Meningioma

Doenças do sistema nervoso - meningioma
O que é um meningioma?
Um meningioma é um tumor benigno que se desenvolve nas meninges. As meninges são as bainhas membranosas que envolvem o cérebro e a medula. Um tumor é denominado benigno quando não é agressivo, não se propaga aos órgãos adjacentes, não dá lugar a metástases e é relativamente fácil de remover.
Quando um meningioma aumenta de volume, desenvolve-se necessariamente no interior do crânio exercendo uma pressão cada vez maior sobre o cérebro. Isto provoca vários sintomas tais como dores de cabeça, cansaço, convulsões e, muitas vezes, também perturbações mentais, como por exemplo dificuldades de concen­tração ou alucinações.
Outros sintomas dependem da localização do tumor. Diversas funções podem ser alteradas. A visão, o tacto, a audição são reguladas por sectores específicos do cérebro: quando uma destas áreas sofre uma compressão manifestam-se sintomas tais como cãibras, perturbações da linguagem, paralisia e perturbações da visão.

Fig. 1 - Visão posterior da cabeça em secção transversal. O tumor desenvolve-se nas meninges, que envolvem o cérebro, e, é formado das células que começam improvisamente a proliferar. O meningioma exerce uma pressão crescente no cérebro produzindo diversos sintomas.

Quais são as causas do meningioma?

Como para outros tumores, não se sabe porque razão algumas células do organismo começam improvisamente a proliferar.

SINTOMAS:

-->Cefaleias mais frequen­temente nocturnas;

-->Náuseas, vómitos;

-->Perturbações psíquicas e intelectuais;

-->Perturbações motoras O Convulsões localizadas ou generalizadas;

-->Perturbações da visão ou da audição;

-->Nos indivíduos jovens os sintomas desenvolvem-se lentamente.

Fig. 2 - As meninges estão situadas no interior da caixa craniana. Dado que o crânio é compacto e resistente, o tumor pode desenvolver-se somente em direcção ao interior, provocando a compressão do cérebro.

Terapia do meningioma

Quando se deve consultar o médico?

As dores de cabeça são um sintoma frequente e muitas vezes subestimado. Mas quando são acompanhadas por perturbações neuroló­gicas, sensoriais ou mentais, deve suspeitar-se da presença de um meningio­ma. Este tumor afecta muitas vezes os indivíduos jovens. Por conseguinte, os pais deverão consultar o médico e não descurar os sintomas ou, pior, acusar a criança ou o adolescente de ser um simulador.

O que faz o médico?

Depois de um exame clínico e neurológico, o médico prescreve uma série de exames que incluem uma radiografia, uma TAC cerebral ou uma ressonância magnética. Ulteriores exames pré­ operatórios são efectuados no hospital.

Qual é a terapia?

A única terapia possível do meningioma é a remoção cirúrgica. A maior parte das vezes o tumor é relati­vamente acessível e fácil de remover, mas quando está localizado por baixo do cérebro, por trás da base do crânio, pode ser muito difícil conseguir removê-lo sem danificar os tecidos frágeis que o circundam.

As intervenções cirúrgicas no interior do crânio requerem, por conseguinte, uma grande precisão para evitar o risco de hemorragias e para não prejudicar zonas do cérebro importantes. Estas intervenções cirúrgicas podem demora de 10 a 12 horas.

Como se desenvolve o meningioma?

Este tipo de tumor tem geralmente uma evolução muito lenta e, por conseguinte, ocorre muito tempo antes de se tornar bastante grande para comprimir o cérebro e causar qualquer tipo de sintoma. Na maior parte dos casos é possível proceder à remoção do tumor, e a percentagem das curas é muito alta.

O meningioma é perigoso?

Sim, todos os tumores intracranianos são muito perigosos dado que podem comprimir zonas do cérebro importantes. Se não é tratado imediatamente, o meningioma pode levar à morte.

241 comentários:

  1. Olá KmMad,
    Como se diz na minha terra, "curto e grosso".
    Excelente informação. Clara e desdramatizada.
    Abraços
    Luísa

    ResponderEliminar
  2. Òtimo texto. Uma verdadeira aula para leigos.

    ResponderEliminar
  3. Excelente matéria, bem esclarecedora que ajudou-me a entender melhor algo que descobri ser portadora há quase um ano. Obrigada.

    neuza_900@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  4. Estamos passando por uma situação desta..agora no momento.. minha mãe tem 76 anos e fez a resonância..de contraste e apareceu um meningioma..enorme..
    vai fazer a cirurgia agora dia 18 de novembro..
    pq antes não houve possibilidade..
    pq o cirurgião e sua equipe tá de férias.
    e os sintomas tudinho é como está aqui..
    Obrigada pelos esclarecimentos.Sou do Estado do RGSUL..meu e-mail é fatima9959@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  5. Gente!!!
    estou sensibilizada com e-mail q recebi de uma amiga aqui ..
    dai resolvi ajudar aqui o site..
    e os amigos..
    pelo menos tentar..né..
    aqui vai !
    nº do hospital Santa Casa aqui em POA
    (51)3214-8000
    Consultório Dr. Marcelo Ferreria neurocirurgião
    (51)3214-8204
    com certeza eles saberão informar outros cirurgiõess em outros estados..
    Beijos..
    Fiquem tranquilos..
    Deus é Pai..
    Nunca abandona seus Filhos..
    inté o/

    ResponderEliminar
  6. Gostei do comentário. É muito claro. Eu fui operada a um meningioma há 15 anos. Depois tudo bem. Mas... tive recidiva há +- 3 anos (tenho 63 anos), faço todos os anos ressonância para ver a progressão. Ando muito preocupada ultimamente pois penso que pode degenerar em tumor maligno.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Oie Gente!
    Olha eu aqui!!! :)
    Minha mãe fez a cirurgia está superbem..
    Viu!
    Bem mesmo...
    a recuperação foi tranquila..dentro do previsto..
    ficou um tanto esquecida dos movimentos..da perna e braço direito..
    mas fez fisioterapia..
    e se recuperou em menos de um mês..
    sendo q o previsto pelo médico seria de 2 a 3 meses..
    e foi bem antes..
    Gente!
    Fé em Deus e pé na tábua...
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Faty, passaram alguns anos e como ela está? Hoje soube que tenho este problema e estou muito preocupada!!!

      Eliminar
    2. Oi Faty, o tumor de sua mae era de que tamanho? Quanto tempo durou a cirurgia? E como ela esta hoje, depois de 4 anos?? Te agradeco se puder responder!

      Eliminar
  8. Eu tenho meningioma a 8 anos, e ja tirei varios perdi a conta de quantos por causa de algumas cirurgias p/ retiradas de placas. Agora depois de varias cirurgias, 3 radiocirungias, radiocirurgia no celebro todo agora apareceu mais 2 novos tumores e depois de consultar varios medicos eles chegaram a conclusão que os meningiomas que aparecem na minha cabeça são maliguinos e eu vou começar a fazer quimioterapia. Sera que alguem ja ouviu falar se pode dar certo?leivamarcia@hotmail.com

    ResponderEliminar
  9. Em menos de quatro anos fiz duas cirurgias para retirada de dois meningiomas, sendo um frontal e o outro do lado direito, estou bem,sem seqüelas, a minha unica preocupação é com relação ao desânimo que sinto,faço tratamento mas já troquei várias vezes de medicação e até o momento nada surte efeito, tenho 44 anos.

    ResponderEliminar
  10. olá pessoal!
    Tenho 28 anos e foi-me diagnosticado recentemente um meningioma de grandes dimensões...
    Vou ser operada na próxima semana, espero que corra tudo bem e sobretudo que fique sem sequelas!
    Um Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fé em Deus...Peça a sua cura, nada que se pede a Deus volta sem resposta. As promessas de Deus não voltam vazias. Não deixe de seguir as orientações médicas.

      Eliminar
  11. Oi gente eu tive meningioma faz 3 anos e meio que eu tirei e ele estava muito grande e eu perdi a visao do olho direito na cirurgia mas agora estou bem graças a Deus.

    ResponderEliminar
  12. Sou portadora de meningioma do seio cavernoso há 14 anos,fui a São Paulo e aos Estados unidos e não pude fazer nada devido a proporção.Sinto compressões,visão esquerda dupla e mal estar visual...mas de forma geral,vivo bemdecidi não mexer e entregar a Deus e acho que foi o melhor,conheci pessoas que operaram e fizeram a radio e foi trágico,reflitam muito antes de optar pela ciriurgia,depois que passar o susto e desespero do diagnostico vc poderá ver que o acompanhamento é a melhor solução.

    ResponderEliminar
  13. Meu nome é Magali Ramos,meu imail é magalimeloramos@hotmail.com,fiz uma comunidade no orkut com o nome portadores de meningioma do seio cavernoso e gostaria de trocar experiencias com portadores assim como eu...juntos podemos encontrar o melhor caminho.

    ResponderEliminar
  14. Minha irmã operou recentemente, estava do tamanho de um limão na região frontal, mais Graças a Deus sua recuperação foi ótima e sem nenhuma sequelas. E creio que nunca mais aparecerá.
    Esta matéria me fez ficar bem mais informada a respeito desse tipo de tumor.
    obrigada
    ...e não desanimem, busquem ao Senhor Jesus para a busca da cura.

    ResponderEliminar
  15. A TRÊS ANOS MINHA MÃE RETIROU UM MENINGIOMA FICOU QUARENTA DIAS NA UTI VINTE NO HOSPITAL SABEMOS QUE COMPREENDE TUDO JÁ COLOCOU VÁLVULA PROGRAMAVÉL FALA MUITO RARAMENTE MEXE AS PERNAS MAS NAO ANDA MEXE OS BRACOS MAS NAO OS DOMINA NEM AO MENOS VIRA-SE NA CAMA USA FRAUDAS CHORA,RI,VÊ,OUVE,MAS NAÕ DOMINA NADA O TUMOR ERA DO TAMANHO DE UM CAROÇO DE ABACATE ERA FRONTAL.ALGEM PODE ME DIZER SE DEVO TER ESPERANÇA DE CURA POR FAVOR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fé em Deus...Peça a sua cura, nada que se pede a Deus volta sem resposta. As promessas de Deus não voltam vazias. As minhas orações a Deus por você...É chegado o momento. Esteja a sós, curve seus joelhos em terra e agradeça a Deus. Jadson Simões

      Eliminar
  16. OI gente decobri agora que minha mae sta com meningioma ela tem 61 anos ela ficou completamente pertubada neuroloicamente nao reconhece ninguem nao fala coisas precisas nada nao sei como vou fazer se opero ou nao sera que se operar ela para de vegetra e volta a reconhecer aeten e falar e se lembar de tudo? algum medico me ajude nem sei onde operar se e caro moro aqui no rio me ajudem obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vc que é do Rio, procure o HOSPITAL DO CÉREBRO ,dizem ser o melhor na especialidade e não é particular. Sorte !

      Eliminar
    2. Fé em Deus...Peça a sua cura, nada que se pede a Deus volta sem resposta. As promessas de Deus não voltam vazias. As minhas orações a Deus por você...É chegado o momento. Esteja a sós, curve seus joelhos em terra e agradeça a Deus. Jadson Simões

      Eliminar
  17. Descobri recentemente aos 48 anos depois de ter tido uma forte convulsão no meu trabalho,estar portando um meningioma que apareceu em mim mas não me pertence, já dei entrada para procedimento cirurgico, e apesar de tudo estou muito em paz e feliz, confiante e alegre de saber que Deus me mostrou o problema antes que me causasse transtornos maiores! Jesus é BOM DEMAIS! Minha vida está nas mãos DELE Eu sei que tudo vai dar certo EM NOME DE JESUS!

    ResponderEliminar
  18. Olá gente, eu retirei o meningioma no último dia 23/11, sinto a região da cirurgia bem inxada, e as vezes parece que a minha cabeça incha, é assim mesmo? As vezes a gente fica com a cabeça cheia, não sabe o que é normal e o que não é... Alguém poderia comentar com quanto tempo desinchou?

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde!
    Retirei um meningioma proximo ao cerebelo no último dia 23/11, a minha recuperação está ótima e sem sequela. Queria saber se quem fez esse tipo de cirurgia a região voltou ao normal depois de quanto tempo? Ainda sinto a minha cabeça bem inchada, as vezes dá a impressão que ela incha por dentro... Alguém poderia comentar?avilalopesss@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  20. oi eu me chamo adriana e minha mae teve um menigioma gigante e paralisou o lado direito dela e a fala tamb ja faz uma ano e agora que ela ta voltando os movimentos e a fala eu queria saber se realmente ela ira ficar boa e quanto tempo demora para a recuperração

    ResponderEliminar
  21. É isso aí,como falou a pessoa acima,temos que ter fé e tirar esse meningioma que nao nos pertence, tirarei um de 5cm frontal na próxima semana e tudo correrá bem em nome de Jesus e Maria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fé em Deus...Peça a sua cura, nada que se pede a Deus volta sem resposta. As promessas de Deus não voltam vazias. As minhas orações a Deus por você...É chegado o momento. Esteja a sós, curve seus joelhos em terra e agradeça a Deus. Jadson Simões

      Eliminar
  22. oi sou luciana areia branca rn.
    tenho um amigo que tem minigioma ,ele sofre bastante dores de cabeça,e sua visão esta muito pouca,é muito triste saber que é perigosa a cirurgia.o nome desse meu amigo é marcondes santiago te adoro viu?

    ResponderEliminar
  23. Oi amigos, retirei um meningioma à mais de 1 ano, de 4 cm, estou bem, mas foi colocado cimento ortopédico no lugar e fiquei com um caroçinho que me incomoda, as vezes endurece meu pescoço, mas estou bem qraças a Deus, e peço muito a ele para que todos que passarem por uma operação ele esteje presente, pois ele é o médico dos médicos, e tudo sairá bem, abraços! e que bom que temos pessoas para compartilhar!

    ResponderEliminar
  24. TENHO QUARENTA E QUATRO ANOS E DESCOBRI QUE TENHO MENINGEOMA , DESCOBRI A UM ANO , SENTIA DOR DE CABEÇA FORTE VOMITOS E DIARREIA, SOU MUITO ANCIOSA , ACHO QUE ISSO AJUDOU NOS SINTOMAS, FIZ RESSONANCIA À UM ANO ELES NAO QUISERAM OPERAR POIS ESTAVA MUITO PEQUENO NO SEIO CAVERNOSO, JÁ FOI MARCADA OUTRA RESSONANCIA ESTE ANO , ESPERO QUE NAO TENHA CRECIDO E SI DESAPARECIDO POIS PRA DEUS NADA É IMPOSSIVEL, É SÓ CRER QUE ELE AGE, SOU DE LONDRINA PR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Tenho 39 anos. Sou casada e tenho dois filhos. Descobri há 1 anona tenho 2 meningiomas. Repeti a RM agora e um deles está crescendo. Não tenho conseguido lidar com esta situação. Já fiz vários exames por conta dos sintomas que tenho e todos dizem q os sintomas não possuem relação com os tumores. Mas não acham nrenhuma razão. Sinto dores de cabeça localizadas, tontura, meu ouvido vive com ecos.
      Decidi operar, pois lidar com esta situação, tem me causado muitos transtornos.

      Eliminar
    2. Ola como vc ta? Ja fez a cirurgia? meu nome e Val .... Meu pai retirou um meningioma dia 21 de fev de 2013, ele ta em casa, se recuperando. Abra¢o

      Eliminar
  25. OLÁ PESSOAL, QUANTO AOS INCOMODOS DA CIRURGIA É ASSIM MESMO: INCHAÇO E UM POUCO DE DOR, POIS AFINAL SUA CABEÇA, FOI SERRADA, FURADA E ABERTA É LEGAL SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DO MÉDICO, DESCANSAR SEMPRE QUE POSSÍVEL PARA ALIVIAR A PRESSÃO NO CÉREBRO, LER MUITO AJUDA A RECUPERAR A ORGANIZAÇÃO DA MEMÓRIA E DA FALA, FIZ FISIOTERAPIA DEPOIS DOS MOMENTOS CRÍTICOS O QUE ME AJUDOU BASTANTE A FORTALECER OS BRAÇOS E PERNAS, TUDO MUITO LEVE E COM PROFISSIONAIS. PRINCIPALMENTE TENHA FÉ EM DEUS E NO MÉDICO QUE VAI OPERÁ-LO, AGREDEÇO MUITO AO DOUTOR GUILHERME PIMENTA PELO USO DO DOM QUE DEUS LHE DEU LIVRANDO-ME DESSE TUMOR, ABRAÇO A TODOS VOCÊS!!!TANIA 30/01/11 (8 MESES)

    ResponderEliminar
  26. viviane de são paulo4 de março de 2011 às 02:54

    oi gente, sou portadora de um meningioma ,fis a operação, correu tudo bem so ñ saiu o tumor, ele é muito duro e vasculado, fis 24 sessões de radioterapia e ele ta quetinho ha 5 anos faço acompanhamento anual.Na época eu ñ trabalhava e graças a Deus hoje eu trabalho e sustento meus dois filhos quase sozinha(meus pais me ajudão)e pretendo faser facudade!!! beijos tudo de bom para todos muita saude o resto a jente corre atras

    ResponderEliminar
  27. Minha mãe foi diagnosticada com um meningioma do lado direito através de TC do crânio, ela não tem sintomas, só sente dor de cabeça, mas é desde moça (ela tem 55 a.). O médico recomendou fazer ressonância para maiores detalhes, mas disse que é indicação de cirurgia. Ele mede 2cm. Tenho medo da cirurgia, e dos problemas que podem ocorrer. O médico disse que já deve fazer 10 anos que ela o tem. Será que fazer o acompanhamento é indicado para este tamanho de tumor? Li os depoimentos acima, e tem coisas positivas e negativas. Se alguém puder me dar maiores informações, e gostaria também de notícias de quem fez a cirurgia em novembro. (zanella_sonia@yahoo.com.br). Obrigada e que Deus os abençõe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela experiência que tive com minha irmã penso que poderia tentar a radiocirurugia pelo tamanho.
      Pode ser feito até 3cm.

      Eliminar
  28. Queridos, nao desanimem!!!!
    Retirei dia 23/02 um meningioma frontal de 5 cm. Descobri na segunda e ja na quarta tive q tirar. A recuperacao foi muito facil, com pouca dor. Eu fui muito forte, nao desanimei em nenhum min e lutei muito. Fiquei em paz, senti muita paz enquanto estava no hospital. Tive muita fe. Em nenhum momento me senti uma vitima. Minha recuperacao foi muito rapida, em 2 dias de cirurgia ja comecava a andar, eu buscava o fisioterapeuta no corredor para andar. Fiz a minha parte. Nada de baixo astral.
    Com 8 dias de cirurgia tive alta. So tinha q tomar cuidado para nao carregar peso, nem fazer forca. Poucas dores, um pouco de fraqueza principalmente a noite, mas eh normal, a medicacao eh muito forte, decadron acaba com a gente e o hidantal tb eh forte.
    Agora estou na fase do inchaco. Estou toda inchada, rosto, e principalmente barriga. Mas meu medico me disse q isso iria acontecer. Ja comecamos a diminuir a dose do decadron e isso ajudara.
    Para quem tem medo de fazer a cirurgia, eu falo uma coisa...eh bem mais simples do que parece! Nao vale a pena protelar! eu estava com ele ha muito tempo e nao sabia. Ja podia ter tido convulsoes.
    Eu descobri ter uma forca q eu nao sabia e tirei muitos aprendizados disso q me aconteceu. Eu nao maldigo o meu meningioma. eu o aceito pq essa foi a vontade de Deus.
    Ele me deu a chance de renascer. Eu renasci. Levo a minha filha a escola e busco todos os dias. Na quinta ja voltei a dirigir.
    Coragem a todos q eestao enfrentando esse problema. Nao tenham medo, e confiem em Deus acima de tudo.
    Paz para todos!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Daniele, fico feliz com sua recuperação. Provavelmente, opero em fev/2013 o meu, ele ainda não deu sintomas, uma vez ou outra, dor de cabeça leve. Mede 3cm em região Parieto Occiptal. O médico me disse que as probabilidades de uma boa recuperação são ótimas. Deus está sempre presente, vou me recuperar bem!

      Eliminar
    2. Oi Daniele, fico feliz com sua recuperação. Provavelmente, opero em fev/2013 o meu, ele ainda não deu sintomas, uma vez ou outra, dor de cabeça leve. Mede 3cm em região Parieto Occiptal. O médico me disse que as probabilidades de uma boa recuperação são ótimas. Deus está sempre presente, vou me recuperar bem!

      Eliminar
    3. Olá.
      Fiquei bem atenta ao seu testemunho aqui postado. Sou portadora de Meningioma de 4.5cm seio (cavernoso nasal), diagnosticado há 10 dias e com indicação para cirurgia...JÁ ! ...Estou em pânico não só pela cirurgia como pela recuperação.
      Tenho relatos de que a recuperação da cirurgia pode ser muito demorada e dolorosa, bem como poderá haver o perigo de ficar com orgãos do sistema motos
      comprometidos. É um enorme risco...mas ter este tumor também o é !!
      Como foi a sua recuperação ? Também era do seio cavernoso olfativo ( voçê não tinha cheiro ? ), qual o Timmimg que teve para ficar novamente autónoma ? Precisou de estar com alguem durante a convalescência ??
      Agradeço os seus pormenores e ajuda. Um abraço e Deus a acompanhe.

      ?

      Eliminar
  29. Gente ,lendo os depoimemntos de vcs ,comecei a perder o medo ,vou contar um pouco da minha historia ,há 2 anos fui diagnosticada de ser portadora de um tumor MENINGIOMA ,fiquei desesperada na hora ,só pensava que iria morrer e nao iria ver a minha filha crescer ,fiz ressonancia ,tc e fiquei de voltar lá em 1 anos e vai para 2 anos e eu nao me animo ir porque tenho medo do resultado do exame ,mas agora lendo os depoimentos fiquei mais tranquila vou ver oque acontece nos proximos meses e quem sabe volto a POA para fazer exames ...obrigado pela força . Ana

    ResponderEliminar
  30. eu fui portadora do meningeoma.a um ano fui operada, estou melhor q antes,as sequelas que eu fiquei e um grão de areia no oceano;fiquei com visão dupla,isso e maravilhoso vejo tudo em dobro,quando ao esquecimento muitas vezes agradeço a deus;as vezes as pessoas tem lebranças de coisas tão ruim . e eu sou privilegiada não lembro de quase nada, principalmente as ruins. uma tecnica infalivel, em cantinho da sua casa coloque seu joelho no chão,e se entregue a deus mas de verdade,pense que esta com acabeça no colo de deus deixe ele lhe acariciar, e peça que ele lhe esta sem ao seu lado para lhe ouvir,peça que ele lhe envie seus anjos. eu teria muito para escrever mas sei q ja escrevi muito. há estou em beneficio meu cabelo crescera,so que ainda voltaram duro ainda preciso passar hene. antes da cirurgia falei, deus medico dos medicos os que estão la dentro serão instrumentos em suas mãos, me de a verdadeira cura não me deixe sair pela metade, seja feita a sua vontade;e assim foi feito, eu estou tc para todos. elizabete.p.marinho@hotmail.com. se precisar de de um papo cabeça conte comigo.

    ResponderEliminar
  31. elizabete .nova iguaçu.rj21 de março de 2011 às 19:14

    todos os medicos falavam a mesma coisa, que eu poderia perde os movimentos do meu corpo,ou a visão,ou a fala, ou a audição ,ou morrer; quando eu descobri meningioma foi julho de 2009 ele estava com 3,8x2,4cm em dezembro de 2009, ele estava com 4,0x6,0,no temporal parietal direito. no mes de dezembro começo a paralisar o meu lado esquerdo,e o inss não reconsideração minha incapacidade,uma medica da perici me falou que o tamanho do tumor não me impedia de trabalhar. e para me fortalecer a empresa não me deixava trabalha, mas eu sei que deus não desampara seus filhos; eu estou aqui dando este testemunho;as dificuldades nos fortalece.

    ResponderEliminar
  32. eu tenho 33 anos,eu operei do meningioma frontal ,dia 28 de maio ,eu fiquei com sequeola de desmaio,nao andava,nao falava,tinha sonda ,visão dupla ,cabeça vazia.tremor nas mãos e dumencias na parte peitoral.
    Fiquei em romecar em casa ,fiz fono,fisioterapia,em 8 meses tive alta de tudo.
    Hoje tenho uma vida normal, só ficou sequeola do olho direito e da um pouco da fala ,agora eu ja saio as compras por perto[andando].
    O medico me deu 1 ano e meio para começar a me recuperar,mas eu tenho muita fé em Deus ,eu me recuperei bem antes,o tumor era do tamanho de uma pera,tenha muita fé em Jesus Cristo que tudo da certo ,nunca acredite em,tudo que os medicos falam,eu tenho 3 filhos :1 de 5 anos,1 de 8 anos e 1 de 12anos.
    Meu marido me deu e me dá muita força


    DEUS TE ABENÇOI


    ASS:Ana

    EMAIL:anasantanaoliveira@bol.com.br

    ResponderEliminar
  33. Acabei de ver o resultado da TC de minha mãe e apareceu um meningioma calcificado de 1,7X0,9cm. Os sintomas dela são principalmente náusea, falta de apetite e cansaço. Amanhã levarei para o médico (clínico geral) que solicitou os exames, e certamente ele recomendará que ela vá a um neurologista. Vocês recomendam algum competente para tratá-la? desde já agradeço as indicações. Abraços, Cristina.

    ResponderEliminar
  34. otima amteria minha mae a muito tempo luta contra um meningiona,hj ela tem alucinacões e fica desorientada as vzs,pois o dela esta abixo do cerebro e ja esta bem grande,= cremos em deus e ele pode tudo.

    ResponderEliminar
  35. Dae pessoal, sou de floripa, tenho 26 anos, me chamo Gustavo, descobri esta semana que passou que estou com um meningioma de 3cm, vou operar na terça se ocorrer tudo bem. Estou confiante e com muita força pra enfrentar essa etapa, não tem como correr dessa, melhor solução é mesmo se informar bem e ter uma boa equipe para cuidar de vc. Vamos de cabeça em pé! se alguem precisar segue meu cel 48 8458-9862 e e-mail gustavobrk@yahoo.com.br
    Abraços!

    ResponderEliminar
  36. tive varios sintoman como este tenho o menigiome estou agardando cirlugia e o meu tumor esta em uma região de dificil asseso mais se Deus quise vai dar tudo serto!!!!!!!

    ResponderEliminar
  37. A minha irmã fez a cirurgia para retirar o meningioma que estava enorme do tamanho de um limão graças a Deus correu tudo bem faz uma semana que ela esta em casa se recuperando muito bem, não teve sequelas porque o médico que operou ela se chama DEUS então se tem alguem que esta para operarar pessa a ajuda desse MEDICO não tem nenhum melhor a cirurgia foi no dia 1 de março de 2011 e hoje ela esta maravilhosamente bem e eu e a minha familia só temos que agradecer porque não foi nada facil antes da cirurgia desejo a todos que estão com o mesmo proplema que se entregue nas mãos de DEUS porque ele ira guiar as mãos dos seus Medicos beijos a todos.

    ResponderEliminar
  38. Olá, me chamo Fabíola Onofre Cavalcanti, sou estudante de medicina, e ontem descobri que minha mãe estava com um meningioma de 4cm., ela tem 62 anos. Seus unicos sintomas são tontura e uma leve dormência da perna direita o que fez muitos Reumatologista/Ortopedistas acreditarem que era problema de coluna, hernia de disco.
    Sou de João Pessoa-PB, mas fui hoje em um neurocirurgião do Recife e ele disse que só a cirurgia resolve, falou das 12 - 14h de cirurgia, do grande risco de morte, sangramentos, e sequelas. O meningioma dela se situa numa área complexa e está proximo do nervo optico e da arteria carótida. Ele solicitou uma angiografia das arterias cerebrais e alguns exames para avaliar o campo visual. Me desesperei, na verdade, ainda estou desesperada pesquisei e encontrei o depoimento de vcs, espero que não se importem, gostaria de mais informações de como foi a cirurgia, as complicações, os médicos e o local onde foi realizada (pretendemos ir para São Paulo, mas caso vcs seja do Nordeste e puderem indicar um bom médico), e o que mais puderem me informar.
    Estou planejando trancar a faculdade esse ano para cuidar dela, foi a unica forma que encontrei de ajudá-la.

    Grata pelas informações,
    Fabíola Onofre Cavalcanti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fabiola, tenho meningiomas q descobri há um ano.
      Consultei com os dois melhores da minha cidade: Periguari e Osmir em são Luis/MA
      E em São Paulo no Alberto Einstein com Dr. Guilherme Ribas. Todos 3 deram o mesmo diagnóstico, então resolvi operar em minha cidade mesmo. Devo operar em março.
      Se quiser o contato dos médicos me enviA um e-mail: anjatiana@hotmail.com.

      Eliminar
    2. Ola Fabiola, eu tenho meningioma e esta em lugar de difícil acesso, fiz a cirurgia mas não deu para tirar tudo, mas meu neurocirurgião Dr. Alfredo Jorge e sua equipe trabalharam mt bem com Deus no comando, fiz a cirurgia retirei a parte que estava afetando meu lado esquerdo da visão, minha única sequela foi a perda da visão, mas no restante estou normal. se vc quiser qq outra informação mande um e-mail angelasalgado1@hotmail.com

      Eliminar
  39. Galera, tive um meningeoma em 2010, pelo local não deu pra fazer cirurgia, eu fiz radioterapia, e tive sucesso reduziu de tamanho, conversem com seus medicos, realizei o tratamento em Goiânia, hospital araujo Jorge, hospital de referencia no Brasil, o medico um dos melhores João Arruda, que ele que disse o que devia ser feito, cirurgias são complicadas e dependendo do local, as sequelas são fatal.

    daviddelfino23@gmail.com

    ResponderEliminar
  40. ola, fui dignosticada com aprox 3 meningiomas pequennos, porem médico disse que todos estão cristalizados.mesmo assim , eles podem aumentar de tamanho?tenho tbm muita dor de cabeça e muita pressao na nuca.algume sabe me esclarecer minhas duvidas?
    grata
    carla
    carla2psico@uol.com.br

    ResponderEliminar
  41. Olá amiga Fabiola!Em 2008 após fazer um exame, o resultado mostrou um pequeno nódulo sugestivo de meningeoma.o Médico falou que pode se congê nito.Faço exame anual para ver se houve progressão e graças a Deus ele ñ deselveu.Li o seu comentário e vc pede ajuda na indicação de um médico aqui do nordeste.Vou te dar o nome do meu neurologista.Ele é cirurgião também.Excelente médico,tem uma referência espetacular e muito conhecido aqui na Bahia.Pra vc ter uma idéia , ele operou uma hérnia de disco estrangulada em minha irmã e a mesma graças a Deus e a competencia desse médico, ela ficou curada e sem nenhuma sequela.Anote aí.DR.Jan Hlavnicka CRM-Ba.2658.Ele é pioneiro no uso de estereotaxia.Um beijo e Que Deus abençõe sua mãezinha para que tudo corra bem.

    ResponderEliminar
  42. Quero deixar uma mensagem positiva a todos que sejam portadores de meningioma ou tenham algum caso na família. Minha mãe descobriu um meningioma de 7cm por acaso, há dez anos. Na época, não foi possível a retirada total e o tumor voltou a crescer. Há dois meses ela precisou operar novamente e está ótima! Pequenas sequelas podem aparecer, mas procurem orientação médica e tenham fé que este é um problema contornável! Boa sorte a todos!!

    ResponderEliminar
  43. A cerca de 1 mês, ficamos sabendo que minha mãe tem um meningioma na temporal direita, o médico tb indicou cirurgia, ficamos assustados, e minha mãe que tem 58 anos, está muito preocupada. Com medo de sequelas, mas como todos disserem, temos que ocnfiar em Deus e nos entregar, pois nossa vida esta com ELE.

    ResponderEliminar
  44. a cerca de 01 Mes, descobri que tenho um meningioma de 2,0 tenho 35 anos e aguardo para fazer a cirurgia estou com muito medo do pos operatorio
    almgonzales@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenha muita fé, eu tb fiz uma cirurgia para retirada de um meningioma em placa, graças a Deus deu tudo certo, agora é só ter um acompanhamento pois não retirei tudo mas tenho fé que não vai mais crescer, minha única sequela foi a perda da visão esquerda graças a Deus

      Eliminar
    2. tenha fé em Deus q ele pode tudo, tenha fé.

      Eliminar
  45. OLA PESSOAL,,,TENHO 46 ANOS, 4 FILHOS E FUI DIAGNOSTICADA COM MENINGIOMA HA 3 ANOS, O MEDICO DISSE QUE TENHO QUE OPERAR MAS CORRO UM GRANDE RISCO DE FICAR PARALIZADA DE UM LADO E CEGA E SE EU NÃO OPERAR POSSO FICAR CEGA. POR ENQUANTO DECIDI NÃO OPERAR , TENHO MUITO MEDO PQ MINHA CAÇULA TEM DOIS ANINHOS.É UMA DICISÃO MUITO DIFICIL E O MEDO É MUITO GRANDE. COLOQUEI NAS MÃOS DE DEUS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deucci eu fiz a retirada de um meningioma em placa, pq tb afetou minha visão (perdi a visão esquerda) , mas de qq forma eu perderia a visão, pois o meningioma vai comprimindo o nervo optico, entaõ acho q vc deveria fazer sim a cirurgia e colocar nas mãos de Deus, foi assim q fiz e hj estou bem, sei que pode voltar a crescer , pois não retirei tudo pq esta em um local de difícil acesso, mas sei q para Deus nada é impossível

      Eliminar
  46. Ola! Tenho 53 anos. Dia 09/06/11 fui diagnosticada com um meningioma de 1 x 08cm. Somente hoje(16/06/11)mostrei ao neurocirurgião que apenas me orientou para repetir o exame com 1ano.
    Espero no próximo exames seu desparecimento
    afinal Jesus chamou a vida Lázaro, depois de 4dias morto (em decomposição)ACREDITO, CREIO q para jesus isso não é nada.
    Deus abençoe a todos
    Inocência

    ResponderEliminar
  47. Queridos,

    há três anos, após a cirurgia de um carcinoma no braço, descobri que era portador de um meningiona frontal, bem próximo à goteira olfativa. Um dos primeiros médicos que procurei (pela reputação) me deu um mês de vida e me mandou embora do seu consultório já com a guia de internação. Era um mercenário (hoje sei que um charlatão, pois consultei o seu prontuario policial)...
    Procurei outros 08 médicos e estudei muito o assunto, até ter condições de formar um juízo sobre a situação. Decidir-me por operar em Belo Horizonte.
    FAzem 06 dias que estou operado. Fiquei dois dias no CTI e mais dois dias no Hospital. Agora já me recupero em casa, com assistência dos meus familiares.
    Não percam a fé e, acima de tudo, o bom humor. Essa postura tem sido chave para minha recuperação e o envolvimento dos que me circundam.

    Parafraseando Hobbes: nesses casos "o medo é um mal conselheiro.

    Um abraço e saúde a todos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu descobri casulamente numa ida á urgência do Hospital que tenho um meningioma na goteira olfativa com cerca de 4cm ; isto aconteceu há 10 dias e irei operar dia 2 /2/13 mas tenho pânico da recuperação - o pós-operatório !
      Já li e ouvi tanta coisa que me coloca desconfortável e com mto receio das sequelas e sobretudo se vou ficar autónoma e em quanto tempo.
      O meu cirurgião prevê internamento de 5 a 7 dias e depois o resto será em casa, mas não é mto de falar e não consegui obter informação precisa e concreta dos timmings. Será que me poderá enviar seu testemunho quanto ao tempo que precisou para ficar autónomo ? e que sequelas ( se tenha sido ocaso, claro) voçê ficou depois da cirurgia ? e em quanto tempo voçê voltou ao normal ? Muito grata pela sua resposta para meu e-mail brisadomar@gmail.com. Cumprimentos. ANa

      Eliminar
  48. Boa tarde
    gostei de ver alguns comentários, a cerca de 5 meses apareceu-me um meningioma, com 0,9*1, pois sei que e pequeno, mas voces sabem que stressamos logo. Estou com medo que cresça. Vou repetir exames no final do ano. Será que alguem me consegue responder, a partir de que diametro e que tem de ser operado? Pois eu tenho muitas dores de cabeça, nauseas a cerca de um mes tb estive pode não ter a ver com o problema. Antes de ter isto estive um episodio de vertigens muito gravemas foi-me domesticado problemas de ouvidos (sindroma vertiginoso), não sei ainda se não teria alguma ligação?
    Sera que alguem me pode responder,desejo a todos as melhoras e muita fé.
    gabyrosa1968@hotmail.com

    ResponderEliminar
  49. oi amigos estou passando por este problema a 8 meses minha mãe foi operada de um meningeoma meningotelial de 5cm não pode ser retirado totalmente porque poderia deixar séquelas graves foi retirado 90% os médicos disseram que é muito raro voltar a crescer só que ela fez a primeira resonancia essa semana o diagnostico é muito confuso e a consulta dela é só daqui 1 mes esta escrito processo expancivo aderido ao seio cavernoso estou com medo de estar crescendo e fala tambem atrofia sequelar pós operatório das cavidades adjacentes e ex-vacuo dos ventriculos laterais mas os demais ventriculos estão normais minha mãe esta muito bem eu que estou com medo porque os médicos falaram que ela estava curada espero que não seja nada apavorante

    ResponderEliminar
  50. Oi, tenho 50 anos, descobri por acaso em Outubro que estava com meningioma bifrontal de +-5cm, foi assustador, mas confiei em Deus, e em Fevereiro operei, passei 2 dias na UTI e 4 no apt.Nos primeiros dias é difícil até de andar, alimentar e tomar banho, mas com 2 semanas tudo melhora,hoje com 4 meses, faço tudo como antigamente, dirijo cuidos dos filhos, uma vida normal e mais alegre, até a tristesa de antigamente sumiu, até o cabelo já está grande. CONFIEM EM DEUS.TUDO ELE PODE.

    ResponderEliminar
  51. Olá..Minha mãe tem um Menigioma na região frontal do cérebro...tem dois anos q descobrimos.e hoje(27/06/11)ela está com o braço esquerdo paralizado e fica sem falar, está sem comer esmagreceu muito...Estamos com muito medo...Ela esteve enternada duas vezes pra fazer a cirurgia e não foi realizada por falta de matérial, de médico.tanta complicação..Elá é diabética e tem 71 anos..Tenho fé...Gostaria q ela fosse operada...Está entregue nas mãos do Senhor..

    ResponderEliminar
  52. Que Deus continue iluminando todos nós!!! Tenho 31 anos, BH, passei por duas cirurgias de meningioma, uma em 2005 (+-3cm) e outra em 2011 (1cm). Retirada total. Hoje faz 40 dias que fiz a segunda cirurgia, estou ótima, sem sequelas. Farei tratamento complementar de radiocirurgia, para evitar uma recidiva. Alguém já fez este tratamento? Abraços! dricmonteiro@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou de MG e minha irmã a 2 anos atrás fez cirurgia meningioma tronco cerebral em SP, passamos muitas dificuldades. Hoje ela continua com o lado direito com dificuldades de movimento, fazendo fisioterapia todos os dias para voltar a andar e com a visão um pouco ruim. Ela já fez 2 cirurgia para correção da retina e já melhorou bastante a enxergar.
      Agora ela fez o exame de ressonância e voltar a alterar então ela terá que fazer radiocirurgia.
      Gostaria que me indicassem o local ideal para fazer este procedimento e me contasse a experiência que tiveram com a radiocirurugia.
      Abraços.

      Eliminar
  53. ola... minha irmã foi operada em 2001 de um meningioma de aproximadamente 9cm na base do cranio,por ser calsificado e estar em uma região muito enervada e de dificil asesso ,nada foi tirado a cirurgia foi um fracaso e deixou muitas sequelas . Depois da cirurgia ela perdeu o equilibrio, a audição e ficou com dificuldade para engolir .Dez anos se passaram o meningioma continua la do mesmo tamanho.

    ResponderEliminar
  54. Bom dia!!! Pensamento positivo, tudo vai normalizar e melhorar. Alguém tem ou conhece alguém que tem Meningioma Grau III (Papilar ou outro)? Se sim, por favor, entre em contato comigo no e-mail dricmonteiro@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  55. gostaria que alguem que tem ou teve um meningioma de 1 cm com muitos sintomas, como dor de cabeca,covulsao, tonturas,ja operou ou foi aconselhada a nao operar,um medico que me operar outro disse que nao precisa estou confusa e com muitas duvidas por favor me ajudem, meu imail e selmagsouza@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tenho de 1c, o medico disse so pra acompanhar de 6 em 6 meses e se aumentar sim porar

      Eliminar
  56. Sei que não existe palavra pra confortar, porem entregue nas mãos de Deus, que um Pai jamais abandona um filho. Minha esposa 35 anos retirou um meningioma de 6,5 lado esquerdo do cranio a dois anos ficou com dificuldades para mover o lado direito do corpo porem após as fisioterapia voltou a andar até guia carro, não melhorou 100 mas ta viva e faz tudo. agora o Medico diagnosticou outro Meningioma lado dir. e ja marcou a cirurgia para a retirada. tenho fé que vai dar tudo certo.quero lembrar a todos que o caminho da cura é o perdão, a caridade, o amor, a pascienciae a abnegação. fique todos em Paz o Medico Divino estara do nosso lado.

    ResponderEliminar
  57. Um MENINGIOMA é um tumor benigno, portanto não é invasivo mas pode levar a consequencias decorrentes da elevada pressão causada dentro da caixa craniana. Podem haver perdas de qualidade de vida, inclusive funcionais. A cirurgia para a retirada do MENINGIOMA, geralmente é de baixo risco e recuperação rápida.
    Fui operado quatro vezes para a retirada total de um enorme tumor que tomou a parte frontal do meu crânio pelo Dr. João Arruda (Hospital Neurológico de Goiânia).
    Minha vontade de viver, a competência do cirurgião, a atual tecnologia, e principalmente a fé me propiciaram a saúde que desfruto hoje.
    Não demorem em remover um MENINGIOMA.

    ResponderEliminar
  58. Meu nome é Rômulo, minha foi diagnosticada com um meningioma no dia 12/07/2011. Ela praticamente não tinha sintomas somente de vez em quando dava uns brancos nela e ela não respondia agente ficava tipo hipnotizada depois voltava ao normal. O tumor era bem grande do tamanho de uma laranja, estava calcificado e estava do lado direito temporal do cérebro. No dia 18/07/2011 ela realizou a cirurgia para remove-lo, o médico disse que a única solução era essa. Ficamos apreensivos pois o tumor era muito grande (ocupava quase 1/4 do cérebro dela) e estava comprimindo o tronco cerebral. A cirurgia foi feita no hospital SOCOR em BH pela equipe do Dr. Sergio Gonçalves (diga-se de passagem foi um anjo enviado por deus pra curar a minha mãe), excelente neurocirurgião. A cirurgia dela foi feita usando um procedimento que se chama neuronavegação e é feita com um equipamento de ultima geração chamado neuronavegador. O neuronavegador é um equipamento de ultima geração utilizado em neurocirurgia cerebral e de coluna vertebral, ele mapeia a cabeça do paciente através de imagens de RM ou TC e joga as imagens no computador fazendo tipo um "GPS" na cabeça do paciente, com isso o neurocirurgião tem uma visão tridimensional do cérebro do paciente e vê isso numa tela que fica a sua frente, na tela ele vê até onde pode entrar com o bisturi e certifica-se que somente o tumor irá ser retirado levando a uma rápida recuperação e quase nenhuma sequela. Hoje faz 18 dias que a minha mãe fez a cirurgia e ela está ótima, não ficou nenhuma sequela, está falando, andando, mexendo os braços tudo normal. Acho que Deus lançou suas bençãos na vida da minha mãe pois colocou ela na mão de um excelente neurocirurgião, um bom hospital e o que tinha de melhor em equipamento de neurocirurgia. Quem está passando por este problema deve colocar na mão de deus pois, como foi dito aqui por muitos ele é o médico dos médicos e com certeza ele usou o Dr. Sergio para curar a minha mãe pois o tumor era muito grande. O resultado da biopcia saiu e o tumor era benigno. Quem quiser me perguntar detalhes da cirurgia ou indicar o médico vou deixar meu e-mail:

    romuloftavares@gmail.com

    Deus abençoe todos que estão passando por este problema e nunca percam a fé nele pois ele pode todas as coisas.

    Ps: Quem for fazer a cirurgia pergunte ao medico se ele irá usar o neuronavegador, e peçam esse equipamento pois com ele a cirurgia é mais garantida e a possibilidade de sequela é muito pequena (dependendo do lugar que o tumor se encontra).

    Queria agradecer aqui ao DR. Sergio Gonçalves do HOSPITAL SOCOR de Belo Horizonte e toda a sua equipe pelo carinho e cuidado que tiveram com a minha mãe. Não tem dinheiro no mundo que pague o que vocês fizeram por ela.

    ResponderEliminar
  59. OI PESSOAL FIQUEI BEM TRANQUILA COM OS DEPOIMENTOS,MEU IRMAO TEM UM MENINGEOMA DE 12cm,VAI OPERAR ESSA SEMANA. TEM Q TER FÉ EM DEUS.SABEMOS Q É GRAVE MAS NAO TEM OUTRO JEITO.SÓ DEUS VAI LIVRAR ELE,NÓS ACREDITAMOS

    ResponderEliminar
  60. Olá, tive meningioma temporal, operei em dez/2010-Hospital São Vicente Paula-Passo Fundo/RS Dr.Marcelo Crusius. Excelente médico, fiquei sem sequelas.Quando fui fazer a revisão agradeci á ele por tudo que ele fez p/mim e a resposta dele foi: Que a minha parte foi muito importante também, que na minha recuperação ajudou muito o meu alto astral, confiança em DEUS e vontade de viver.A cirurgia e recuperação são muito tranquilos. Não se preocupem, nunca senti dor e/ou mal estar. Que DEUS abençoe vcs.

    ResponderEliminar
  61. Descobri hoje 19 de agosto de 2011 que tenho um meningeoma calcificado de 7x7, frontal direito e estou com medo, tenho muitas dores de cabeça e nausea.É um tanto assustador vc fazer um TC por causa de uma dor e descobrir algo, o legal é fazer e descobrir que não há nada e mais tarde saber que era uma intoxicação ou TPM. Estou assustada. Roseli

    ResponderEliminar
  62. no Inca rj com a equipe do Dr. Antõnio Aversa (um anjo na nossas vidas). O tumor tinha 5cm e estava colado ao cerebelo. Meu pai ainda está no pos perátorio pois sua pressão arterial esta um pouco alta devido aos corticoides. Os medicos falram que ele ficara com alguma sequela visual e motora(equilibrio). Ele esta bem ,esta falando normal,mexendo os membros e enchergando. Pelos relatos vejo que a recuperação é possivél mas sei que aida temos muita luta pela frente mais sei que Deus está no controle e tudo acontese no tempo de Deus e não no nosso! Tenho muita fé. Uma coisa que gostaria de saber é se alguem colocou a valvula craniana antes da cirurgia para não dar hidricefalia, pois meu pai colocou.Bjuss a todos e espero dar ovos relatos com boas noticias em breve. Fiquem com Deus

    ResponderEliminar
  63. DEUS é a melhor solução para todo o mal físico e espiritual,nunca em momento algum percam a fé, ou se revoltem contra DEUS, PORQUE ELE AMA-NOS INCONDICIONALMENTE,existe para nos ajudar e salvar,DEUS É cura DIVINA,basta acreditar e confiar plenamente no SENHOR, sem medos,nem incertezas e seremos protegidos, de todo o mal, nada nem ninguém, nos poderá destruir, confiem em DEUS e não se arrependerão.QUE o SENHOR VOS ABENÇOE.

    ResponderEliminar
  64. Amanha eu sairei do hospital. Removí o meningioma na terça feira. O Prof Dr Samuel Tau Zymberg é um neurocirurgiao excelente em Sao Paulo. Nunca subestimem nenhum sintoma por mais insignificante que seja. A lesao foi totalmente removida e nao possui nenhumrisco de recidiva. Nao tenham medo. Atualmente a neurocirurgia é tranquila. Boa sorte a todos. Eu ja me livrei do meu!' fiquem com Deus!
    meu email: drasimonelaucis@uol.com.br

    ResponderEliminar
  65. minha mae foi operada, tudo correu bem, tirou meningioma com 5cm*4cm, ta agora recuperando em casa, ficou dem forças do lado esquerdo, mas eu faço fisioterapia em casa e massajo suas pernas.. e sente se as vezes um pouco confusa quando acorda.. de resto correu tudo bem, 1 semana internada, operaçao e 1 semana pos operatorio.. isto tudo é uma questao de fe e força, e sempre dar atençao ao doente, transmitindo força e carinho..
    abraço a todos.. e força..

    ResponderEliminar
  66. a minha avo foi operada a um meningioma gigante de 6cms, teve hemorragia, foi operada uma 2ª vez para tirar a hemorragia, ficou uma semana em coma e acabou por falecer. estou muito triste ainda nao ha dois meses que isso aconteceu. boa sorte para todos os que sofrem do mesmo mal que ela sofria.

    ResponderEliminar
  67. Minha mae foi operada a 2 anos e meio
    p retirada de um meningeoma, e ela ficou super bem, mas agora descobrimos q ele voltou a crescer, estou muito angustiada. Vi q vcs tem mta fe, eu tbm tenho, mas s puderem orar por ela por mim, ela s chama Cleusa. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  68. Olá pessoal, a minha mãe com 61 anos fez em outubro de 2011 uma cirurgia para retirada de meningioma (5 cm), onde ocorreu uma grande hemorragia. Ela fez uma segunda cirurgia descompressiva por causa do edema, mas não obteve sucesso e veio a falecer uma semana depois. Acho que esse tipo de cirurgia é muito delicada independentemente do tamanho do tumor ou sua localização, sendo necessário muito estudo antes da cirurgia por parte dos médicos, já que o tumor da minha mãe estava muito vascularizado e de difícil localização. Peço a todos as pessoas que estão passando por este drama que peçam a DEUS muita luz e força e entreguem suas vidas na mão do SENHOR, pois só assim teremos PAZ INTERIOR. Sucesso e saúde a todos. ALEXANDRE - oliveiradiasadv@terra.com.br

    ResponderEliminar
  69. em 23 de outubro de 2011 deixei comentario aqui, minha veio para casa a andar e a falar apesar ainda de estar um pouco tonta, mas eu estava todo contente por ver minha mae em casa e cheia de recuperaçao, mas passado 3 dias deixou de andar a 100% e a cabeça inchou no lado esquerdo, levei imediatamente para o hospital onde esperei ao lado dela de pé 8horas, esperando um medico para lhe fazer um ecodopler, ela teve uma trombose venosa profunda nas pernas, coagulos da operaçao desceram para as pernas, e ainda mais no sitio da operaçao criou infeçao.. um desanimo total, ver minha mae bem em casa passado 10 dias de operaçao e depois isto.. erro medico, aflito para despachar os doentes, devia ter feito ecodopler antes.. ja faz 1 mes e meio que ela esta no hospital, ta controlada a infeçao e trombose venosa ja desapareceu, apesar de agora estar a trocar umas palavras e frases de vez em quando.. todos dias vou para beira dela desde o almoço ate ao jantar, 8h diarias, estou cansado mas nao me canso ou jamais cansarei.. amo muito minha mae, ela tem 70 anos mas ninguem lhe da 40 anos, sempre foi saudavel e energetica, tinha mais força de vontade que eu e energia.. tenho 28anos e amo muito minha mae, todos dias rezo para a ter em casa especialmente no natal.. amo te muito mae, se te acontece algo vou contigo.. minha mae sempre ajudou familia, amigos e estranhos, toda minha vida nunca vi tratar mal ninguem ou dizer nao, acompanho processo de minha mae desde o inicio, sem qualquer apoio de meus 3 irmaos, 33 anos, 44 e 45.. AMO TE MUITO MAE!! TU VAIS CONSEGUIR.. DEUS ESTA CONOSCO..

    ResponderEliminar
  70. Oi pessoal. Meu pai de 79 anos foi operado a um meningioma com 7cm de diametro. os medicos diziam que era uma operação facil, poderia ficar paralizado do lado direito mas com uma fisioterapia ia ao normal, o que não foi bem assim; quando acabou a operação o operador disse que meu pai nunca mais ia andar porque o temor estava em muito más condições o que não pensavam encontrar. foi para um centro de reablitação teve lá cerca de 5 meses e já saiu a andar com uma bengala, hoje passado 10 meses de ser operado ainda está a 70% do que era. afinal os medicos também se enganam, "antes da operação era facil, depois da operação nunca iria andar". mas com muita força de vontade e muita fé em DEUS já faz caminhadas sem auxilio da bengala, já come com a mão direita, está autonomo graças a Deus.

    ResponderEliminar
  71. continuando meu comentario de 4 dezembro de 2011..
    apos minha mae superar trombose venosa nas pernas e ja se mexer bem, e ia começar andar e fazer fisioterapia, mais um novo problema, minha mae estava de observaçao na enfermaria, sitio de pura nigligencia, onde nao tinha todos cuidados que precisava e atençao, eu é que passava 8h por dia a ver minha mae, seus sintomas, etc,, começou a urinar sangue, chamei medicos e enfermeiras atençao, disseram me que poderia ser da medicaçao ou alguma ulcera por causa da medicaçao, deixaram andar, passado uma semana veio se constatar, insuficiencia renal aguda, alergia a tanto antibiotico, agora encontra se a fazer himodialise todos dias a ver se conseguem reverter o funcionamento do rim, mais uma agravante no estado de minha mae, nao anda, nao se mexe muito e pouco fala ou esta acordada,, nigligencias atras de nigligencias.. precisou de por cateter central,, quem o pos nao sabia o que tava fazer, pois provocou um hematoma na perna, mais outra.. minha mae tem estado a lutar sempre pela vida e nunca desanima,. mas uma coisa garanto se algo acontece a minha mae, a equipa medica que a acomponhou e enfermagem tambem vao deixar de viver.. o que me revolta é que sao profissionais, lidam com estes casos todos dias e poderiam muito bem precaver se do que lhe esta acontecer, pos operatorio,, é tudo uma falta de interesse, so querem é o dinheiro ao fim do mes.. peço a Deus todos dias com minha fe, para que minha mae fique boa, pois sempre foi saudavel e resistente, e terei sempre fé.. mas o que os medicos e enfermeiros lhe fizeram nao é admissivel,, vou me prepara e apontar todo estado clinico de minha mae para processar toda a equipe.. ela se encontra no hospital santos silava em gaia.. nunca vi tanta nigligencia num hospital, nao so com minha mae mas com outros doentes, como uma senhora que morreu ao meu lado porque a maquina estava a apitar e ninguem ligou, tive que ir a correr chamar alguem e no fim a senhora morreu com paragem respiratoria ou cardiaca.. tenho testemunhas tambem para este caso..

    ResponderEliminar
  72. minha mae ja ta muito melhor,, ta muito consciente, fala, ri, e ja nao precisa de dialise,, ja urina por si,, continua a superar tudo mae.. amo te muito..

    ResponderEliminar
  73. Minha esposa (50 anos)retirou 2 menigiomas grandes pelo SUS em 19/9/2011, um frontal e outro osciptal de dificil acesso. Está bem, sem sequelas graves, apenas com difculdades de memória e um pouco "cansada' devido ao hidantal (suponho). Não tenham medo Deus os ajudará. Obrigado pelos depoimentos nos ajudaram muito qdo decidiamos sobre a cirurgia.

    ResponderEliminar
  74. minha mae continua internada, isto nunca mais acaba, depois de operada a meningioma, surgiu trombose venosa nas pernas, superou, depois infeçao no sitio da operaçao, superou, depois infeçao respiratoria, a superar, depois insuficiencia renal, superou, agora depois de terem posto cateter central provocaram ematoma na perna, doi lhe muito.. minha mae continua lutando.. as vezes encontro a consciente outras vezes prostrada e calada.. nao sei se é da medicaçao ou se é de ja estar 2 meses no hospitall.. Deus me ajude como me tem ajudado e ponha bem minha mae.. Amo te mae.. muito..

    ResponderEliminar
  75. Oi amigos que estão lendo esses depoimentos. Amanhã a minha irmã Nizete Nunes, de 65 anos, fará uma cirurgia pra retirada de um miningioma frontal de 6 cm. Peço muito que não sejam as mãos dos médicos, mas sim as mãos de Deus nessa cirurgia... pra curar a minha irmã e não deixá-la com sequelas...Por isso eu peço a todos vcs que estão lendo esse depoimento que façam uma corrente de fé e orações pra que tudo de certo e a minha querida irmã se recupere logo e volte a ser saudável, alegre e carismática como sempre foi com todos nós...Tenho muita fé em Deus, que logo,logo estarei aqui postando que tudo deu certo e que Deus a salvou e livrou desse mal. Conto com vcs amigos, onde quer que estejam orem pela minha irmã.
    Minha Mana Nizete; eu sua irmã Nivinha, quero te dizer que "Te Amo Muito" e Deus é conosco !!!!
    meu e-mail: nmsodre@bol.com.br

    ResponderEliminar
  76. Oi pessoal, em outrubro de 2011 minha mãe, numa ressonancia para avaliar sua sinusite, acabou descobrindo uma lesão compatível com um meningioma; nesse mesmo período descobriu também que estava com cancer de mama. Daí vocês já podem imaginar qual era a suspeita não só dos médicos como dos familiares também: ela estava com um cancer de mama que enviou metástase para a cabeça. Pois bem, o resto do mês de outubro todo foi de luta e preocupações; em novembro ela já tinha feito mais uma ressonancia com contraste que apontava para meningioma realmente, porém o médico disse que a unica maneira de ter certeza que o tal tumor era mesmo meningioma, era a cirurgia; enquanto isso ela foi resolver o outro problemão: o cancer de mama; depois da retirada da porcaria que estava na mama, por sinal uma ótima cirurgia, o neurocirurgião quis marcar para imediatamente a cirurgia; marcamos e uma semana depois ela foi operada; foi para a UTI logo que deixou a sala de cirurgia e no outro dia foi para o quarto; essa cirurgia foi agora em dezembro, na semana do natal; no dia que ela recebeu alta, foi para o supermercado fazer compras :) e sabe que o médico nem raspou a cabeça dela? ela levou mais de 40 pontos mas tá tudo bem, e a biopsia já saiu e felizmente a porcaria que o medico tirou da cabeça dela era meningioma mesmo. Quero deixar esse relato aqui pq eu sei que tem pessoas nesse exato momento, enfrentando um problema como esse. Meu conselho é, não se desespere, confie em Deus, e faça a cirurgia; entre ficar com uma porcaria de tumor na cabeça e tirar ele, o melhor sem dúvida alguma é tirar. Graças a Deus minha mãe está em pé, tranquila e tudo deu certo. Não se assuste, veja quantos relatos com final feliz tem nesse site; fique tranquilo (a) confie em Deus e vá pra guerra; no final tudo vai dar certo!
    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  77. inha mae tirou meningioma,, ja recuperou de algumas complicaçoes e esta estavel, so que esta com amnesia, fala pouco e ta rouca.. foi operada a 3 meses..
    é normal? vai recuperar??
    abraço e força pra todos..

    ResponderEliminar
  78. oi aos 19 anos minha mãe perdeu a visão,o oftalmo disse que se ala engravidasse no período de 10 anos perderia a visão e passou um anticoncepcional.Ela tem 55 anos, foi desenganada por 57 oftalmos.A 6 meses descobrimos que a causa é um meningioma de 4cm na parte inferior do cérebro.O médico disse que se fizer cirurgia ela morre.Outros sintomas estão apresentando-se.Estamos aflitos,mas confiantes em Deus,sei que ele operará um milagre na minha mãe e eu contarei a todos vcs.
    Sou geórgia moro no Rio Grande do Norte. Meu e-mail georgiaevelin2006@hotmail.com.br

    ResponderEliminar
  79. Bom dia! Meu pai tem 70 anos e foi diagnosticado com um meningioma de 6*7*3 cm que está localizado nas gotas olfatórias, atingindo o nervo ótico e a hipófise, ele já não está enxergando com o olho direito e tem a visão prejudicada no esquerdo. Fomos ao médico ontem e ele disse que o tumor é frontal e nos explicou todos os riscos caso seja feita a cirurgia - que são perda do olfato, e consequentemente do paladar, disturbios hormonais, entre outros riscos da cirurgia - e se não for feita a cirurgia os riscos são mais ou menos os mesmos, mas tudo depende do crescimento do tumor. Estamos muito aflitos, mas confiantes que Deus vai nos mostrar o que devemos fazer, mas estamos muito na duvida sobre fazer ou não a cirurgia, por favor gostaria de ter opiniões sobre isso. Meu email é nilcimp@terra.com.br

    ResponderEliminar
  80. Me chamo Sueli,dia 30 de Maio de 2011 estava trabalhando tive uma convulsão minha irmão ligou para um primo meu em Minas e ele falou que era para correr comigo porque era um tumor que estava na cabeça e devia ser grande se tive convulsão é porque já estava comprimindo meu cerebro ai no outro dia fui para o hospital fizeram uma tomografia e foi constatado um meningioma do tamanho de uma laranja depois de três dias fui operada fiquei 10 dias na UTI tive uma recuperação exelente não tive sequela alguma já estou trabalhando e estou muito bem graças ao médico dos médicos agradeço a Deus e ao anjo Doutor Azis e sua equipe.Um grande abraço a todos e confie nele só ele pode curar.

    ResponderEliminar
  81. ALGUÉM JÁ PERCEBEU COMO AUMENTOU A INCIDÊNCIA DE TUMOR CEREBRAL APÓS A PROLIFERAÇÃO DE TECNOLOGIAS QUE ULTILIZAM ONDAS INVISÍVEIS,COMO EXEMPLO O CELULAR

    ResponderEliminar
  82. EU MESMA TIVE QUE REMOVER UM MENINGIOMA HÁ 6 MESES, GRAÇAS A DEUS ESTOU BEM, AS X TENHO DOR DE CABEÇA AINDA, MAS É SÓ ISSO.
    ESTOU CERTA QUE ESSE TUMOR EVOLUIU EM 5 ANOS, POIS,TENHO UMA TC DE 5 ANOS ATRÁS E LÁ O TUMOR NÃO APARECIA.
    OBSERVEI COMO AUMENTARAM CASOS DE TUMORES BENIGNOS E MALIGNOS CEREBRAIS COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA , PRINCIPALMENTE , DO CELULAR. AS TORRES DE TRANSMISSÃO EMITEM ONDAS QUE ACREDITO QUE INTERFIRAM NO FUNCIONAMENTO CEREBRAL.
    GOSTARIA QUE VCS AQUI DO SITE OBSERVASSEM ESSE FATO. CONTEI AO MEU REDOR E CHEGUEI A 12 PESSOAS COM TUMORES CEREBRAIS. INFELIZMENTE, 4 DELAS, JÁ NÃO ESTÃO MAIS AQUI PARA FAZER ESSA OBSERVAÇÃO, POIS TINHAM TUMORES CEREBRAIS MALIGNOS E FALECERAM. SE VC TAMBÉM DESCONFIA DESSE TIPO DE CAUSA PARA O AUMENTO DA INCIDÊNCIA DOS TUMORES CEREBRAIS, DÊ SEU DEPOIMENTO. QUEM SABE, PODEREMOS MUDAR ESSA REALIDADE ASSUSTADORA.

    ResponderEliminar
  83. amiga ta mais que provado q essas torres emitem radiaçoes que provocam cancros e tumores..
    aumenta tecnologia, aumentam cancros novos,tumores, etc.. nada de novidade.. e voce ach q vai mudar isso?? essas torres rendem milhoes ao ano e nos proprios fazemos uso delas.. uma bomba atomico quando rebenta, (ex: iroxima) devasta muita coisa, alem de poluir terra, ar e agua, mantem se e esplha radiaçoes por milhares de km.. alguem muda isso,, cada pais desenvolve mais e mais.. nao se preocupe, no FIM deste ciclo de vida,, quando rebentar tudo vai tudo de uma vez.. nao acredite num mundo melhor pois so vamos para pior.. a vida é um ciclo, ainda voltaremos ao nada, idade da pedra.. abraço

    ResponderEliminar
  84. Ola meu nome e Cristiane tenho 40 anos e fui diagnosticada com meningioma no tronco cerebral ano passado, no dia 10/05/2011 fui operada, qdo o medico abriu minha cabeça nao tinha nada do q parecia na ressonancia pois nela tinha o tamanho de um limão e qdo abriu seu tamanho era de uma laranja, não tirei tudo pois minha cirurgia durou 14 hs e o restante estou tentando a radiocirurgia. Fiquei c algumas seqüelas como ando c ajuda da bengala, meu rosto ficou c paralisia meu olho direito não fecha tenho q pingar colírio o tempo todo, minha boca e torta, não escuto do ouvido direito, minha Mao não obedece por isso q estou escrevendo c a esquerda,mas tudo bem já foi bem pior no começo eu não falava, tinha sonda(onde eu comia so liquido e vomitava mto) não andava, usava fralda, depois coloquei a sonda gastro e tudo começou a melhorar, comecei a comer(pastoso), a andar, a falar grosso mas tudo bem, faço fisioterapia e fono toda semana. Hoje eu preciso da ajuda das pessoas p tudo pois ainda sou dependente, mas tenho mto q agradecer a minha família (mãe e Irma) q me ajudaram mto e a meu marido q esta comigo. Tenho fé q vou melhor, por isso não perca jamais a fé. bjs

    ResponderEliminar
  85. Removi um meningioma à uma semana e estou muito bem. Tive alta do hospital em 58 horas e correu tudo certo.
    Operei com o Dr. Manuel Jacobsen, um profissioal muito experiente, recomendo seu trabalho.

    ResponderEliminar
  86. òla por favor gostaria de saber mais sobre o meningioma do trigemeo.descobri tem uns tres meses.minha cabeça doi muito.estou tomando um remedio que tem muito eveitos colaterais.será que tere que tirar.descobri porque sentir uma dor de cabeça terrivel,enchou.sinto dor no corpo do lado esquerdo.se alguem poder me responder.estou cheias de dúvidas.
    meu email.rejane.meireles@yahoo.com.br
    Agradeço.
    Rejane

    ResponderEliminar
  87. Estou aqui, para dentro do possível ajudar a quem recorrer a este site. Dizendo que tive um meningioma a 10 anos, fiz a cirurgia. Correu tudo tão bem, que mal pude acreditar.

    ResponderEliminar
  88. minha mae tirou meningioma frontal esquerdo..
    sorri, fala sim, nao, mas nao tem uma frase correta, ta internada a 5 meses.. ta usar fralda..
    depois de operada fez infeçao na cicatriz, trombose venosa nas pernas, insuficiencia renal e insuficiencia respiratoria.. para espanto dos medicos superou tudo,, mas come por sonda, tem reaçoes faciais normais, fala o basico, nao, sim, talvez, nao quero.. mas nao constroi frases, tem visitas as 14h mas as 18h nao se lembra quem la teve.. minha mae vai ficar boa? ou lesionou algo? os medicos dizem pelas ressonancias q ela ta bem e a cicratizar bem ao longo dos meses.. mas porque ta ela assim? a uma semana foi ao bloco por um tubinho(shunt) para drenar liquido encefalico que tinha a mais..
    ajudem me por favor, pois este hospital nao confio nos medicos e é so negligencias..

    ResponderEliminar
  89. descobri que tenho um meningioma de 3,3.3,3cm hiperdensa com foco de calcificaçaõ de permeio e aparente base dural em topocrafia occiptal esquerda e pequeno edema perilesional. o meu médico me disse que ñ devo operar por ser numa área de difícil acesso seria de alto risco,por favor se alquem teve meningioma nesta área e operou me ajude por favor ,estou muito preocupada e indesisa porque o médico me mandou resolver o que eu quero fazer estou com medo de opitar pela cirurgia e ser pio. me ajudem bjs fiquem com Deus.

    ResponderEliminar
  90. é uma questao de falar serio e perguntar todas as duvidas ao medico..
    conheço uma pessoa com um caso semelhante, e resolveu nao operar, tinha um tumor do tamanho de uma laranja, fez radioterapia, e agora toma medicaçao ate morrer,, o tumor ficou do tamanho de uma ervilha e vive sua vida normal..

    ResponderEliminar
  91. ola sou a mesma pessoa do comentario anterior,obrigada pela resposta,mas tenho outra dúvida meu neuro me aconselhou a fazer uma hesteriquitomia sugundo ele fazendo isso o meningioma para de crescer por favor se alguem sabe alguma coisa sobre isso me ajude desde ja agradeço fiquem com Deus bjsss.

    ResponderEliminar
  92. Olá pessoal..stamos sentindo a mesma dor. Minha mae descobriu que sta com meningeoma na cabeça e precisa ser operda urgente. Moro no mato Grosso. Preciso urgente de endereços de hospitais que atendam pelo SUS...não temos R$ pra fazer a cirurgia particular. Não posso deixar minha mae morrer assim...por favor me ajudem....
    Meu imail e msn: rosapva@hotmail.com
    Desde ja Deus abençoe a todos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procure saber sobre o Hospital do cérebro no RJ.

      Eliminar
    2. Procure no GOOGLE saber sobre o HOSPITAL DO CEREBRO no RJ

      Eliminar
    3. olá pessoal meu nome e graça há 5 meses tirei um menegioma da nuca no lado esquqrdo e estou depedendo dos outros para fazer tudo alguém pode me dizer se eu vou ficar boa e em quanto tempo brigado bjs fiquem cm Deus

      Eliminar
    4. se alguém poder me ajudar me dizendo qual o tempo de recuperação de uma cirurgia do menegioma na nuca no lado esquerdo meu email graça.gal_mendes@hotmail.com

      Eliminar
    5. quem fez esta cirurgia se recuperou em quantos meses? se poder me ajudar graça.gal_mendes@hotmail.com

      Eliminar
  93. oi pessoal,

    nossa quanta informação...minha cunhada tem 32 anos e descobrimos ha menos de 2 meses que ela tinha um meningeoma frontal e que ja estava causando compressao do cerebro e afetando a visão. Ela apresentou alteração de comportamento, visão dupla, fraqueza, falta de apetite, desmaios e fortes dores de cabeça. Ela fez uma ressonancia e só assim descobrimos um tumor gigante na regiao frontal, depois de um ano sofrendo. Enfim, ela foi internada no dia 28/03/12 e fez a cirurugia no dia 01/04/12, ainda esta internada e passa bem, por enquanto, não esta enchergando nada e esta um pouco confusa com horarios e datas, mas se recupera bem. Estamos confiantes em DEUS que ela se recuperara e voltara a fazer todas as suas atividades.
    Att,
    Telma Santos
    Gostaria de trocar mais informações ssantos.telma@hotmail.com

    ResponderEliminar
  94. Prezados leitores, há 02 anos descobri um meningioma intra craniano do lado esquerdo. Não tenho sintoma algum. O unico sintoma é a preocupação com ele. Até o momento tenho feito controle de 06 em 06 meses e ele continua do mesmo tamanho (sem alteração). Pelo que li nos comentarios, tem muita coisa feia, mas não se preocupem, cada caso é um caso. O seu caso não é igual ao de ninguém, cada organismo é de um jeito, portanto faça o que seu médico mandar e não se preocupa...

    ResponderEliminar
  95. Gente, sou a mesma pessoa do comentario anterior, moro em BH/MG e faço controle com o neurocirgião muito bom... Caso queira o contato, me enviem e-mail para e_tel@hotmail.com.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fiz retirada do menegioma e coloquei vavula alguém sabe me dizer em quanto tempo posso recuperar

      Eliminar
  96. Ruty Amaral! Se você ler esse meu comentário, por favor entre com contato comigo... e_tel@hotmail.com

    ResponderEliminar
  97. Olá...minha irmã de 36 anos teve Meningioma Anaplásico, nome estranho...mas foi real...
    sintomas: ela começou a ter dores de cabeças que nehum analgesico amenizava e depois sentia a uma parte da língua dela adormecer...logo de cara fez tumografia...e apareceu o tumor na parte lateral da cabeça...
    cirugia: fez a primeira nossa ficou super bem...retirou todo o tumor não precisou de radioterapia pois era benigno...depois de 3 anos...ela teve uma convulsão em casa...correu para o hospital: resultado tinha 6 tumores no mesmo lugar...foi feito a segunda cirurgia..o medico nos disse ...qdo esses tipos de tumores reaparecem nunca sçao benignos...já voltsam maligno...ai começou a seção de radioterapia localizada ou seja 33 seções... nao foi facil ver minha irmã ter dores nas pernas, cansaço..mas enquanto ouver espérança..há FÈ ne?! - depois de 1 ano q terminou o tratamento...mas sendo depende totalmente de Hidantal e decadron e remedio para dores...ela teve outra convulsão...ou seja voltou novamente... - sabe, nós sempre perguntávamos ao medico..porque voltou? o q alimenta esse tipo de tumor? sendo em uma pessoa tão jovem...o médico nos explicou " q era somebte uma celula que não se renovou" q esse tipo de tumor só aparece na terceira idade...e q. no cao dela foi RARO, - enfim...ela passou no total de 4 cirurgias...a ultima apareceu no tronco cerebral...ela aos poucos perdeu a visão..perdeu os movimentos oculares, perdeu o movimento da língua...e totalmente consciente...ela começou a para de comer, ficou sem andar...e sempre com muitas dores...entrou na morfina...e depois foi sedada....-
    Resolvi escrever porque? essa doença e muito cruel...em 5 anos de luta com minha irmã. vi pessoas que ficaram curadas, apesar de todas as intercorrencias...vi pessoas chorarem por cura...vi pessoas orarem para serem curadas...e vi medicos que se tornaram amigos para ajudar as pessoas se curarem no seu interior...mas não consegui ver a cura da minha irmã... - mas independente do grau do seu tumor neste momento... minha irmã faleceu pensando que seris curada...mas acho que Deus não permitiu isso a ela...mas tenham fé, prestem bastante atenção nos sintomas...e sempre , sempre pessam exames detalhados, porque nos detalhes, pode ter a cura, abraçõs a todos...Saudades Eterna de minha irmã. Ivone... abraços e sáude e força a todos vçs...força, força.força...

    ResponderEliminar
  98. Poxa esse comentário do dia 03/05/2012 foi bravo! muito animador...

    ResponderEliminar
  99. Boa noite, meu nome é Alessandra. Minha mãe descobriu que tinha um meningioma frontal, após uma crise nervosa. Foi realizada a cirurgia no dia 20/10/2011, em nenhum momento o medico disse que ela corria risco de vida, ele disse que ela iria sair sedada da cirurgia e que no próximo dia, seria feito uma tomografia, e que após dois dias , ela iria para o quarto. Enfim... Ao terminar a cirurgia fomos conversar com o medico, ele disse que tinha rompido uma artéria no momento da cirurgia e que ela tinha ficado com uma seqüela do lado esquerdo. Esperamos ela sair da cirurgia, ela estava gritando de dor e estava consciente e sem sedação e foi encaminhada direto para UTI. Ela estava com dor, eu chamei a enfermeira e pedi para que fosse realizado algum medicamento para dor, ela recebeu a medicação e dormiu e fomos para a casa. Na visita noturna, meu pai e meu irmão e minha tia, disse que ela continuava com dor, mas estava bem. Pediu água, disse que estava com sede. De madrugada minha tia foi até o hospital e implorou que deixassem vê-lá, minha prima enfermeira subiu até a UTI e ela estava dormindo e foram embora. No outro dia a visita era as 14 horas, meu irmão foi mais cedo no hospital, somente para conversar com o médico, ele disse que ela estava sonolenta e que tentou apertar a mão dele com a mão esquerda e que mão conseguiu, pegou a mão direita e apertou a mão dele. Ficamos super feliz, porque com fisioterapia ela voltaria ao normal. Quando foi as 14 horas, liberou a visita . Entramos correndo eu e a minha irmã. Chegando lá ela estava dormindo. Mas quando eu fui examinar a pupila, por eu ser enfermeira, levei um susto. Como assim, minha mãe em coma ? Chamei uma amiga que trabalhava no mesmo hospital, porque eu não queria acreditar. Mas era verdade, conclusão ? Minha mãe estava com um edema cerebral, fizeram uma tomo na urgência, precisou ser entubada, e fazer uma nova cirurgia para retirada da calota craniana, conclusão : ficou em coma por mais uma semana e faleceu no dia 28/10/2011, quase entrei em depressão, estava com um filho de apenas 2 meses e passando por tudo isso. Marcamos uma reunião com a equipe medica, perguntei o porque ela não saiu com PIC, que é uma monitorização para medir a pressão intracraniana, assim eles poderiam saber que ela estaria com edema cerebral, se foi erro medico eu não posso confirmar, mas que houve descaso, porque ninguém viu que ela estava em coma ? Isso me revolta, mas ninguém, vai traze-lá de volta. Procure vários médicos, varias opiniões, eu pedi para a minha mãe para procurar vários médicos, mas ela não quiz. Fiquem com Deus. Alessandra@agena. Ind.br

    ResponderEliminar
  100. DEUS ABENÇOE A TODOS

    ResponderEliminar
  101. Oi pessoal!Em 2009 comecei a sentir mta tontura, passava mto mal, qdo fui diagnosticada com labirintite. porém, como não melhorava, o medico pediu um RM onde apareceu um meningioma de 1,5cm no pto cerebelar esquerdo. Apesar disso, o medico não acredita q esteja aí a causa das tonturas... e faço tratamento com medicamentos, passando períodos melhores e piores. Em 2011 perdi a audição do ouvido esquerdo. O neurocirurgião me indicou uma radiocirurgia, pela dificuldade em extrair o tumor onde está, mas o neurologista acha melhor não mexer, pois diz q ele pode sangrar. Não sei o q faço, alguém já ouviu falar nisso? Deus há de me dar uma luz!

    ResponderEliminar
  102. tengo una hija con minimgioma multiples anivel frontal pos.parasagital isq.atual mente 30 años y mincuando tenia los 3años le pusieron valvula.por idrocefalia y que su val. de dejo funcionar yla op. de un tumor meduloblstoma de vermis que do bien no ocupo medicamentos en 27 años hara tiene el prob.minimgioma y debil sus pienas para caminar lean suspedido en 2ocacines operaciones un padre desperadado

    ResponderEliminar
  103. Ola..boa noite...meu pai tem 80 anos e descobrimes que ele tem um meningioma de 4,5 cm na regiao temporo parietal direita. o medico disse que so operacao resolve, mas tem um grande risco pela idade avancada do meu pai...estamos sem saber o que fazer. o medico disse que se ele nao operar corre mais risco ainda, pois pode dar uma convulsao ou avc a qualquer momento. Somos do Parana, e se alguem saber qual o melhor neurocirgiao do Parana, ou do brasil por favor nos indique, pois precisamos de muitas informacoes. de como ê essa cirurgia... e o que fazer.
    zecagd04@hotmail.com

    ResponderEliminar
  104. olá minha vó dscobriu um menigioma recentemente e vai operar nessa semana peço que todos orem por ela.Como filhos de DEUS vamos juntos acreditar em nosso pai pois ele e o pai misericordioso e vai tirar ela desse aperto.Minha avó tem 69 anos e acredito nos medicos pois DEUS sabemos que nosso DEUS e os medicos dosmedicos

    ResponderEliminar
  105. O sr me da luz quem sou eu mais foi o que o medico pediu para eu fazer um angiografia celebrebral digital e para ver se passa algum vaso para o medico ir direto no local da lesão para não perder tempo na cirurgia e ir no local certo......boa sorte.

    ResponderEliminar
  106. Boa noite, é importante ser acompanhada por um um bom especialisa. Tive meningioma calcificado, com mais de 5 cm, corria o risco de ficar cega, mas graças a Deus depois da segunda cirúrgia para ressecção do umor deu tudo certo. Não tenho nehuma sequela. Fé em Deus.Já se passarm três anos e faço revisão anual.

    ResponderEliminar
  107. Ha quatro meses fiz cirurgia para retirar um meningioma de sete gramas,nossa as informasões que consegui aqui me ajudarão muito,no dia que descobri já comecei a pesquizar foi maravilhoso saber tudo que estava acontecendo comigo,passei um dia e meio na UTI e sete dias no hospotal,minha recuperação foi maravilhaza não senti nada de dor no pos operatorio e até hoje não sinto mas nada,meu medico foi uma benção que DEUS colocou na minha vida!!!!
    hoje levo uma vida normal,so não pego peso nem jogo bola ainda,pois adoro uma partida de volley com os amigos!!!!!
    Sofri muito com as dores de cabeça constante,e pra piorar passei três anos para descobrir o que tinha,pois os medicos falavam que era enxaqueca,mas so quando comecei a sentir dor em todo lado esquerdo do rosto que me pediram exames mas detalhados!!!!!!
    Em momento algum entrei em disespero,pois confiava primeiramente em DEUS,segundo na medicina!!!!!

    ResponderEliminar
  108. Olá amigos em comum! Já fiz 2 cirurgias para retiradas de meningiomas. Uma em 2002, que estava com 10cm, do tamanho de uma laranja. Só descobri apos fortes dores de cabeça, náuseas e dormência no braço esquerdo e rosto, dificuldade na fala. Qdo descobrimos era tão grave que a cirurgia foi no outro dia, já estava comprometento as funções. Os riscos eram alarmantes e probabilidade de sequelas enormes, porém, fiz a cirurgia, td correu bem, n fiquei com nenhuma sequela, em uma semana estava em casa, inclusive parte do osso foi retirado tbém, e tenho uma placa acrílica, acompanhamento continuou por anos, até descobrir q 7 anos depois, no mesmo lugar tinha recidiva, chegou a 4 meningiomas, sendo o maior com 3cm. Fiz nova cirurgia tem 3 meses, graças a Deus correu td bem novamente, sem sequelas e recuperação mto boa, sem nenhuma dor e complicação. Ao retornar ao médico Dr. José Edison - Clinica Sta Mônica (Goiânia), mto renomado, para mostrar a RM após a cirurgia, foi constatado o aparecimento de mais 2 meningiomas (em 4 meses de uma RM e outra RM), abaixo dos q foram retirados. Sou propensa a ter esse tipo de nódulos, assim, cada pessoa é diferente da outra. O tratamento é cirurgico, meu médico disse q poderia orientar radio, mas isso machucaria toda a região, e n teríamos a certeza q n aparecia novos,portanto é acompanhar de 3 em 3 meses. Mas confio em Deus q Ele fará a obra e serei libertada desse mal q aflige minha cabeça. Assim amigos, tenham fé e acreditem q para Deus td é possível. Ele está no controle de tudo! O melhor remédio são as orações! Sou católica, rezo o terço todos os dias, acompanho a Novena dos Filhos do Pai Eterno, passo agua benta. Deus tem me dado força e saúde p lutar e viver. Cada pessoa possui uma religião e cada uma tem suas formas de orações. N importa a religião, o importante é ter fé em Deus. Sonia Souza. Beijos

    ResponderEliminar
  109. Meu pai tem 70 anos e é portador de meningioma há 10 anos. Fez uma cirurgia há 8 anos e o médico disse q pode tirar mto pouco do tumor devido ao lugar do cérebro que o mesmo se encontra. Perdeu a visão de um olho e a cada dia perde um pouco mais da flexibilidade. Nos 2 últimos meses ele já teve 2 pneumonias e depois das pneumonias ele está com dificuldade para cuspir. Durante o banho estou com dificuldade para escovar os dentes dele pq ele fica com a água na boca e não cospe. Se alguém que já cuidou de pessoas com essa doença e puderem me orientar sobre o que fazer fico grata. Meu e-mail é saletinhaguedes@hotmail.com

    ResponderEliminar
  110. Boa noite,meu nome é Fabricio,fui diagnosticado com meningioma no dia 16/02 porém ja vinha tendo os sintomas a um ano atrás perdi parcialmente a visão do olho direito meu tumor tinha 3x3cm diâmetro tinha tudo pra dar errado pois a localização dele éra mto perigosa tanto é que meu médico falou que não tiraria cem do tumor,mais graças a mta oração a pensamentos positivos ele tirou todo tumor da minha cabeça saí acordado da sala de cirurgia fiquei dois dias na UTI no terceiro dia fui para o quarto não tive nenhum tipo de inchaço,fui operado numa segunda de manhã e tive alta do hospital no domingo de manhã menos de um semana depois.
    Então acredite e se agarre em Deus e viva como se não tivesse nada e tudo vai dar certo.

    ResponderEliminar
  111. descobri dia 14 /09/2012 que tem meningioma do lado esquerdo ,vou fazer mas exames ,estou calma ,mas tb com medo ,mas confio na vontade de DEUS e sei q ele vai esta sempre comigo ,não quero desanimar entrego a minha vida a jesus e aos médicos jesus vai guia los nesta cirurgia ,DEUS abençoe todos nós e os nossos familiares que sofrem juntos connosco ,força pessoal ....

    ResponderEliminar
  112. Ola me chamo Amanda e sou do interior de são Paulo tenho vinte anos e fui operada com megingioma... fiquei internada 23 dias, era para mim ter ficado 24 hrs na uti mas fiquei lá por 3 horas, d tão bem que eu estava, estou em casa mas sintos dores, incomodos na nuca e bem inchado, fofinho onde foi feito a cirurgia é normal? quem j´s teve meningioma estrapolou no po´s operatório??? vcs sabem o que não se pode fazer quando está d alta mas ainda estou com os pontos que não foram poucos 44 ..... gente confie muitooooo em Deus ele te dará toda a força e a paz que precisa.... e que nunca mais volte essas porcarias em nossas cabeça...em nome do senhor jesus ... que tem a santa e bendita misericordia ...um abraço a todos ..

    ResponderEliminar
  113. Tudo bem pessoal!
    Abril do ano passado fiz a retirada de um meningioma no cérebro, antes da cirurgia passei por aqui e deixei um depoimento que iria operar. Várias pessoas entram em contato buscando informação de para saber como foi, queria agradecer e dizer que foi tudo ótimo, foi uma cirurgia de urgência é bem delicada por causa da região, mas saiu tudo dentro do planejado. Um ótimo pós operatório e sem sequelas. Fica aqui meu pensamento positivo para quem vai passar por essa etapa da vida ou para quem esta acompanhando uma pessoa com este problema. Dica de quem já passou pelo mesmo: muita informação, força e bom humor... é muito difícil eu sei, mas temos que enfrentar e da melhor maneira possível, o desespero e falta de confiança não iram ajudar em nada! Fica meu contato se alguém precisar Gustavo email: gustavobrk@yahoo.com.br Abraços

    ResponderEliminar
  114. Tudo bem pessoal!
    Abril do ano passado fiz a retirada de um meningioma no cérebro, antes da cirurgia passei por aqui e deixei um depoimento que iria operar. Várias pessoas entram em contato buscando informação de para saber como foi, queria agradecer e dizer que foi tudo ótimo, foi uma cirurgia de urgência é bem delicada por causa da região, mas saiu tudo dentro do planejado. Um ótimo pós operatório e sem sequelas. Fica aqui meu pensamento positivo para quem vai passar por essa etapa da vida ou para quem esta acompanhando uma pessoa com este problema. Dica de quem já passou pelo mesmo: muita informação, força e bom humor... é muito difícil eu sei, mas temos que enfrentar e da melhor maneira possível, o desespero e falta de confiança não iram ajudar em nada! Fica meu contato se alguém precisar Gustavo email: gustavobrk@yahoo.com.br Abraços

    ResponderEliminar
  115. Eu operei dia 04/10 graças a Deus correu tudo bem fiquei na UTI por 12hs sem sequelas graças a DEUS o impotante é ter fé e confiar em Deus, e sempre ter alta estima.Nunca se desespere confia no senhor Deus todo poderoso,

    ResponderEliminar
  116. ola boa tarde meu nome e fernando eu moro em goiania minha mãe tem meningioma de 5cm esta muito debilitada e ainda por cima e pelo sus ta demorando muito essa cirurgia particular custa caro abraços

    ResponderEliminar
  117. olá!boa tarde!vou tentar em poucas palavras resumir a nossa história.em julho de 1999 minha mãe foi diagnosticada com um menigioma frontal que já estava ali a 9 anos sem sintomas,do tamanho de uma laranja e que já havia atingido partes comprometedoras do cerebro dela.no dia do meu noivado depois que todos foram embora fomos dormir e em menos de 10 minutos depóis ela começou a ter convulsões era desesperador para mim que na época tinha eu 18 anos e minha mãe só 42.a patroa dela indicou um ótimo neuro dr. marcos túlio com 1 mês e meio foi marcada a cirurgia que durou 8 horas e em uma semana ela já estava em casa, com 3 dias em casa ela já queria fazer tudo que ela fazia antes,mas a disposição dela era de uma criança de 5 anos.trabalhou depois disso com registro em carteira só parou porque eu implorei pois não havia necessidade.vieram os netos e a força dela aumentava a cada dia ,ficou com duas sequelas por causa do comprometimento ,perdeu o olfato e parte da visão,mas nem isso a parou e a fez desanimar,fazia parte do grupo da igreja onde ganhou muitas almas para Jesus pelo seu testemunho.viveu em paz e bem até o último dia que foi dia 8/03/2010 dia da mulher guerreira que foi minha mãe.não tenham medo ,entregue suas vidas nas mãos de Deus e ele dará vida plena e abençoada,depois da cirurgia ela se tornou a mulher mais amável do mundo e nos fez muito felizes .fé e muitas bençãos para vocês!!!!

    ResponderEliminar
  118. Olá, boa tarde!
    Gostaria de obter mais informações sobre o Meningioma Frontal. Tenho um primo de 16 anos que acabou de receber o diagnóstico. Estamos preocupados, e quanto mais informação a respeito, melhor será.

    ResponderEliminar
  119. Eu tive um meningioma no lobo parietal direito.
    Os sintomas foi a paralização e sensação de formigueiro na mão e braço esquerdo.
    Passaram 10 anos e há 2 anos que não faço a TAC de rotina. Na última estava tudo aparentemente normal só que, quando me enervo volto a sentir, por vezes a mão esquerlda com formigueiro... Só espero que não seja o meningioma voltando.

    ResponderEliminar
  120. Boa tarde li todos os comentarois e resolvi contar a historia da minha mãe desde de 2004 q ela vem lutando com um ploblema de visão o olho direito começou a crescer e o medico disse que era uma graxa por tras do olho que ele ia raspar e ela ia ficar boa em 2007 ela foi tirar essa graxa com 12h de cirurgia logo veio o medico dizer sua mae estava com tres tumores e nos tiramos mas nao tudo ainda passamos mais 45 dias no hospital veio a confirmação q era meningioma ela se recuperou muito bem e com seis meses la estava ela dinovo ao saber que os meningiomas tinham voltado e mais uma cirurgia ela se recuperou bem novamente mais perdeu o olfato fica confusa as vezes e da colvulsoes,o pior é que ela não aceita de jeito nenhum que esta doente e ela se abateu no mais profundo desanimo e agora mais uma vez o tumor esta de volta so que agora ele esta na orbita,ela disse que nao vai operar novamente sei-la o que se pode ser feito sei que estamos sofrendo muito principalmente eu e minha irma de ver todo o sofrimento dela so peço a DEUS que nos ajude para termos força e poder ajudar a nossa mae...

    ResponderEliminar
  121. BOA NOITE EU OPEREI DE MENIGIOMA DE 5CM FAZ DOIS MESES E AINDA SINTO DOR E UM DESCONFORTO MAS NÃO DO LADO QUE OPEREI SINTO PROXIMO DA ORELHA...PARECE QUE A CABEÇA INCHA...SINTO UMAS DORZINHA ISSO É NORMAL...GOSTARIA DE SABER QUE JÁ OPEROU COMO FOI DEPOIS DE ALGUNS MESES.

    ResponderEliminar
  122. minha mãe fez a cirurgia retirando um menimgioma T.D,no dia 17/12/2012,com a cirurgia ocorreu tudo bem.Porem o pós cirurgia ñ foi nada bem Ela contraiu infecçao pulmonar,sepse e insuficiencia cárdiaca q a levou a óbito no dia 31/12/2012,ñ sei se foi negligencia do neuro,em ñ ter dignosticado a pneumonia e assim tratá-la para ñ se passar a infecçao generalizada,pois demoraram dimais para voltar com Ela a UTI,mesmo debilitada permanesceram com Ela no quarto,enfim talvez se optassimos em ñ fazer a cirurgia a minha MÂE ainda estaria conosco.Apesar de saber q Ela esta junto de DEUS e esta bem as a saudade e dimais!

    ResponderEliminar
  123. muito esclarecedor com certeza! parabéns pelo blog, só não conseguí entrar no "home" prá saber o nome do mesmo. fui diagnosticada com um meningeoma em 2009, na fossa posterior. fiz cirurgia invasiva (fiquei 6 dias na UTI) e tbém a radiocirurgia (nao radioterapia, prá quem tem câncer) no Hospital da Benef Port. aqui em SAMPA. não tinha nenhum sintoma do tumor, fui fazer uma Ressonancia de coluna... e milagrosamente o pessoal que fazia o exame "achou" meu tumor. eles dizem ser "achado de exame", eu digo ser vontade de Deus na minha vida. não se sabe a causa de um meningeoma, ao contrário dos mitos que dizem sobre o câncer, mas meu médico chegou a "comentar" que ele tinha exatamente o tempo de falecimento de meu filho caçula (que ontem completou 6 anos de seu sepultamento). ou seja, meu tumor benigno foi "provavelmente" fruto de minha PROFUNDA tristeza pela perda de meu filho. abçs. se cuidem. Ruby Augusto.

    ResponderEliminar
  124. muito esclarecedor com certeza! parabéns pelo blog, só não conseguí entrar no "home" prá saber o nome do mesmo. fui diagnosticada com um meningeoma em 2009, na fossa posterior. fiz cirurgia invasiva (fiquei 6 dias na UTI) e tbém a radiocirurgia (nao radioterapia, prá quem tem câncer) no Hospital da Benef Port. aqui em SAMPA. não tinha nenhum sintoma do tumor, fui fazer uma Ressonancia de coluna... e milagrosamente o pessoal que fazia o exame "achou" meu tumor. eles dizem ser "achado de exame", eu digo ser vontade de Deus na minha vida. não se sabe a causa de um meningeoma, ao contrário dos mitos que dizem sobre o câncer, mas meu médico chegou a "comentar" que ele tinha exatamente o tempo de falecimento de meu filho caçula (que ontem completou 6 anos de seu sepultamento). ou seja, meu tumor benigno foi "provavelmente" fruto de minha PROFUNDA tristeza pela perda de meu filho. abçs. se cuidem. Ruby Augusto. (desculpe a opção "anônimo", mas esquecí a senha do meu BLOG e nao estou conseguindo logar por ele. claro, o Yahoo não permite)

    ResponderEliminar
  125. Olá Amigos,
    Em Julho de 2012 meu sobrinho de 11 anos foi diagnosticado com meningioma cerebral gigante, medindo 8,6 cm, fez três cirurgias duas para a retirada do tumor e uma para colocar uma prótese no cranio, pois seu osso foi infiltrado pelo meningioma, Ele não ficou com nenhuma sequela e estou deixando este depoimento, pois sei o tamanho da angustia de quem está passando por esse problema. O neurocirurgião que operou ele é maravilhoso,foi realmente guiado pelas mãos de Deus. Hoje só tenho que agradecer por essa graça. tenham muita fé e confiança, pois Deus está no comando!
    Boa Sorte a todos!
    Elaine Fernandes

    ResponderEliminar
  126. Neste momento meu pai está na UTI, se recuperando de sua terceira cirurgia em tres anos. Quando ele descobriu que tinha meningioma ele estava grande demais. O tumor está em áreas muito delicadas. Ele já perdeu a visão e agora com este ultima cirurgia que durou 11 horas ele pode ficar com algumas sequelas do lado esquerdo do corpo. Torcendo muito para ele sair dessa melhor...

    ResponderEliminar
  127. Olá, a exatamente um ano descobri que estava com meningioma no cerebelo.Passei 12 horas no centro cirurgico,os médicos não conseguiram remover todo o tumor, estive hemorragia foi muito complicado, fiquei dois dias na UTI,devido a complicação fiquei com hidrocefália tive que usar dreno por 10 dias.Logo sai do hospital.ficou tudo bem sem sequelas.Daqui três dias farei outra cirurgia para remoção do restante do tumor, pois ele está localizado dentro de uma veia e está crescendo. Mas tenho fé que vai dar tudo certo.
    vero_roza@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  128. Oi,faz um ano e dois meses que fiz a cirurgia de meningioma foi em 4/11/2011.Ele estava atras do olho esquerdo já bem espalhado,foram dez horas de cirurgia .A recuperação foi ótima,sem dor,quinze dias no hospital,o médico foi maravilho.Fiquei com avisão um pouco turva do olho esquerdo,tambem tenho dores em cima na cabeça a onde foi aberto mas,isto são só sequelas sem maiores transtornos.Hoje estou livre dessa doença e só tenho a agradecer a DEUS por estar aqui hoje com minha familia.Tenham fé e rezem sempre DEUS esta ai dentro de vcs.È destino e já nascemos com ele...Porto Alegre 13/01/2013.

    ResponderEliminar
  129. queria dizer que munha mae foi operada em maio de um tumor no cerebro menigioma a esquerda egraças a Deus deu tudo certo na cirurgia o medico retirou todo caroço e ate hoja ele analiza as resonancias e diz que esta tudo bem mais minha mae ainda esta nao totalmente mais fora de orbita de vez em quando elA NAO FALA coisa com coisa entao eu queria saber se alguem passou por esse problema? sera que ela vai se recuperar totalmente com o tempo? e tambem queria dizer a todoa aqui que nunca esqueçam de DEUS nam antes nem depois de tudo porque so ele nos conforta e cura por completo foi ele que deu a vida e e ele que tira entao entreguemos as nossas vidas a ele um abraçao a todos e fiquem com DEUS

    ResponderEliminar
  130. Olá! Meu nome é Conrado, moro em Montes Claros - MG. Meu tio, 54 anos, foi operado no final de novembro de 2012. Retiraram o tumor benigno do tamanho de um limão galego. No dia seguinte o tiraram do CTI, encaminhando-o para o quarto. No mesmo dia ele entrou em coma e voltou para o CTI, onde fez uma nova cirurgia para colocar uma válvula. Ficou 18 dias no CTI e voltou para o quarto, totalizando 33 dias no hospital. Teve alta, com sequelas que, segundo o médico, seriam reversíveis com estímulos. Começou fisioterapia e teve melhoras e começou a andar novamente, mas com sequelas na visão e na fala e raciocínio lento. Após uns 20 dias ele começou a vomitar, falando que era comida estragada que havia ingerido. ele mesmo disse ao médico que seria esse o motivo. Após 4 dias de vomito voltou ao hospital e fizeram uma nova cirurgia para trocar a válvula. Entrou em coma logo em seguida, realizou em média até hoje 7 cirurgias. Após uma sequência de infecção hospitalar como pneumonia etc, teve que fazer traqueostomia, terceiraventriculostomia, derivação externa... Hoje, 24 de janeiro de 2013, ele entrou em coma novamente e estão suspeitando de septicemia. Tá com traqueostomia, retirou duas valvulas, onde fez exames. Está com antibiotico de última geração mas não descobrem o que é. Estamos todos rezando mas não descobrem. Será se transferissemos ele para um hospital de base de brasília ou para algum de SP seria a solução? agradeço a oração e as sugestões. conradomarques@hotmail.com

    ResponderEliminar
  131. Descobri que tinha um meningioma em dezembro de 2011. Fui operada em maio de 2012, já estava com quase 7cm.Para piorar ele estava localizado no cerebelo. Hoje estou super bem. Não tive nenhuma sequéla. Ele foi toltalmente retirado. Fui operada no INCA do RJ com doutor Leopoldo Morais Filho, um genio na neurologia. Lógico que Deus esteve sempre comigo.Mas quem tiver esse problema ore e procure um bom especialista que tudo dará certo.

    ResponderEliminar
  132. Boa noite. Tenho 31anos, meu nome é Viviane. Há 10 dias descobri ser portadora de um meningioma de seio cavernoso e apresento alguns sintomas. Sou médica. Tenho ptose leve da pálpebra esquerda há 3 anos. Percebi que ocorreu piora no último ano. Além de alteração na movimentação do olho esquerdo recentemente. Mesmo com boa acessibilidade aos colegas especialistas e tendo feito avalição completa há cerca de 1ano e meio, não ocorreu o diagnóstico. Recentemente, como não acreditei tratar-se de algo puramente estético, novamente após pesquisar sozinha, procurei 4 colegas oftalmologistas. Apenas uma pediu um exame complementar (e com certa pressão por minha parte). Uma RNM de órbita e eu mesmo acrescentei o restante da rotina cerebral. Descobri a presença do tumor. Agora estou pesquisando as possibilidades de tratamento. Tratamento delicado devido sua localização. Colocarei os detalhes para ajudar os que passarem por aqui e provavelmente sente-se perdidos como eu já senti. O importante é: tem tratamento! Cura ou comtrole! Com possibilidade de melhora dos sintomas já instalados. E se permanecerem sequelas, não seriam graves de uma maneira geral! É necessário ter fé! Aos poucos coloco outras informações úteis!

    ResponderEliminar
  133. ROSA
    17de fevereiro de 20013
    bom dia! em 2006 fui submetida à uma radiocirurgia para combater um meningioma intracraniano.a lesão com tamanho(como falou o médico)entre uma ervilha e uma azeitona.O procecimento foi feito Dr.Leonardo Friguetto no HMV.tudo correu muito bem,fiz pela manhã e à tarde já estava em casa.Semana passada levei minha ressonancia anual para o médico ver e graças a DEUS esta tudo ótimo.Agradeço a Deus ,ao dr Leonardo Friguetto e sua equipe.

    ResponderEliminar
  134. rETIREI O MANIGIOMA TOTAL TEM 4 MESES AINDA SINTO DESCONFORTO NA CABEÇA E DORES.

    ResponderEliminar
  135. Eu Rita, fiz uma cirurgia no Hospital Paulistano operei de um manigioma frontal do lado direito, foi removido tudo, conheci 3 cirurgiães que estava acompanhando meu caso, lembro um dos nomes Dr Sergio Guerreiro, e o que esta me acompanhando até hoje o Dr Eduardo Bertoline
    Passei por alguns meses com dor na cabeça, achando que era nervoso, cansaço..até que um dia comecei a sentir tonturas e aparecer algumas coisas em minha visão.
    Deus já estava me carregando no colo fazia tempo, passei num Neuro onde o mesmo me indicou fazer uma tomografia, fui fazer no dia 22/09/12, lá mesmo já fiquei, entraram em contato com o médico que indicou a tomografia onde o mesmo fez contato comigo pra procurar um neurocirurgião urgente.
    Ate que fui internada na UTI no hospital da Luz, mas não estava sentindo nada, em todo momento eu entreguei minha vida ao senhor, os médicos admiraram da situação da tomografia e eu estava normal, até que me levaram pra semi UTI e de lá fui para o quarto, onde passei o tempo todo com tranqüilidade e orando ao Senhor, recebi vários amigos, família, mas DEUS estava comigo todo tempo confortando meu coração e foi onde entrei com minha Fé e deixei ele cuidar.
    Dia 03/10/12...fui transferida para o Hospital Paulistano onde estava sendo preparada para a cirurgia no dia seguinte, antes da cirurgia a joelhei e conversei com o Senhor que seja feita a vontade dele, os médicos me disseram o risco que poderia ter, mas DEUS é maior.
    Dia 04/10/12... antes de eu adentrar a sala de cirurgia estava no quarto deitada onde comecei a sentir DEUS me operando sentir mexer dentro da minha cabeça até comentei com minha mãe esposo e tia que estava comigo, logo após vieram me buscar onde fui louvando ao Senhor ‘’ Quão grande é meu DEUS’’.
    Quando aplicaram um medicamento antes da cirurgia e perdi o ar e não vi mais nada, apenas pensei, senhor estou em suas mãos.
    Quando percebi que já estava tudo voltando normal já indo pra UTI , eu ouvi uma voz me dizendo FILHA DA MESMA FORMA QUE VOCÊ FOI , VOCÊ VOLTOU ESTA PERFEITA, abrir meus olhos e senti meus pés minhas mão mas não podia falar porque estava intubada, isso era logo após a cirurgia, minha mãe adentrou no quarto e meus esposo e tia não conseguia avisar que estava bem apenas fiz um sinal que combinei, assim que eles saíram do quarto eles tiraram o tubo, onde eu disse Tão grande é meu Deus e assim só foi alegria como DEUS é maravilhoso.
    Os médicos conversando com meu esposo e com a Tia dizendo que não era pra eles se assustar que provavelmente estaria paralizada do lado esquerdo, mas o Médico dos Médicos soprou no meu ouvido tendo a certeza que tudo estava bem...gloria a DEUS...Sou um milagre do Senhor.
    Então digo a todos vocês que vão passar por essa cirurgia ou outras o segredo é confia no Senhor por que ele tudo fará.

    Responder

    ResponderEliminar
  136. Eu estou bem graças a DEUS as vezes senti algumas dores mas e devido a mudança de tempo...Mas DEUS é maravilhoso melhoras pra ele.

    ResponderEliminar
  137. Olá meu nome é Maria e fui submetida a uma craneotomia em Junho passado para remoção de um Meningioma enorme. Tudo correu bem e o desconforto na calote craneana e na cicatriz é um fato que com o tempo vai amenizando. O desconforto que sinto é sobretudo devido às mudanças do tempo que me alteram a pressão intracraniana e por conseguinte mexem com o nervo otico e com a visão.
    Além do mais sou uma profissional de Saúde no ramo da Oncologia e acredito de entre tantos casos que me passam pelas mãos tive muita sorte. Fé esperança e o conselho do meu neurocirurgião " UM DIA DE CADA VEZ " que na minha opinião vale para toda a gente.

    ResponderEliminar
  138. Meu nome é Silvana, descobri um meningioma em 2007, o unico sintoma que tive foi a perda da visão esquerda, fiz cirurgia e contrariando os proguinósticos a minha visão voltou não totalmente e nem com qualidade mas foi gradativo, venho fazendo acompanhamento periódico, e infelizmente em agosto de 2012, quando eu pensei que ia receber alta, nos exames anuais de rotina descobri que ele tinha voltado e estava maior que da outra vez, então o médico optou pela radioterapia, fiz 30 sessões, agora em abril 6 meses após o termino da radio, fiz uma nova resssonancia e fiquei decepcionada, pois o meningioma não diminuiu, e também não aumentou, o médico disse que isto é normal, mas não me convenceu, gostaria de uma resposta para isso, se é comum acontecer, ele me pediu para repetir o exame só daqui a 6 meses, mas eu estou muito ansiosa e não sei o que fazer.

    ResponderEliminar
  139. bom dia ,no dia 26-02 meu filho de 22 anos realisou tomografia onde constatou meningioma em região frontal,realisou 3 cirurgias ,ainda encontra-se hospitalizado,mas deus esta no controle,e juntos vamos cantar o hino da vitoria.meu filho tem 22 anos.ele é um mulagre.

    ResponderEliminar
  140. OLA,decobri recenteente que a minha mae, tb meningioma, a unica consulta que fomos, medico informou que dada a localizaçao dificil, melhor nao intervir cirurgicamente é para vigiar semestralmente. Alguém sabe me dizer se acunputura ou outra terapia alternativa pode ajudar a limitar crescimento, o que se pode fazer para ajudar, sintomas dela ainda sao minimos, dores cabeça, tonturas, etc, bigado!

    ResponderEliminar
  141. Pessoal,
    dia 25.04.2013 retirei um meningioma de 2x2cm no tubérculo cavernoso do cérebro. uma difícil localização, verifique o médico (Wen Hung Tzu) que vai operar e o hospital (samaritano) que possui microscópio cirúrgico que fez com que o cirurgião enxergasse e retirasse o tumor por completo sem sequelas, pois estava comprimindo o nervo optico e eu estava com visão embaçada e estava envolvendo a carótida. todo cuidado ´´e o detalhe que ira fazer a diferença...

    ResponderEliminar
  142. Descobri o meu meningioma no ano de 2006 Já fiz muitas ressonância e tomografia, sinto um queimor no lado que está o meningioma e gostaria de saber se isso faz parte do desenvolvimento dele? E gostaria de saber se eu não operar esse tumor ele pode virá um tumor maligno? Um abraço a todos !

    ResponderEliminar
  143. Gostaria de saber se meu meningioma que descobri no ano de 2006 se eu não operar posso morrer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezado,
      Você só vai morrer se ele tiver crescendo, faça acompanhamento com ressonâncias de 06 em 06 meses. Tenho um meningioma desde 2009, faço apenas controle, pois, não sinto nada, porque mexer se ele ta quietinho.

      Eliminar
  144. Gostaria de saber se meu meningioma que descobri no ano de 2006 se eu não operar posso morrer?

    ResponderEliminar
  145. Respondendo a pergunta acima, sinceramente, o que o médico falou pra uma pessoa que tinha um meningioma, foi que esse tumor vai crescendo, até que um dia ele "estoura", e ou você pode vir a óbito, ou entrar em coma. Confie em Deus e faça a cirurgia, se for realmente preciso.

    ResponderEliminar
  146. Oi. Criei um blog com minhas experiências sobre um meningioma que tive e que estou curando. Sugiro que leiam.
    www.diariodeummeningioma.blogspot.br

    ResponderEliminar
  147. OLA, EU ME CHAMO RENI, HOJE TENHO 55 ANOS. COM 52 ANOS DESCOBRI UM MENIGEOMA CEREBRAL FRONTAL ESQUERDO, MUITO GRANDE, MAS PELA GRAÇA DE DEUS, EU AINDA NAO DAVA CONFULÇAO.DEUS ME LEVOU. POIS ESTAVA EM GOIANIA COM MINHA MAE DOENTE, E RESOLVE FAZER UM CH-UP. DA CABEÇA E DO CORAÇAO. QDO O NEURO, FEZ UM TESTE DE CORDENAÇAO ELE PEDIU UMA TC. QDO FIZ ELE VIU UMA LESAO ENORME, ENTAO PEDIU UMA RM. E FICOU CONSTATADO ESTE MENIGEOMA. ME PASSAU PARA UM NEURO-CIRUGIAO, Q ME INTERNOU NA HORA. FIQUEI INTERNEDA 6 DIAS FAZENDO UM TRATAMENTO P DESINCHAR MEU CEREBRO, POIS NAO PODIA ABRIR . RETIROU ERA DO TAMANHO DE UMA LARANJA. TINHA CALCIFICADO NO CRANIO E PERDE PARTE DESTE TMB. COLOCOU UMA PRATESE DE TITANIO, FOI USADO DEZ PARAFUSOS NA MINHA CABEÇA.COM UM ANO ELE TINHA VOLTADO, AGORA ESTOU FAZENDO ACOMPANHAMENTO, P UMA OUTRA CIRUGIA.MAS O MELHOR FOI Q PASSEI PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE,MAS PASSEI NOS BRAÇOS DE JESUS. E ESTOU TRANQUILA, POIS SEI EM QUEM TENHO CRIDO. DEUS E O MEU MEDICO. AGRADEÇO MUITO A DEUS Q PREPAROU O DOUTOR ANIBAL CINTRA, QUE FOI INSTRUMENTO NAS MAO DE DEUS. A TODOS QUE ESTAO PASSANDO POR ISSO DIGO , ENTREGA TEUS CAMINHOS A DEUS, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARÁ. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS, PAZ!

    ResponderEliminar
  148. Ola, meu nome é celia, fiz uma cirurgia dia 05.08, foi tirado um menincioma de 3,5 cm, que estava colado no seio sagital, veia mais importante do cérebro. deu tudo certo, não tive sequelas, nem dor. tive alta ontem, estou bem, um pouco inchada. se alguém quiser saber detalhes, entre em contato celiamogi@uol.com.br

    ResponderEliminar
  149. Ola, meu nome é célia, fiz uma cirurgia em 05.08, foi tirado todo o tumor de 3,5 cm, correu tudo bem, não tive dor, tive alta ontem, estava colado na veia principal, o seio sagital, mas o médico foi muito hábil. Se alguém quiser mais informações, entre em contato celiamogi@uol.com.br

    ResponderEliminar
  150. Ola Celia,
    Sinceras rápidas melhoras. Irei fazer uma cirurgia dia 02/09 para retirar meningeoma com 4.5cm que esta comprimimdo seio olfactivo. Estou super preocupada com o pós-operatório;;;; Gostava de ter seu testemunho, como está a ser o pós.operatório ?você veio para casa muito dependente dos seus familiares ou pode estar periodos sozinha ? Muita medicação e FISIOTERAPIA a fazer ? Sabe Celia, como eu não irei ter nenhum familiar comigo na recuperação estou em busca de respostas mais concretas e verdadeiras para eu me poder orientar e decidir se devo contratar uma enfermeira em permanência..... Boas melhoras e muita força. FORÇA. Ana Silvva

    ResponderEliminar
  151. Em setembro de 2012 eu comecei a perder a visão esquerda e achei q fosse somente perda de visão, fui ao oftalmo e a principio achamos q era uma inflamação no nervo optico, fiz tratamento até dezembro mas nada melhorou, então fui encaminhada ao neurologista q solicitou RM a qual foi constatado meningioma em placa no centro cavernoso ( área de difícil acesso ) , mas eu tinha que fazer a cirurgia pois o tumor estava empurrando meu olho para fora, em março de 2013 fiz a cirurgia, com muito medo, pq eu sabia que poderia ter algumas sequelas, e sempre pedi a Deus que não me deixasse com sequelas, Ele me ouviu, hj estou bem, tenho que fazer acompanhamentos periódicos pois não retirei tudo, mas tenho fé q não vai mais crescer, hj eu apenas perdi a visão esquerda, mas diante de muitas sequelas que poderia ter estou ótima, faço ainda fisioterapia na vista, para acertar meu olho, mas já esta quase normal. No inicio desesperei, mas depois confiei em Deus e fui mt valente, pois com apenas 4 dias de cirurgia meu neurocirurgião( Dr. Alfredo Jorge ) deu alta e hj só tenho a agradecer a Deus primeiramente e depois ao Dr. Alfredo q é um anjo, um excelente médico, um ser humano maravilhoso e guiado por Deus.
    Por isso não desistam nunca, tenham fé e saibam q precisamos ter mta fé, mas tb temos q acreditar na medicina, logico sempre procurem varias opnioes, mas procurem o medico e aceitem o tratamento. Fiquem c Deus. se quiserem mais alguma informação email angelasalgado1@hotmail.com

    ResponderEliminar
  152. Boa tarde a todos!
    No ano de 2010 comecei com dores de cabeça horríveis que surgiam mais no período da noite, náuseas e vómitos. Após várias idas à urgência o diagnóstico era sempre o mesmo... enxaquecas.
    No entanto, no dia 25 de Agosto de 2010, acordei com uma dor de cabeça horrível e não parava de vomitar, fui até à urgência do hospital da minha área de residência, onde entre exames e suspeitas da minha parte, já que os profissionais não conseguiam esconder a sua preocupação, por volta das 18horas disseram-me: "A TAC revelou que tem um tumor cerebral e grande...", como podem imaginar o mundo caiu-me aos pés naquele momento, fiquei 3 dias internada e com cirurgia marcada para o dia 14 setembro de 2010.
    Pois bem, nesse dia e com 28 anos de idade, deram-me a oportunidade de continuar a viver... A cirurgia foi um sucesso e fiquei sem qualquer sequela... Decorridos este 3 anos gostaria de alcançar um sonho que trago desde sempre, a maternidade, ser mãe... Contudo, segundo alguns médicos uma gravidez poderá fazer com que o tumor volte a crescer devido às alterações hormonais... Assim, neste momento não sei o que será o melhor... Se alguém tiver informações que me possam ajuda a tomar a melhor decisão, por favor enviem para: simonita_paula@hotmail.com
    Por todos os que passam por esta situação, resta-nos a esperança e aproveitar todos os momentos. Se o meu testemunho poder apoiar alguém que esteja a passar pelo mesmo, é só contactar-me via email: simonita_paula@hotmail.com
    Abraços e beijinhos

    ResponderEliminar
  153. -Ola Pessoal,Eu operei um meningioma medindo 9 x 8 lado direito,antes de eu descobrir o que era,eu sofri muito com varios sintomas,taquecardia,tontura,visao dupla,perda de memoria,fiquei sem andar,dor de cabeca ,vomitos,crise focal consulsiva no meu lado esquerdo que ficava se batendo era uma sensacao horrovel eu nao gosto nem de pensar e fora muitas coisas,dia 10 agora de Novembro fez 3 anos de cirurgia,fiquei 30 dias enternado aguardando a cirurgia,Sequelas,fraqueza muscular do lado esquerdo,perdi o equilibrio,atingiu um pouco a minha concentracao e outra coisas mais,mais mesmo assim eu continuo exercendo a minha Profissao de Tatuador,Vou deixar aqui o meu facebook (nilhenna@hotmail.com) para apoiar as pessoas que estao enfrentando esse problema,Jesus Cristo me Salvou !

    ResponderEliminar
  154. -Ola Pessoal,Eu operei um meningioma medindo 9 x 8 lado direito,antes de eu descobrir o que era,eu sofri muito com varios sintomas,taquecardia,tontura,visao dupla,perda de memoria,fiquei sem andar,dor de cabeca ,vomitos,crise focal consulsiva no meu lado esquerdo que ficava se batendo era uma sensacao horrovel eu nao gosto nem de pensar e fora muitas coisas,dia 10 agora de Novembro fez 3 anos de cirurgia,fiquei 30 dias enternado aguardando a cirurgia,Sequelas,fraqueza muscular do lado esquerdo,perdi o equilibrio,atingiu um pouco a minha concentracao e outra coisas mais,mais mesmo assim eu continuo exercendo a minha Profissao de Tatuador,Vou deixar aqui o meu facebook (nilhenna@hotmail.com) para apoiar as pessoas que estao enfrentando esse problema,Jesus Cristo me Salvou !

    ResponderEliminar
  155. Eu Rita, fiz uma cirurgia no Hospital Paulistano operei de um manigioma frontal do lado direito, foi removido tudo, conheci 3 cirurgiães que estava acompanhando meu caso, lembro um dos nomes Dr Sergio Guerreiro, e o que esta me acompanhando até hoje o Dr Eduardo Bertoline
    Passei por alguns meses com dor na cabeça, achando que era nervoso, cansaço..até que um dia comecei a sentir tonturas e aparecer algumas coisas em minha visão.
    Deus já estava me carregando no colo fazia tempo, passei num Neuro onde o mesmo me indicou fazer uma tomografia, fui fazer no dia 22/09/12, lá mesmo já fiquei, entraram em contato com o médico que indicou a tomografia onde o mesmo fez contato comigo pra procurar um neurocirurgião urgente.
    Ate que fui internada na UTI no hospital da Luz, mas não estava sentindo nada, em todo momento eu entreguei minha vida ao senhor, os médicos admiraram da situação da tomografia e eu estava normal, até que me levaram pra semi UTI e de lá fui para o quarto, onde passei o tempo todo com tranqüilidade e orando ao Senhor, recebi vários amigos, família, mas DEUS estava comigo todo tempo confortando meu coração e foi onde entrei com minha Fé e deixei ele cuidar.
    Dia 03/10/12...fui transferida para o Hospital Paulistano onde estava sendo preparada para a cirurgia no dia seguinte, antes da cirurgia a joelhei e conversei com o Senhor que seja feita a vontade dele, os médicos me disseram o risco que poderia ter, mas DEUS é maior.
    Dia 04/10/12... antes de eu adentrar a sala de cirurgia estava no quarto deitada onde comecei a sentir DEUS me operando sentir mexer dentro da minha cabeça até comentei com minha mãe esposo e tia que estava comigo, logo após vieram me buscar onde fui louvando ao Senhor ‘’ Quão grande é meu DEUS’’.
    Quando aplicaram um medicamento antes da cirurgia e perdi o ar e não vi mais nada, apenas pensei, senhor estou em suas mãos.
    Quando percebi que já estava tudo voltando normal já indo pra UTI , eu ouvi uma voz me dizendo FILHA DA MESMA FORMA QUE VOCÊ FOI , VOCÊ VOLTOU ESTA PERFEITA, abrir meus olhos e senti meus pés minhas mão mas não podia falar porque estava intubada, isso era logo após a cirurgia, minha mãe adentrou no quarto e meus esposo e tia não conseguia avisar que estava bem apenas fiz um sinal que combinei, assim que eles saíram do quarto eles tiraram o tubo, onde eu disse Tão grande é meu Deus e assim só foi alegria como DEUS é maravilhoso.
    Os médicos conversando com meu esposo e com a Tia dizendo que não era pra eles se assustar que provavelmente estaria paralizada do lado esquerdo, mas o Médico dos Médicos soprou no meu ouvido tendo a certeza que tudo estava bem...gloria a DEUS...Sou um milagre do Senhor.
    Então digo a todos vocês que vão passar por essa cirurgia ou outras o segredo é confia no Senhor por que ele tudo fará.

    ResponderEliminar
  156. Já fez um ano de cirurgia gloria a DEUS estou muito bem e agradeço a DEUS todos os dias pela minha vida, e digo a todos que a melhor coisa e entregar na mão de DEUS e confiar que tudo ele fara , DEUS é Grandioso, amo amo muito. Rita Cássia ( cassia.fusco@gmail.com)

    ResponderEliminar
  157. gente a mais ou menos um ano descobrir q tenho diagnostico de menigioma calcificado de 2,5 e confesso q fiquei assustada mais ao mesmo tempo não me despesperei me entreguei nas mãos do senhor pedir pra ele ajuda senhor me ajude a lidar com essa situação e me cure porque creio q ele pode tudo . e em um dia fazendo pesquisa na internet vir q o cloreto de magnésio um remedio natural serve para calcificação no corpo e comecei a tomar por conta propria vou repetir a ressonancia este ano e estou com muita fé q ele terá sumido.depois q fizer o exame quero voltar a este site pra dizero resultado pra vcs , nunca percam a fé pq JESUS é senhor de maravilhas.

    ResponderEliminar
  158. No final de fevereiro de 2013 tive uma convulsão de ausencia( não lembrei de nada ao me "recuperar" no hospital. E não lembro ate hoje. Minha sorte é que não estava sozinha em casa, e cai sobre meu marido que estava deitado na rede fazendo uma siesta, afinal, era uma tarde de domingo, rsrsrs). Ao fazer a ressonancia magnetica descobri um menigioma de 3,4 cm, no lado esquerdo. Mesmo sabendo que, geralmente, menigiomas são benignos, eu surtei. Perdi minha mãe a 20 anos com um tumor na cabeça (maligno) e isso me afetou bastante. Somatizei. Bem, no dia 07 de maio do mesmo ano fui submetida a cirurgia. Como meu menigioma estava localizado sobre a area da fala, fiquei com a voz comprometida por 4 meses ( no 1º mes inteligível,no 2º mes ja dominando algumas palavras, no 3º mes formando frases completas e no final do 4º mes ja com a fala restabelecida,so que precisa falar bem rapido, senão empacava, rsrsr. Agora ja tô bem). Meu médico Dr: Eduardo Portilho, foi (e é) maravilhoso.Me mandou ler, cantar e fazer palavras cruzadas para me ajudar na recuperação da fala. Deus, em sua Infinita Bondade e Sabedoria me encaminhou a ele. Minha familia... Fenomenal!! Graças dou a Deus por me amar e me deixar vivenciar e trilhar esta minha jornada junto, e com eles (filho, filhas, netos genros e nora, ale´m do meu marido). Os amigos!! Quão importantes são. Recebia(o) mensagens, ligaçoes, visitas, orações, desde o dia em que descobri meu problema, durante o periodo pré e pós cirurgicos e ate hoje. Agora estou em fase de "manutenção", rsrsr. Vou ao medico de 3 em 3 meses, ficar fazendo ressonancia de 1 em 1 ano durante 5 anos. Sequelas???!!! Só algumas dores no cranio, pois os ossos estão ainda se ajustando. E os musculos tbm, principalmente atras da orelha, pois foram, junto com o couro cabeludo, afastados do cranio para que esse fosse aberto. Fiquei meio que "esquecida" !! Minhas "memorias/lembranças recente" são frageis. Escrevo tudo no momento que vou lembrando, marcando (por ex: a consulta ao medico, marco e depois esqueci que fiz e faço novamente, rsrs). E tudo começou com dores de cabeça que não dei muita importancia. Achava que era stresse, ou decorrente do hipotiroidismo, e passei 4 anos sentido dores que não passavam, so aliviavam ao tomar analgesicos. Por isso aconselho: dores de cabeça intermitentes e sem causa diagnosticada, procure um profissional e se cuide. Saude, luz, paz e xeros proces todos!!

    ResponderEliminar
  159. Oi Gente descobri hj que tenho um meningioma calcificado ...sempre tive dores de cabeça horrenda as vezes fico por uma semana com, dor muita mesmo achava que fosse enxaqueca que era o que os medicos falavam ...foi preciso uma rm para descobrir ...estou muito assustada vou amanha levar o resultado para a neuro mas andei dando uma pesquisada aqui e vi so essa palavra tumor me deixou super tensa ...mas preciso ser forte tenho 44 anos e duas filhas que precisam muito de mim ......tenho medo das sequelas depois da cirurgia .....gostaria que me passasem suas experiencias ...obrigada ( marlene_urata@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  160. Minha irmã há 10 dias atrás descobriu, após sofrer uma convulsão no trabalho, que está com um meningioma enorme do lado esquerdo do cérebro. O tumor está comprimindo o cérebro e ela está com edema cerebral. Os médicos ouvidos não fizeram a cirurgia ainda por causa desse edema. Só que minha irmã está passando muiiito mal. Tem dor de cabeça, vômitos, não quer comer, está com os movimentos das pernas e braços comprometidos, confusão mental, falta de ar e está deprimida e chorando muito. Não sei nem o que dizer para acalmá -la.. O médico está em contato uma vez que ela está em casa. Eu estou rezando e pedindo a Deus para que ela seja operada e que tudo corra bem. Lendo os depoimentos apresentados vejo que aparecem sucessos, insucessos e casos que ficam sequelas. Estou um pouco mais esperançosa. A cirurgia dela está marcada para dia 15/05/2014.Vou relatar depois o que ocorreu. Rezem por ela!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá!!!! E como está sua irma? abc, manda noticia. ledarezzo@hotmail.com

      Eliminar
  161. Gostaria muito de saber se alguém que tem ou teve meningioma sente fincadas/choques na cabeça ou zumbido no ouvido se tiver qual tipo de zumbido?
    deixo meu email pra contato,se alguém tiver algum desses sintomas
    amandareis143@gmail.com

    ResponderEliminar
  162. Olá em 2001, descobri um meningioma, tinha fortes dores de cabeça, e os movimentos do braço direito estavam comprometidos, tinha muita dificuldade de concentração, eu na época tinha 34 anos, fiz a cirurgia e hoje estou bem, me recuperei totalmente, e estou muito feliz. Dia 03/07 volto ao médico para exames, tenho certeza que tudo vai correr bem novamente. Aos que estão passando por isso agora, peço que tenham fé, e orem muito, que tudo dará ceto.

    ResponderEliminar
  163. Olá em 2001, descobri um meningioma, tinha fortes dores de cabeça, e os movimentos do braço direito estavam comprometidos, tinha muita dificuldade de concentração, eu na época tinha 34 anos, fiz a cirurgia e hoje estou bem, me recuperei totalmente, e estou muito feliz. Dia 03/07 volto ao médico para exames, tenho certeza que tudo vai correr bem novamente. Aos que estão passando por isso agora, peço que tenham fé, e orem muito, que tudo dará ceto.

    ResponderEliminar
  164. Olá em 2001, descobri um meningioma, tinha fortes dores de cabeça, e os movimentos do braço direito estavam comprometidos, tinha muita dificuldade de concentração, eu na época tinha 34 anos, fiz a cirurgia e hoje estou bem, me recuperei totalmente, e estou muito feliz. Dia 03/07 volto ao médico para exames, tenho certeza que tudo vai correr bem novamente. Aos que estão passando por isso agora, peço que tenham fé, e orem muito, que tudo dará ceto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Cleusa, onde vc operou? Poderia indicar seu médico? Obrigada. ledarezzo@hotmail.com

      Eliminar
  165. Boa noite!!!

    Estou me recuperando de uma cirurgia realizada em junho, totalmente retirado, graças a Deus! Descobri no susto... dei entrada num pronto-socorro, lado esquerdo do corpo paralisado, sem sensibilidade e olho também. Os médicos desconfiaram e... tomografia. Daí: cirurgia! Devido ao stress pós-traumático, alguns esquecimentos têm ocorrido (meu ex- até ficou feliz, mas... me lembrei que havia terminado com ele...rsrsrrss). Hoje, continuo me recuperando e já, já, voltarei ao pilates! Força, foco e fé!
    Obs: se você têm dores de cabeça que te levam ao vômito, desconfie!!! Peça ao seu médico um exame mais detalhado!

    ResponderEliminar
  166. SUELY-
    Porque após uma cirugia de meningem fica sangrando...O meu cunhado operou da mingem e ficou sangrando por quatro meses porque sera...Tem alguem q mê esclareça fico grato

    ResponderEliminar
  167. Fique bastante informada porque tenho uma colega que está passando por esse tipo de tumor,agora mais tranquila.

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa