Bullying: violência nas escolas

Bullying: o que é!
O "Bullying" é um termo de origem inglesa, que significa a agressão física ou psicológica, de forma intencional, praticada repetidamente por um aluno ou grupo de alunos sobre um colega ou grupo de alunos mais frágil.
Trata-se de um comportamento que assenta numa relação desigual de poder entre os intervenientes; ocorre repetidamente e de uma forma hostil e os alunos considerados alvos têm, normalmente, uma ou outra característica que os diferencia dos demais (usam óculos, são obesos, são os melhores ou os piores da turma, vestem ou pensam de maneira diferente, entre muitos outros motivos).
Entre as crianças e os jovens, o “bullying” pode assumir proporções graves e reflectir-se num comportamento anti-social com consequências muito sérias para o futuro, quer para os alunos agressores quer para os alunos agredidos.
Os diferentes tipos de Bullying
O "bullying" pode ser classificado de duas formas: o directo, através de violência física e o indirecto, através de agressão moral.
As crianças e jovens alvos de "bullying" são sucessivamente colocadas pelo aluno agressor em situações embaraçosas e são vítimas de alcunhas ofensivas, ameaças, discriminação, isolamento e exclusão grupal, perseguição, assédio, humilhação verbal, roubos e, por vezes, agressão física e vandalismo ou destruição dos seus bens (livros, roupas e outros pertences).
Um outro tipo recente de "bullying" é o "cyber-bullying". Neste caso, são utilizadas as novas tecnologias da informação para insultar e intimidar (por exemplo: mensagens electrónicas a colegas com o intuito de os difamar e intimidar).
Os efeitos directos do "bullying" nas escolas
O sexo masculino é o mais propenso ao "bullying", especialmente ao directo, Porém, este problema também afecta as raparigas, usualmente através de práticas de difamação e exclusão de grupos.
O "bullying" ocorre mais facilmente em escolas com uma deficiente supervisão por parte dos adultos, seja pelo número insuficiente de auxiliares de educação ou pelo excesso de alunos, e em escolas onde não há um devido acompanhamento lúdico e cultural nos intervalos e tempos livres.
Quando os alunos agressores têm condições para continuar a exercer o seu poder, todos os outros acabam por ser, directa ou indirectamente, afectados. A ansiedade e o medo acentuam-se genericamente, quando os comportamentos agressivos não trazem quaisquer consequências para os alunos que os praticam.
A falta de preparação das escolas para estes casos é problemática, Os professores assistem, muitas vezes, a actos de violência de origem pouco perceptível, que acabam por ser resolvidos com castigos a ambas as partes envolvidas. O aluno, considerado vítima, é punido por distúrbios que não causou e sente-se, geralmente, injustiçado podendo mais tarde também ele vir a ser o causador de novos distúrbios.
Principais características dos alunos envolvidos no "bullying"
Além da predisposição genética para a agressividade, algumas condições familiares podem favorecer o desenvolvimento da violência nas crianças e jovens. Os autores de "bullying" são, normalmente, alunos pertencentes por vezes a famílias com um relacionamento afectivo desequilibrado, onde os pais afirmam a sua superioridade através de comportamentos agressivos, verbais ou físicos, ou têm excesso de tolerância e permissividade na educação dos seus filhos.
Os alunos vítimas de "bullying" são, geralmente, jovens tímidos, inseguros e sem recursos físicos para se defenderem. Consequentemente, poderão baixar o desempenho escolar e tentar evitar a escola, abandonando-a precocemente. Em casos mais graves, chegam mesmo a entrar em estados depressivos.
Há ainda os alunos que são testemunhas de "bullying", que assistem e convivem com esse tipo de violência entre colegas, mas que evitam falar sobre o problema, sob pena de poderem ser as próximas vítimas, ou então porque não acreditam na capacidade da escola para intervir. Apesar de não sofrerem directamente as agressões, podem sentir-se incomodados e inseguros perante o sofrimento dos seus colegas (vítimas), o que também pode ser motivo de transtorno psicológico.
Principais consequências
Se não forem desencorajados, os alunos causadores de "bullying" poderão manter esse comportamento ao longo de toda a sua vida, seja em ambiente doméstico ou profissional, tornando-se indivíduos anti-sociais, violentos e, por vezes, criminosos.
Os alunos vítimas de "bullying" podem reagir de formas diferentes, consoante a sua personalidade e os seus relacionamentos familiares e sociais. Alguns, poderão não superar os traumas sofridos na escola e crescer com sentimentos negativos em relação a si próprios. Em idade adulta, poderão sentir dificuldades de relacionamento e até acabar por adoptar um comportamento agressivo sobre alguém que considerem mais frágil. Alguns casos extremos podem, inclusivamente, conduzir ao suicídio.
Como saber se o seu educando pratica ou é vítima de bullying
É difícil ter essa percepção, a não ser que o seu educando relate os acontecimentos ocorridos na escola. A maior parte dos actos de bullying ocorre na ausência de adultos e, muitas vezes, de forma dissimulada. A maior parte das vítimas não fala sobre a situação com os professores ou os pais/encarregados de educação, acabando por encarar a escola como um local de perigo e não de aprendizagem.
Para atenuar esta situação tente aperceber-se se existe algum sinal de "bullying" no seu filho/educando, ou seja: por exemplo, se ele é agressivo para consigo ou para com os irmãos ou outros familiares em casa sem aparente explicação ou se é excessivamente submisso. Fale com ele abertamente, para saber se se sente bem na escola. Faça­ -lhe perguntas sobre os colegas, se tem muitos ou poucos amigos e se testemunha ou é alvo ou autor de agressões físicas ou psicológicas. Mostre-se disponível para o ouvir e aconselhar. Desencoraje sempre a violência, seja como agressão, seja como defesa.
Entre em contacto com a escola e procure saber a opinião dos professores sobre o seu filho, ou seja: se ele é sociável ou se é tímido e tende a isolar-se, ou se, pelo contrário, é violento para com os colegas.
Como enfrentar o problema?
-->às crianças/jovens alvos de "bullying": aconselhe-as a ignorar as alcunhas e as intimidações morais, a cultivar amizades com colegas não agressivos, a evitar, os locais de risco na escola e a apresentar queixa aos professores, sempre que necessário. Se possível, fale com o Conselho Executivo da Escola ou com um professor que lhe pareça mais sensível ao problema e que possa acompanhar a situação, por exemplo: o Director de Turma.
-->às crianças/jovens autores de "bullying": evite os castigos e as punições físicas, que só desencadearão mais violência' Aconselhe-os a controlar a sua irritabilidade e a ocupar os tempos livres com actividades lúdicas de que gostem (desporto, jogos, música). Explique-lhes, insistentemente e ao longo do tempo, que a amizade com pessoas de diferentes personalidades pode trazer benefícios e aprendizagens úteis.
-->às crianças/jovens testemunhas de actos de "bullying": encoraje--as a intervir em defesa da vítima, fazendo queixa a um professor e não sendo conivente para com o agressor, de modo a tentar desencorajá-lo.
Identificar e tratar este problema em tempo útil, envolvendo os alunos agressores, alunos agredidos, testemunhas, professores e pais ou encarregados de educação, é, portanto, essencial como forma de prevenção e redução de casos deste flagelo social.

98 comentários:

  1. adriano de sousa santos20 de novembro de 2009 às 18:39

    Noutra oportunidade enviei um comentário, e não foi publicado. o que aconteceu?
    Adriano de Sousa Santos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comentário passa por uma avaliação antes d ser publicado...
      ;-)

      Eliminar
  2. oi esso é muito iteressante mais nao mim ajudou a fazer o meu trabalho
    BEIJÃO
    HITALA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é pq vc é burra, se diz "não ajudou eu fazer o meu trabalho" sua otaria

      Eliminar
    2. ''sua otária'' isso também é Bullying

      Eliminar
    3. Conteúdo muito interessante,porém não ajudou com que eu realize minha tarefa.
      MODO CORRETO !!!!!

      Eliminar
  3. EU SEI QUE ESSAS CRIANÇAS QUE SOFREM BULLING SOFREM DEMAIS MAS TEM UM JESUS QUE PODE AJUDAR TODAS ELAS.

    ResponderEliminar
  4. era pra existi a lei contra bullying por que todos seres humanos ate mesmo animal tem defeito se vc nao tem pode ter certeza desse mundo vc nao ééééééé....

    ResponderEliminar
  5. era pra existi a lei contra bullying por que todos seres humanos ate mesmo animal tem defeito se vc nao tem pode ter certeza desse mundo vc nao ééééééé....

    ResponderEliminar
  6. Muito Obrigado Vcs me ajudaram muito no meu trabalho escolar como muitas crianças eu já fui vitima de bullyng!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tambem so pq eu sou gordo

      Eliminar
    2. eu tbm só pq eu sou ruiva de cabelo enrrolado

      Eliminar
  7. show de bola esse site .. tem bestante conteúdo falando exatamente do q eu estou precisando para o meu trabalhoo escolar .. espero tirar uma nota boa .. valeu !!!

    ResponderEliminar
  8. muito legal esse site,
    me ajudou muitooo a fazer meu trabalho!
    valeu

    ResponderEliminar
  9. muito bm esse site..........ele ajuda muito as pessoas

    ResponderEliminar
  10. isso nao m ajudou em nada mais é intefrsante pra quem tem esse tipo de bullying quem sofre com isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso ajuda muito eu já sofri bullyng na escola todos mi chamava de girafa mais um dia eu dei um chega pra la neles

      Eliminar
    2. quem sofre não acha graça

      Eliminar
    3. Isso é amais pura verdade alguns agressores achao que agent gosta d ser humilhado

      Eliminar
  11. Meu filho sofreu bullying por ser hiperativo por vários anos de colegas e professores hoje fazendo um trabalho sobre violência para o curso que faço me emociona ate em sala de aula qdo vejo o qto ele sofreu. hoje vejo estes mesmos colegas e filhos destes mesmos professores lutando contra o vicio das drogas. castigo ? fico pensado ...e ainda peço a Deus por eles.

    ResponderEliminar
  12. Sofro bullying na minha escola porque eu me visto da minha maneira, da maneira que eu gosto. Eu tenho 14 anos o cabelo bem curtinho e gosto de usar calcoes e calcas largas e tixerts ta eu sei que o meu estilo e María rapaz, mas Isso n da o direito a ninguem de dizer que eu sou lesbica. Os meus colegas comecaram a inventar um monte de barbaridades dizendo k eu estou apaixonada por uma menina da minha turma e n e que a menina agreditou e pos isso na cabeca, num día de aulas ella pediu um lapis e eu ofereci o meu a garota n asseitou o meu lapis no outro día ña aula de educacao física o prof colocou nos duas para fazer um exercicio a dois e ela pedio par mudar de par pk ela n quería ficar cmigu mas o pior aconteceu ña aula de lingua p a prof pedio para nos sentarmos em grupo e um por um tinha k s levantar pra cntar uma piada ela contou uma muito engfacada eu rindo coloquei a mao no ombro dela e desse vc e muito engracada, a garota pirara lenvantou e disse bm alto para de m assediar eu n gosto de mulheres eu gosto de homem poe isso ña tua cabeca e todo mundo ficou a rir a professora teve k chamar os meus país e os país dela. Ja ña directoria cm os nossos país la e a directora a garota disse que amo ela e ando assediando ela!! Mas o que mas m maguou foi que knd eu cheguei em casa os meus país me perguntaram se eu gosto de meninos ou de meninas. Eu n sei s eu gosto d homem ou de mulher mas s eu gostar de mulher o ke k tem? Qual e o problema em???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha escola eu tbm sofro bullying sò pq sou magra ficam rindo de mim edizendo olha là vai a oliviapalito; vamos lutar para isso acabar pois ninguem é perfeito

      Eliminar
  13. Gostei muito da mensagem que o artigo passou
    Natália Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi wleu esse artigo vai me ajudar no trabalho da escola,achei muito interessante e fik a dica.

      Eliminar
  14. amei o sitie esclareceu minhas ideais

    ResponderEliminar
  15. legal esse negosso me ajudou ao trabalho de escola !!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Fiiiz meu trabalho de ingles em cima de um depoimentoo

    ResponderEliminar
  17. adorei estas dicas me ajudou muito nas atividades da escola e ate tirei um 10...

    ResponderEliminar
  18. eu ñ sei quem foi q escreveu aquele comentário q ficam falando q vc é lesbica , eu sei uma solução pra vc se vc é daqui de guará vai na igreja universal do reino de deus e fala q vc quer falar c a rafaela do tf teen vai no domingo nove e meia da manhã e nós vamos te ajudar , o tf teen é um grupo de pre-adolescente q fala da palavra de deus tem gincana e muito mais vai pra vc conferir se vc é de outra cidade vai na igreja universal e fala q vc quer saber do tf teen e eles vao te ajudar xau espero q vc vai e q deus te abençõe

    ResponderEliminar
  19. e muito bom prevençao contra bullying

    ResponderEliminar
  20. bullying é muito ruim tomem cuidado qualquer um pode ser um bully ''valentão''

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sofro bullying mim chamaram de loira do banheiro

      Eliminar
  21. Gosteei mt teim tdo oq eu quero p/ fazer meu trabalho escolar.
    valeeu tenho qualzer toda serteza q vai me ajuda!
    bjs abraços.....

    ResponderEliminar
  22. Isso não e certamnete o que eu queria mais serviu

    ResponderEliminar
  23. eu achei muito bom,,,eu sou contrar a briga de escola só que as escolas tdm tinham que ajudar ter mais sigurança a minha escola e cercado de siguranças e vigia!

    ResponderEliminar
  24. o termo de bullin e o sentir do outro lado da pessoa

    ResponderEliminar
  25. oi galera isso me ajudou muito no trablho
    brasil

    ResponderEliminar
  26. o asunto bullying er muito importante na minha escola sempre aconteçe agora como li sobre o assunto vou pasar a todos na escola e procurar para fazer palestras

    ResponderEliminar
  27. obrigada pelo texto informativo!!

    ResponderEliminar
  28. adoooreiiiiii essee blog.......è muitooooo feraaaaaa isso bjssssssss tchauuuu

    ResponderEliminar
  29. sofro bullying e isso e muito ruin eles me batem e michaman d cabelo d rato e dizem q c eu fa eles me bateim mais ainda

    ResponderEliminar
  30. que coisalouca as criança podento estuda vai fazermaldade um com outro beijosss

    ResponderEliminar
  31. gostei muito obrigado pelo texto

    ResponderEliminar
  32. gostei muito do seu depoimento tomara que deus te ajude pk tem pessoas k se axa um valentao e por fim nao e nada valeuuuuuuuuuuu beijao...
    tem pessoas inocente nesse mundo gente para k tanta briga ser sivilizado e um bom cidadao e a melhor koisa...

    ResponderEliminar
  33. graças a deus por inkuanto nao sofri nenhum bullyng tomara k vx nao sofra mais

    ResponderEliminar
  34. eu gostei por que e para evitar
    por que muitas pessoas sofrem "bullying"
    em suas escolas!

    ResponderEliminar
  35. sofro ameacas constanyes na minha escola e ja começo ter medo de ir para a eecola todas as minhas amigas as ajudam e ainda por cima a rapariga que me quer bater tem 1.75 e muito forte para os lados tenho tanto medo do que ela e capaz de fazer que so de a ver fico loga com vontade de me vir embora ... NAO SEI COMO EI DE RESOLVER ISTO ...
    PRECISO DE AJUDA RAPIDO..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. primeira coisa que voce deve fazer é avisar seus pais e os professores e diretores da escola, pra eles estarem cientes disso, peçam pra eles irem conversar com os pais da garota, isso com certeza vai ajudar a resolver o seu problema ! felizmente nunca sofri bullying mas entendo que deve ser uma coisa horrivel se sentir ameaçada, mas vai passa meu anjo pode ter certeza, mas nao deixe essa historia passar em branco, senão so ira piorar essa situação, ti desejo tudo de bom e que Deus ti abençoe, tudo vai dar certo (: beijos

      Eliminar
  36. e eu vir uma historia na net de uma menina que morreu por causa do bulling

    ResponderEliminar
  37. ESSAS PESSOAS QUE SOFREM DE BULLYNG DEVE DENUNCIAR PQ BULLYNG EH CRIME!!!!!!

    ResponderEliminar
  38. ESSE TIPO DE COISA EH RUIM PARA A POPULAÇAO PQ O MUNDO FICA REVOLTADO POR CAUSA DAS CRIANÇAS Q SOFREM DE BULLYNG DIGA naõ BULLYNG.




    ResponderEliminar
  39. TEM Q DENUNCIAR E FAZER UMA LEI CONTRA O BULLYNG NÉ VERDADEEE?????

    ResponderEliminar
  40. faço curso pos fundamental num escola do estado com pessoas ja maiores de idade...sofro muito com piadas e empricancia de 3 alunos pelo fato que sou estudiosa e sempre faço perguntas aos professores e pesso para passar deveres de caa como exercicio pra fixar a materia...n sei mais o que fazer pois naum falo nada n tenho amigos na sala sento sozinha logo a frente do professor pra evitar mais constrangimentos.......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. querida, simplesmente ignore esses comentarios maldosos, isso é tudo RECALQUE de voce ser inteligente e eles não, informe isso aos seus professores e a seus pais, eles irao ti ajudar, mas não deixe essa historia ir adiante, corte essas intimidações, e o principal não tenha medo deles, seje forte e fique de cabeça erguida (: beijos tudo de bom

      Eliminar
  41. bom d+ gostei mt vaie sair no meu trabalho da escola

    ResponderEliminar
  42. gosteii muito desse site e muito claro da pra vc entendd bem e tt noção do q e bullying.....
    eu acho muito tristt qndo algm ehh descriminado pensoo q e pq gent naum tem oq fazer daii vaii fala mal das pessoas uma coisa muito feiiaaaa
    bjiim

    ResponderEliminar
  43. adorei esse negossio ele juda as pessoas a nao pro que outras pessoas felem e tenho uma maiga que ela sofria BULLYNG a inda bem que ela nao sofre

    ResponderEliminar
  44. muitas pessoas sofren cm bullying e ninguem sabe

    ResponderEliminar
  45. EU AMEI ESSE TEXTO FALA DE CRIANÇAS QUE SOFRM DE BULLYING EU JA SOFRI BULLYING E SEI O QUE E ISSOMUITO BEM MAS DEI A VOLTA POR CIMA A SOOU FELIZ

    ResponderEliminar
  46. fiz o meu trabalho de religião com este site, ajudou muito ;DD beijos

    ResponderEliminar
  47. nossa muito interessante falar sobre esse assunto meu irmão já passou por isso e foi muito chato

    ResponderEliminar
  48. as vezes os professores nao ligam ao que os alunos dizem eu bem que tento falar com a minha directora de turma mas ela diz que fala com as alunas mas as vezes falar e muito pior hoje estou aqui a escrever por estar cheia de mesdo por causa delas tenho tanto medo que nao sei o que fazer se tento me esconder nos blocos da escola os continus naon me deixam la estar O QUE DEVO FAZER PRECISO MESMO DE AJUDA

    ResponderEliminar
  49. eu ja sofri de bullying ate o meu melhorajudou por gomas

    ResponderEliminar
  50. Minha filha sofreu bullyn,a escola particular classe media,primeira vez avisei a uma professora,a mesma não fez nada ,segunda vez minha filha reclamando,fui a escola a diretora disse que iria falar com o agressor,no diga seguinte minha filha não queria mais ir a escola ,acompanhei ela ate a escola a direitora me deixou 1 hora esperando,fui embora pra casa,e minha filha ficou .Ligaram da escola minha filha estava aos prantos chorando...depois mais calma conversei com ela e descobri que o agressor seria neto da diretora...Pedi transferencia no outro dia pior a safada,dessa diretora me liga e diz que o coitado é inocente...nossa fiquei indignada....mas acredito que aja justiça e ela a de prevalecer,esse agressor vai mexer com o filho de um poderoso ai sim sera feito algo e a justiça sera feita!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justiça será feita, corri o errado (: beijos

      Eliminar
  51. Hoje descobri que minha filha está sofrendo com o bullying, e o pior é que a menina que está fazendo isso é orientada pela própria mãe. Acho que o maior problema hoje são as famílias desestruturadas que incentivam o filho a não ser "bobo". Amor em casa não existe então vão bater naquele que é feliz. Vou trabalhar muito para penalizar os responsáveis por essas crianças, pois eles são criminosos da pior espécie.

    ResponderEliminar
  52. o bullyng e so os frcos que fazem pq querem se achar mas sao mas uns boboes perambulando pelo mundo.

    abraço a todos

    se voce sofre bullyng conte nao tenha medo

    ResponderEliminar
  53. bullying é mal na minha escola acontece muito...

    ResponderEliminar
  54. e coitadas das crianças que so fren bullyg nas escola

    ResponderEliminar
  55. esse site foi um dos melhores que achei tem conteúdo adorei bejo ?

    ResponderEliminar
  56. adorei esta pagina explica muito o que e bullying!

    ResponderEliminar
  57. me ajudou e mt!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  58. esas informacoens ajudadram muito no meu trabalho

    brigadao

    ResponderEliminar
  59. gostei me ajudou muitoo ! Bulliyng realmente eé super baixo astral totAlmente ridiculo

    ResponderEliminar
  60. eu acho iso uma verggggonha pra q faser iso ne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois e deviram parar com isso um vergonha para o pais ...

      Eliminar
  61. esse site vai me ajudar muito na lição escola.
    deve ser muito dificil superar o bullying....

    ResponderEliminar
  62. o bullying e horivel pk existi milhares de pessoas que sofrem por causa disso sofre agressoes verbais as pessoas que pratican bullying tem que sofrer pk ninguem agenta ser maltratado que nem cachorro sai bullying .

    ResponderEliminar
  63. Eu tenho um colega que sofre bullying, os outros meninos da minha sala batem nele, empurram, xingam....
    Nao concordo com isso e a vitima nao faz nada para se defender... nem ao menos contar a diretora ou aos professores! ele acaba ficando com mdo....
    ja falei cm os outros mennos para pararem cm isso mas parece qe eles querem ter o prazer de fazer o outro sofrer;;;;;

    ResponderEliminar
  64. A Abrace - Programas Preventivos trabalha por uma mobilização educacional, política e social, para juntos combatermos o bullying e a violência escolar, e mudarmos a realidade das escolas brasileira. Apresentamos uma engenharia de transformação social, visando não só a aplicação de um programa de prevenção, mas a instauração de uma nova concepção de escola.

    Conheça mais sobre o nosso projeto: www.programasabrace.com.br

    ResponderEliminar
  65. bom conteúdo muito interessante, o bullying e horivel pk existi milhares de pessoas que sofrem por causa disso sofre agressoes verbais as pessoas que pratican bullying tem que sofrer pk ninguem agenta ser maltratado que nem cachorro sai bullying . assistem animes XD

    ResponderEliminar
  66. Muito bom o conteúdo . adorei . Na minha escola tem um garoto surdo e um gay bem assumido . Tenho certeza q eles n sofrem bullying sao bem resolvidos . O surdo é da minha sala, ele é meu melhor amigo . todos ajudamos ele de uma forma tão legal . Os professores ficam muito orgulhosos do nosso empenho .

    ResponderEliminar
  67. estou fazendo um trabalho sobre bullying no colégio onde estudo...faso parte de um grupo de alunos nos temos 2turmas do colégio para visitar e explicar oq e o bullying para eles estou no terceiro ano do ensino fundamental a primeira turma q fui conseguimos trabalhar bem cm eles foram bem patiçipativos já na outra turma deu pra perceber q os alunos agressores levam o bullying na brincadeira tive q investir pesado neles eexpliquei q para vitima ñ e assim apessoa vitima do bullying pode se tornar um adulto agressivo podendo matar seus agressores como já vem acontecendo ou ate se suicidar expliquei q isso e coisa seria a maioria dos alunos riam do nosso trabalho então resolvi passar um vídeo sobre um pessoa vitma por 11anos o vídeo era de dar medo eles ficaram surpresos com os sentimentos de uma pessoa vitima dessa pratica quando o vídeo terminou eu dc vcs querem acabar cm uma vd e levar isso pra sempre na coçiensia tds ficaram quietos logo depois eu passei outro videosobre um garoto q sofre bullying pq tm as orelhas grands alguns alunos riam e olharam pra mim pq eu tbm tnho as orelhas grands na hora senti vergonha mais ñ fikei quieta dc o qtinha ora dzer e sai o professor da sala mandou alguns alunos pra diretoria so q se eles ñ mudarem oq vai adiantar td esse esforço eu tava la pra dize q o bullying ñ dv se fazer e acabei por alguns segundos virando uma vitima sera q a sociedade ainda tem jeito eu to tentando fz a minha part mais sera q eu consigo isso sozinha temos q nos unir pra acabar cm essa pratica em qualquer ambiente eu tenho 16 anos e já tenho uma filha sei q e um pouco dos padrões ser mae nessa idade mas ñ quero q quando minha filha estiver estudando encare a escola como perigo por conta do bullying e isso ae gnti vamos dizer ñ ao bullying e se vc for uma vitima ñ se cale conte pr alguém de confiança e se vc for ama dessas pessoas q presencia essa pratica denuncie bullying e crime e existem leis contra isso já se vc e um praticante pense bem ants de praticar isso d nv ou vc vai querer ter o peso d uma vd destruída na consiençia...........

    ResponderEliminar
  68. nao acho certo fazerem bullyng com crianças indefezas que nao se defendem mas diga vamos fazer bullyng mas vamos ganhar oque em troca quem responde essa ???????

    ResponderEliminar
  69. nao sofro bullyng mas reso para as pessoas e crianças nao sofrerem

    ResponderEliminar
  70. oi gente sou sheila tenho 15 anos e sofro bullying,muitas vezes chego machuca em casa mais nao falei para mnha mae que sofro do bullying ,tenho mt medo de sair para escola e fikar na rua me isolei de tudo e de todos esse site me ajudou mt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não fuga disso, é a pior coisa, assim voce esta mostrando pro agressor que o que ele esta fazendo contra voce esta surtindo efeito, e assim so torna as coisas piores, não tenha medo e informe a sua mãe, ela com certeza vai procurar um meio de ti ajudar, mas nao deixe de viver bem por causa disso, corra atras da sua felicidade, e nao deixe que pessoas mau amadas estraguem isso ! ti desejo tudo de bom, que Deus abençoe voce e a sua familia, tudo vai dar certo (: beijos

      Eliminar
  71. não e melhor fugir enfeta isso

    ResponderEliminar
  72. Eu compreendo porque é que muitas das vezes não contamos o nosso sofrimento aos nossos pais... O nosso medo do agressor é tao grande, que pensamos que, contando aos nossos pais, eles também se poderão magoar com o poder do agressor. Mas isso é TOTALMENTE MENTIRA! É apenas o nosso medo que nos faz pensar assim. Hoje tenho 28 anos, mas sofri, de certo modo, com bulling na adolescência. Foi um pouco por arrasto, pois as agressoras não suportavam a minha melhor amiga e acabei sendo incluída nisso. Sofri muitas vezes com as ameaças que me faziam e não conseguia ficar tranquila, só a pensar que essas miudas estúpidas as poderiam cumprir. Mas estes pensamentos estavam todos errados. Nunca contei a ninguém os meus medos e as minhas angústias, sofri sempre, sempre sozinha. E isso fez-me muito mal e transformou a minha pessoa. Mas os anos passaram, hoje em dia sou feliz e vejo as vidas miseráveis e tristes que essas pessoas que faziam ameaças e se sentiam muito superiores, hoje têm. E passo por elas com toda a coragem e superioridade que sinto hoje em dia em relação a elas. Um dia julgaram-se muito superiores a mim, mas hoje em dia, elas não têm qualquer valor nem importância na minha vida.Não são nada. E acredito sinceramente que as próprias, quando olham para mim e para as coisas que fizeram, também se sentem bastante arrependidas e pensam: "Mas como fui estúpida! Mas porque é que fazia aquilo?!" Por isso, meninas, tenham muita coragem, falem com os vossos pais, irmãos mais velhos ou familiares. Não sofram sozinhas e em silência porque isso é terrível e pode magoar-vos e transformar-vos para sempre. Quem vos ameaça e faz mal, não é assim tao poderoso quanto nós julgamos. O nosso medo é que transforma e enaltece tudo de mau. Mas enfrentem e procurem toda a ajuda que puderem. Não continuem a passar por isso. Espero que o meu testemunho e as minhas palavras tenham sido, de alguma forma, úteis. Se conseguir ajudar pelo menos 1 pessoa, já ficarei muito feliz por se menos uma alma infeliz. Um beijo enorme e coragem para todas/os

    ResponderEliminar
  73. Este texto e muito interrsante e me ajudou a fazer meu trabalho para a feira cultural da minha escola.

    Brigadão.

    ResponderEliminar
  74. isso tem q acabar diga não ao bullying

    ResponderEliminar
  75. Me revolto e me entristeço com esses tipos de bullying! Isso tem que acabar!

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa