoio nele. Entretan­to, ele arrepende-se de lhe ter con­tado.
Os homens estão sempre a di­zer «Não gosto de falar com a minha mulher sobre problemas de trabalho, porque, sempre que falo, as perguntas nunca mais acabam». Mesmo que esteja amedrontada, tente controlar as suas emoções. Enquanto uma amiga é capaz de apreciar a sua reacção de choque, de tristeza e de cólera, o seu marido pode interpretar isso como um sinal de egoísmo e falta de apoio. Quando a mulher se mostra emo­tiva está de facto a pedir que as atenções dele se voltem para ela.
A mulher que é na verdade a melhor amiga do marido percebe isso e reage da maneira que ele es­pera em tempos de crise; concen­tra nele as atenções. Amizade é sinónimo de respeito. Respeito pelas diferenças e pelos sonhos de cada um, pela dignida­de e pela vulnerabilidade do ou­tro. Você pode amar profundamen­te o seu marido e não conseguir ser a melhor amiga dele. A verda­de é que o amor, só por si, não basta. O amor é fundamental, mas a amizade transforma-o num companheirismo vital, e é aí que reside a essência de um bom ca­samento.

4 comentários:

  1. Seja também paciente com ela, e não complique os problemas dela...

    ResponderEliminar
  2. Assim como a Mikasmi, eu digo fale alinguagem dela, seja paciente com ela...

    ResponderEliminar
  3. Eu digo ambos sejam pacientes , tudo e vivido a dois entam sejam unidos . respeitando suas diferenças ..

    ResponderEliminar
  4. Senhor Jesus Cristo, faça com que (jc) me perdoe a traição. Faz com que ele não desconfie mais de mim, e volte pra mim (jc), ainda hoje, querendo MUITO ,MUITO ME BEIJAR, ME SENTIR, ME TOCAR, me ver, que (jC) não pare de pensar em mim.(eg). Que(jc)sinta uma vontade louca por mim e que só aliviará depois que (jC) me perdoar, voltar pra mim (eg). Que ele me diga que está apaixonado por mim e quer ficar comigo e assim que essa oração for publicada ele comece a me desejar, que queira me ver, e queira ficar ao meu lado, pra sempre. Que (jC) SINTA MUITA VONTADE DE ficar comigo hoje e sempre, que ele tenha ciúmes de mim,que ele me deseje.Que (jC) me queira sempre ao seu lado, que ele sinta a minha falta. Obrigada Senhor Jesus sei que serei atendida pois tens misericordia de mim.Perdoe-me Jesus e ajude ao (jC) me perdoar também. Que assim seja...AMÉM.

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa

Veja também outros links:

Parceiros

Tedioso: Os melhores links Uêba - Os Melhores Links À toa na Net Seus links em um só lugar!
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!