Acne - causas e terapia

O que é a acne?
A acne é uma irritação crónica dos folículos cutâneos constituídos por uma glândula sebácea e por um pêlo. Manifesta-se sobretudo no rosto, no pescoço, na parte anterior do tórax, nos ombros e nas costas. A acne atinge ambos os sexos, mas é mais difusa entre os rapazes com intensidade variável de pessoa para pessoa.
A acne é favorecida por diversos factores: heredita­riedade, desequilíbrios hormonais, alimentação demasiado rica, climas frios ou húmidos, stress.
A acne produz diversas manifestações que subsistem contemporaneamente:
- os comedões, ou pontos negros, causados pela acumulação de células córneas no canal sebáceo; - as pápulas, lesões vermelhas causadas por uma inflamação de um folículo pilífero; - as pústulas, isoladas ou ao centro de uma pápula, causadas por uma infecção local; - os nódulos, ou quistos, por vezes volumosos e causa de cicatrizes.
Quais são as causas da acne?
A acne é causada por uma excessiva receptividade da pele em relação às hormonas masculinas, que se encontram presentes em quantidades diferentes em ambos os sexos. No início da puberdade, o afluxo hormonal implica uma superprodução de sebo por parte das glândulas sebáceas. Se os poros, orifícios dos canais, se encontram obstruídos por um excesso de células córneas provenientes da raiz dos pêlos, o sebo acumula­ -se: tem-se o comedão.
Algumas bactérias podem transformar o sebo em ácidos gordos que irritam os tecidos: forma-se assim a pápula. A multiplicação das bactérias provoca a formação de pus: tem-se em tal caso a pústula, ou o quisto, conforme o tamanho.
Algumas substâncias, como as vitaminas B12 e D, os corticóides, o gardenal ou o iodo podem provocar um ataque de ame. O mesmo pode acontecer com alguns produtos de uso profissional como os lubrificantes.
ATENÇÃO:
A prática do esmagamento de comedões e de pústulas com instrumentos ou com os dedos, nunca serviu para curar a acne; pelo contrário, pode acontecer que a agrave.
Terapia da acne
O que faz o médico? Considerando a acne como uma doença e não como uma condição pubertária comum, o médico deve efectuar um exame clínico completo e localizar, com a colaboração do doente, os eventuais factores que a favorecem.
O tratamento local deve em primeiro lugar permitir uma dermo-abrasão (extirpação do estrato superficial da pele). Isto obtém-se graças a lavagens frequentes com água e sabonete (preferivelmente sabonetes ácidos líquidos). Utilizam-se também soluções de álcool, de ácido salicílico ou de resorcina. Recentemente, algumas substâncias como a tretinoina foram utilizadas com sucesso. Um tratamento anti-séptico local completa a prescrição.
A terapia geral compreende antibióticos que actuam sobre a cute, como as tetraci­clinas, e por vezes hormonas femininas destinadas a equilibrar a acção das hormonas masculinas. Alguns produtos contraceptivos foram receitados no tratamento da acne das raparigas com bons resultados.
A cirurgia intervém para extrair os quistos e os nódulos ou para remediar as cicatrizes antiestéticas. As técnicas de peeling, planning ou de limpeza, se praticadas com cuidado e competência, restituem a quem está sujeito à acne um aspecto normal.
A acne é grave?
A acne, em si, não é grave porque raras vezes prejudica a saúde física. Não se deve no entanto transcurar as consequências psicológicas, que podem conduzir a insucessos escolares, profissionais ou sentimentais. Uma terapia precoce e bem conduzida é portanto absolutamente preferível à negligência.
Como evitar a acne?
A acne não pode ser verdadeiramente evitada; pode-se no entanto combater contra todos os factores que a favorecem ou a agravam:
--> mantendo uma higiene da pele rigorosíssima;
--> fazendo exercícios físicos que provocam transpiração, seguidos de uma cuidadosa limpeza;
--> bronzeando-se ou expondo-se modera­damente a lâmpadas de raios ultravioleta;
--> evitando uma alimentação demasiado rica e alguns alimentos como chocolate, fruta seca, queijo;
--> evitando o abuso ou a utilização inadequada de cosméticos.

2 comentários:

  1. Boas informações, para um problema que inferniza a vida dos adolescentes principalmente. Abraços

    ResponderEliminar
  2. Para restaurar a pele e preencher as cicatrizes que ficaram com a acne, eu sugiro que consulte seu dermatologista para a aplicação de ácido Poli-L-Láctico PLLA, denominado comercialmente como SCULPTRA. Vai deixar seu rosto renovado!
    visite www.sculptra.com.br

    Abraços
    Janaina de Mello Mattos
    RJ
    Consultora Sculptra
    janainademello@hotmail.com

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa

Veja também outros links:

Parceiros

Tedioso: Os melhores links Uêba - Os Melhores Links À toa na Net Seus links em um só lugar!
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!