Saiba como ser criativo

Ideias para ser criativo
Ser criativo não é ter um dom misterioso, exclusivo de umas quantas pessoas. No fundo, é tão fácil como pôr de pé o ovo de Colombo. Você também pode criativo. Para isso basta que se guie por um pequeno número de princípios básicos que normalmente são seguidos por todos os inventores e autores de ideias que obtiveram sucesso. Em conjunto, estas regras contribuem para o pensamento criativo que não é, ao contrá­rio do que muita gente possa pensar, um dom misterioso exclusivo de um número reduzido de seres supe­riores. Por espantoso que pareça, toda a gente possui essa faculdade. Vejamos como surgiram algumas dessas coisas que me parecem ób­vias, agora que já foram inventa­das. Como pode você ser cria­tivo e estar na origem de peque­nas maravilhas?
1. Preencha uma necessidade.
Aque­les que têm sucesso seguem um prin­cípio importante: dar aos outros algo que eles ainda não têm. Até Hyman L. Lipman, de Filadélfia, ter aparecido, as pessoas tinham de apagar o que escreviam mal com borrachas que andavam sempre a perder-se. Lipman não fez mais que fixar um pedaço de borracha a um lápis. A sua invenção continua a ajudar-nos a todos, sempre que nos enganamos.
Um belo dia, Contad Hubert, um pobre imigrante, olhava fasci­nado para um vaso de flores que um amigo seu iluminara. O ami­go de Contad Hubert pusera den­tro do vaso uma pilha e uma lâm­pada que iluminava a planta quan­do se ligava um interruptor. Conrad Hubert adaptou esse artifício para algo muito mais útil. Colo­cou pilhas e lâmpada dentro de um tubo e deu ao Mundo a primeira lanterna eléctrica.
2. Tire partido de uma frustração.
Que é que o incomoda, o arrelia, o frustra no seu dia-a-dia? King Gillette estava farto de afiar a sua navalha de barbear, par isso in­ventou a máquina de barbear com lâminas descartáveis. Os trabalhadores de uma gráfi­ca dia após dia chegavam a casa cheios de dores nas costas, com os ombros derreados e os pescoços hir­tos de estarem de pé o dia inteiro sobre um chão duro. Um deles, Humphrey O'Sullivan, aliviou a fa­diga colocando um tapete de bor­racha no chão. Mais tarde, arran­jou umas palmilhas de borracha para proteger os calcanhares. Hoje em dia, as palmilhas e os tacões de borracha de Humphrey O'Sullivan vendem-se em todo o Mundo.
3. Faça uso dos seus conhecimen­tos.
Um inventor, para, além de criar, poder ter êxito, deve fazer uso daquilo que conhece melhor que ninguém. Kaaydah Schatten, de Toronto, no Canadá, reparou que os tectos das fábricas e dos edifícios comer­ciais estavam cobertos por uma ca­mada de sujidade e gordura cheia de bactérias que frequentemente não se conseguia limpar. Schatten, quí­mica nas horas vagas, usou os seus conhecimentos para criar uma so­lução de limpeza especial que podia ser aplicada com um pulverizador de alta pressão nos tectos. As par­tículas de sujidade caíam no chão e podiam ser facilmente aspiradas. Seis anos após o invento, a sua em­presa, a Ceiling Doctar Interna­tional, vende patentes para toda a parte.
4. Pense as coisas em pequena escala.
Para serem criativas, as suas ideias não precisam de ser grandes. Os discos de brincar na praia não mu­daram o Mundo, mas facultaram muitas horas de divertimento e fi­zeram uma fortuna. A fita adesi­va, os alfinetes-de-ama, os copos de papel e as latas de refrigerante com abertura fácil foram «pequenas» ideias. No entanto, consti­tuem grandes exemplos de imagi­nação, curiosidade, bom senso e tra­balho combinados para responder a uma determinada necessidade, re­solver um problema particular e tornar-nos a todos a vida um pouco mais fácil.
Como vê, você só não é criativo se não quiser. Ponha a sua imaginação a funcionar e verá que ficará surpreso com aquilo que afinal até é capaz de realizar.

1 comentário:

  1. Achei incrível teu texto. Foi como um sopro de brisa fresca no meio do calor incessante do verão.

    Parabéns pelo excelente blog que você tem.

    E um abração, voltarei sempre.

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa