Cílios e Flagelos

Conhecer o próprio corpo: cílios e flagelos
Os cílios:
Os cílios estão dispostos sobre a superfície do epitélio, onde os seus movimentos ondulatórios empurram as partículas ou os fluidos numa direção constante. Encontram-se presentes sobretudo a nível do aparelho genital feminino (pavilhão do ovário, trompas de Falópio) e do aparelho respiratório (árvore bronquial e traqueia).
Forma dos cílios:
Cada célula ciliada é provida de cerca de 200 cílios, com um comprimento de cerca de 5 mícrons e uma espessura de 0,25-0,5 mícrons. Nas células de dimensões normais encontram-se ocasio­nalmente cílios mais curtos, em via de regeneração ou de substituição. A raiz dos cílios está ligada a um corpúsculo basal que tem sede no citoplasma e que produz o movimento ciliar e o coordena de forma que todos os cílios se movam em maneira homogénea.
Função dos cílios:
Os cílios batem em média 10-20 vezes por segundo com um movimento regular e coordenado que torna possível:
- a nível do aparelho reprodutivo feminino, a progressão do óvulo na trompa de Falópio e eventualmente em direção ao útero;
- a nível do aparelho respiratório, a expulsão das vias respiratórias do muco juntamente às partículas inaladas e aos 'agentes infeciosos contri­buindo assim também ao mecanismo de defesa pulmonar. A velocidade do transporte do muco varia, conforme os indivíduos, de 13 a 30 mm por minuto.
Várias doenças crónicas, assim como o fumo, os vapores ou as poeiras irritantes, danificam os cílios respiratórios compro­ metendo a sua função de limpeza. A inalação de vapores tóxicos ou muito quentes destroem os cílios com graves danos para o aparelho respiratório. No aparelho genital feminino a destruição das células ciliadas em seguida a uma infecção aumenta o risco de gravidezes extra­ uterinas ou de esteri­lidades.
IMPORTANTE:
Na natureza existem vários micro-organismos ciliados. A função dos cílios é aquela de facilitar os seus deslocamentos num ambiente líquido, por exemplo para aproximarem-se das substâncias nutritivas.
Os flagelos:
Com uma estrutura muito semelhante àquela dos cílios, os flagelos encontram-se presentes nos espermatozóides, nos quais constituem a parte mais longa (cerca de 50 mícrons).
O movimento dos flagelos é de tipo sinusoidal, como aquele de uma corda que roda sobre si mesma. Este movimento, que dá a possibilidade aos espermatozóides de se deslocarem, começa somente depois da ejaculação, quando a mobilidade dos flagelos é activada pelas substâncias prostáticas que se misturam com o esperma. Uma percentagem elevada de flagelos imóveis é sintoma de esterilidade.
Existem também numerosos micro-organismos flagelados alguns dos quais provocam doenças no homem. Entre estes parasitas, providos de 1 ou 2 flagelos (quer em permanência quer em certos estados da sua evolução), existem:
- o tripanossoma, responsável pela doença do sono;
- o Leishmania, responsável pelo kala-azar e pelas leishmanioses cutâneas que têm afetado, por exemplo, os soldados da guerra do Golfo;
- os trichomonas, que infetam o aparelho genital ou o intestino;
- os Giardia ou Lamblia, parasitas do aparelho digestivo.
Contra os parasitas flagelados são de vez em vez prescritos fármacos específicos.

7 comentários:

  1. tá muito complexo, :S

    ResponderEliminar
  2. Tb concordo!deveria estar mais resumido!
    Mas muito bom

    ResponderEliminar
  3. Está complexo, mas se resumisse mais seria mlhor

    ResponderEliminar
  4. Bom de mais, só que eu preciso mais ainda

    ResponderEliminar
  5. Boa , so que eu preciso de mais ainda para entender,

    ResponderEliminar
  6. E muita coisa, na minha cabeça, vou focar com, dor de cabeça.

    ResponderEliminar
  7. Esta ótimo. Parabéns me ajudou muito 👏

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa