Nefrose e Hidronefrose: causas e terapia

O que é a Nefrose
A nefrose, ou síndroma nefrótica, é uma perturbação renal aguda ou crónica que consiste numa lesão degenerativa do rim.
Os rins contêm um grande número de pequenos canais, cuja função é recolher os produtos residuais transportados pelo sangue. Estes canais, denominados nefrónios, são compostos por um glomérulo, enovelamento de vasos sanguíneos enrolados à volta de um túbulo.
O líquido recolhido nos túbulos renais contém vários tipos de sais e produtos residuais transportados pelo sangue; pode conter também proteínas, que no caso de nefrose atravessam o glomérulo e passam para a urina, provocando a albuminúria (presença de albumina na urina). Quando o sangue é pobre em proteínas, existe uma tendência à acumulação de líquido nos tecidos, com consequente aparecimento de edemas.
As causas da nefrose
A nefrose pode ser a consequência de um estado inflamatório do rim após infecção bacteriana ou viral.
Esta, também, pode ser uma reacção a substâncias tóxicas. As mordeduras de serpentes e algumas picadas de insectos venenosos podem deteriorar os rins provocando uma nefrose. As afecções do tecido conjuntivo e as doenças auto-imunes podem ter repercussão semelhante nos rins.

Fig. 1 - A síndroma nefrótica é uma doença que altera o funcionamento dos rins. O rim é constituído por numerosos nefrónios, pequenos canais que recolhem os produtos residuais transportados pelo sangue. Os vasos sanguíneos enrolam-se à volta dos túbulos formando unidades nas quais se efectua a troca sangue-urina.

SINTOMAS:

-->Albumina na urina;
-->Edemas;
-->Sequestração de líquido no abdómen;
-->Dificuldade respiratória;
-->Fraqueza muscular;
-->Cansaço;
-->Anemia.
Terapêutica da nefrose
Quando se deve consultar o médico
Deve-se consultar o médico em caso de dificuldade de micção, moinha na região lombar, pálpebras inchadas ou edemas.
O trabalho do médico
Para diagnosticar a nefrose, o médico requisita várias análises do sangue e da urina, ecografia e, eventualmente, outros exames de imagem. A biopsia do rim pode ser necessária para confirmar definitivamente o diagnóstico.

Fig. 2.

Terapêutica da Nefrose
Só os sintomas podem ser tratados. Quando a urina tem um conteúdo demasiado elevado de albumina, verifica-se uma carência de proteínas no sangue, pelo que se pode prescrever uma dieta com elevado conteúdo proteico. O mau funcionamento do rim, muitas vezes, é tratado com uma dieta pobre em sódio para evitar a retenção de água. No mesmo sentido, também, podem ser usados alguns diuréticos. Quando a nefrose está associada a um estado inflamatório, pode estar indicada a administração de corticóides. Os imunossupressores só podem ser administrados sob controlo médico rigoroso.
Evolução da Nefrose
Quando existem grandes perdas de proteínas, sucede o edema (inchaço) que se pode generalizar. O paciente manifesta dificuldade respiratória, anemia e hipertensão. A evolução da nefrose varia de acordo com a causa da doença. Nas formas primárias, em princípio, a cura requer algumas semanas de terapêutica. A evolução nas formas secundárias a outra doença é determinada pela evolução da causa originária.
A nefrose é grave?
A nefrose pode levar à insuficiência renal crónica, uma perturbação grave que pode obrigar a diálise ou a transplante renal.
O que é a Hidronefrose
A hidronefrose é uma doença dos rins que compreende a dilatação dos canais evacuatórios de urina. A função destes canais é aquela de recolher a urina e encaminhá-la em direcção às vias urinárias. Estes atravessam o rim e formam os cálices que desembocam na pélvis renal, ponto de junção entre o rim e o uréter.
A dilatação manifesta-se quando um obstáculo ao longo das vias urinárias impede o defluxo normal do líquido: determinam-se assim um aumento da pressão e o consequente crescimento do volume da pélvis, dos cálices e dos canais internos do rim, que podem danificar seriamente o tecido renal. O rim, que se tornou um saco inchado de urina, já não pode desempenhar a sua função de depurador.
Geralmente, a hidronefrose atinge somente o rim afectado por uma obstrução e pode ser envolvido todo o órgão ou só uma parte deste. Mas existem também - sobretudo nas crianças ­ algumas formas nas quais uma anomalia congénita ou uma falta de tónus e de mobilidade da pélvis provocam uma hidronefrose bilateral.

Fig. 3 - (1) Secção de um rim são. O tecido renal é indemne. (2) Secção de um rim afectado por hidronefrose: as vias de defluxo da urina (cálices e uréter) estão dilatadas. Esta dilatação pode danificar gravemente o rim e se é bilateral pode levar a insuficiência renal.

As causas da Hidronefrose

A causa mais frequente é um obstáculo ao longo das vias urinárias, entre o rim e a bexiga: um cálculo, a obstrução ou a torção de um uréter, uma doença da bexiga. O obstáculo também pode ser representado por uma anomalia congénita das vias urinárias.
SINTOMAS:
-->Dores lombares;
-->Sangue na urina;
-->Anemia;
-->Cansaço;
-->Hipertensão;
-->Dores gástricas e intestinais;
-->Náusea;
-->Perda de peso;
-->Infecções urinárias repetidas.
Terapia da Hidronefrose
Quando se deve consultar o médico?
Numerosos sintomas podem induzir a consultar o médico: dores lombares imediatamente por baixo da arcada costal, presença de sangue na urina, infecções urinárias recidivantes, anemia e cansaço. Por vezes, são alguns exames de screening ou de controlo a chamar à atenção: anomalias químicas da urina ou do sangue, por exemplo, o exame de controlo de cálculos renais precedentemente diagnosticados.
O trabalho do médico
O médico prescreve análises do sangue e da urina e uma radiografia ou uma ecografia e eventualmente uma TAC para conhecer a extensão exacta da hidronefrose, a sua eventual causa e os seus efeitos sobre o funcionamento do rim.
A terapia da Hidronefrose
A primeira tentativa deve ser aquela de remover a causa: pulverizar ou evacuar um cálculo ou um outro obstáculo ao defluxo da urina, corrigir uma anomalia das vias urinárias. Isto permite parar a evolução e preservar as funções renais restantes.
Se já se manifestou uma insuficiência renal, com uma taxa de ureia ou de creatinina demasiado elevada, é necessário seguir uma dieta pobre de sal e proteínas. Uma hipertensão arterial secundária à destruição do tecido renal requer uma terapia específica. Se não se trata a causa, a hidronefrose desenvolve-se levando à destruição do rim e tornando por conseguinte necessárias a nefrectomia (remoção do rim) e a diálise, sobretudo nas formas que afectam ambos os rins. Nos casos particularmente graves pode recorrer-se a um transplante renal.
Evolução da Hidronefrose
Presente desde a infância nas formas congénitas, a hidronefrose manifesta-se sobretudo no adulto. Enquanto que as causas são muitas vezes dolorosas, a hidronefrose por si mesma desenvolve-se geralmente as sintomaticamente durante anos antes de ser diagnosticada. Nestes casos, o tecido renal é progressivamente e irremediavelmente destruído.
A insuficiência renal que aparece sucessivamente, com reduzida eliminação dos produtos residuais do sangue, pode ser grave em ausência de uma terapia adequada. A hidronefrose é perigosa? Sim, porque destrói os rins, que são indispensáveis para a purificação do sangue e a manutenção do equilíbrio hidrosalino. No entanto, um diagnóstico tempestivo, favorecido pelo lento progredir da doença, pode evitar esta complicação.

98 comentários:

  1. Os meus rins são o meu ponto fraco. Tenho cálculos estrangulamneto de um ureter, enfim...

    Gostei de ler

    Boa informação

    ResponderEliminar
  2. o medico me falou que eu tenho hridronefrose ja faz 2 anos mas não indigou menhum tratamento depois dos varios exames que tive que fazer particular agora estou me sentido de novo aqueles mau estar palpeplas inchadas casaso e fraguesa não sei o que fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá em outro médico....
      Não espere piorar.
      DEUS está no comando...

      Eliminar
  3. meu esposo e portador de hidronefrose;o nefrologista diz que e necessario fazer cirurgia porque o rim direito esta parado,mas ele nao sente nada.fico em duvida se realmente ele deve fazer cirurgia.li toda a materia e achei muito interessante.

    ResponderEliminar
  4. Estou com presença de cálculo em grupamento e Hidronefrose moderada, fiquei preocupada mas depois q li esta postagem fiquei mais tranquila. obrigada Marcilene

    ResponderEliminar
  5. tenho Hidronefrose no rim esquerdo,apresentando dilatação moderada do sistema pielo-calicial,Eu queria saber se isso é muito grave e tem cura e se está relacionado com infecçoes urinárias sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e tem q passar por cirurgia urgente pois está correndo risco de perder o rim

      Eliminar
  6. eu fiz um exame e deu nefrolikose a esquerda 2 = deu pequena hidronefrose a esquerda e o 3 uretero libiose na regiâoda JUY a esquerda, ai tive que ser internada pois estava fraca e com febre fizerão exames de urina ai deu infecsão urinaria era 10.000 mil estava a 165.000 depois fiz outro utração e deu Hidronefrose a esquerda e eu queria saber tomei antibiotico e estou em casa estava otima mas estou de novo com dor e gostaria de saber será que é grave pois não tomava quase agua e urinava muito em demasia o que vc acha? obrigado

    ResponderEliminar
  7. Sou de sexo feminino com 47 anos e tive hidronefrose por consequencia de calculo renal quero saber se pode ter ficado alguma sequela estou tratando com nefrologista e nao tive oportunidade de perguntar, ele me pediu varios exames,e ainda nao consegui os resultados do laboratorio

    ResponderEliminar
  8. O que gera a Hidronefrose realmente? Sabems que é um inchaço dos rins devido a obstruções, mas o que leva a ter essa doença? é uma bactéria, fiquei sismada depois que meu marido fez vasectomia a 01 ano atras, pode ser dessa cirurgia???

    ResponderEliminar
  9. tive hidronefrose, operei o rim esquerdo e quando repeti a tomografia o rim continua lento não sei o que fazer...

    ResponderEliminar
  10. oi me chamo ana lucia,fiz uma cirurgia na coluna,artrodese t11,o acesso foi pelo torax peguei infecção hospitar fiquei em coma 46 dias fiz traqueostomia,drenei o pulmão,e fiz emodialise pois meus param.tive alta do hospital faço fisioterapia e ficaram alguns problemas,fraqueza muscular,anemia,etc... fiz um ultra-som e deu ausencia de hidronefrose.pode me responder. obrigado
    meu imail,e a-n-ab@hotmail.com

    ResponderEliminar
  11. Gostei da matéria ,porque tenho hidronefrose. enão tinha nenhum a informação sobre isso. me ajudou muito.

    ResponderEliminar
  12. SOU GESTANTE DE 28 SEMANAS, E ATRAVÉS DE UMA ULTRASSON FOI DETECTADO QUE O FETO TEM HIDRONEFROSE, CORRO O RISCO DE PERDER MEU BEBÊ, E ASSIM QUE ELE NASCER JÁ SE FAZ O TRATAMENTO ? OBRIGADA.

    ResponderEliminar
  13. meu filho tem hidronefrose bilateral congênita já fez cirurgia e continua sendo acompanhado mais fico triste pois,não tem cura. gostei de saber mais sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  14. Fiquei duas semanas tendo colica renal, e o medico me pediiu um ultrassom o resultado foi hidronefrose leve. Não consegui mostra o ultrassom para o medico somente dia vinte isso é grave??

    ResponderEliminar
  15. fiz uma ulTRA E FOI DIAGNOSTICADO PIELOECTASIA,O Q ISSO SINIFICA

    ResponderEliminar
  16. Pielectasia renal: significa que há uma ligeira dilatação à saída de um dos rins. a urina dos rins drena para os ureteres. O início destes ureteres é alargado e depois estreita.A maioria das vezes não significa nada. É provável que recomendem fazer um exame, talvez ecografia. Se o ecografista disser que não é para valorizar, tranquilize. O mais provável é não ser mesmo nada para dar importância. Contudo, faça os exames que forem necessários para poder tranquilizar.

    ResponderEliminar
  17. Laucy, o medico detectou hidronefrose leve,existe alguma dieta, p o tratamento??

    ResponderEliminar
  18. quando fiz ultra som e descobri o problema fiquei desesperada mais depois de algimas informações soseguei so tenho que procura um especialista e tentar resolver o prolema mais valeu pelos informes deste deste companheiro maravilhoso : o site

    ResponderEliminar
  19. Tenho hidronefrose congénita no rim esquerdo, fui operada com 3 meses e com 3 anos, tinha estrangulamento no ureter esquerdo tanto na saída do rim como na entrada da bexiga. Acompanho o problema anualmente, e embora tenho cálculos pela dificuldade ligeira em escoar, o meu rim funciona a 41%, o suficiente para sobreviver se perdesse o outro. Apesar de não ter cura, a cirurgia ajudou bastante, até porque se não a fizesse perdia totalmente a função renal. É o mais aconselhável.

    ResponderEliminar
  20. zenaide pernbamuco tenho hidronefro em 2010 fui enternada 17 dias estou tentando um tratamento pelo sus mais estar muito dificil sinto muitas dores nas costas cancasso no intestino estou preocupada mas continuo tentando pois otratamento particular e muito caro para pessoas de baixa renda

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde , estou me tratando de uma hidronefrose do rim do lado direito, após ler todos esses relatos , fiquei mais tranquilo.Pois estava muito apreensivo com tudo que estou passando,mas graças a Deus farei minha cirugia para o médico realisar a desobstrução do uretér na semana q vem , e tenho fé em Deus que correrá tudo bem. Que bom que temos todas essas informações,para nos tranquilisar. obrigado por esse trabalho sério que esse site realisa. ATT: Rogerio Rodrigues do Rio de janeiro.

    ResponderEliminar
  22. eu estou com hodronefrose no rins direito ja operei o esquerdo as ums15 anos li os comentarios fiquei feliz em saber que nao e so eu que tenho esta doença espeo encontratar soluçao logo se deus quiser asim que consegui eu volto a escrever novamenti obrigado pelas informaçaoes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. voce estar feliz porque outras pessoas tem essa doença????????

      Eliminar
  23. tenho um filho de cinco meses com hidronifroze o medico dele não explica nada, ele vive doente toda semana estou no medico com ele gostaria de ajuda meu mail é pri_silva_prica@hotmail.com

    ResponderEliminar
  24. Meu filho tem hidronefrose grauIV/V. Fez cirurgia - reemplantou os ureteres. Tinha refluxo bilateral. Com a cirurgia ficou bom de um rim,que tem função de 85%, embora o outro continue com a hidronefrose. A função deste rim é de 16%. Tenho medo de que o meu filho perca este rim, porque sua função é mínima. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
  25. Em uma paciente com 98 anos, foi diagnosticado Hidro nefrose no rim D. Qual seria um possível tratamento, considerando a fragilidade da propria idade?

    ResponderEliminar
  26. tenho uma filha de 6 messes ela te hidronefrose no rins direito ficou internada por 16 dias nao consegui fazer a sua sirugia ainda sou de maceio aqui e muito dificiu o tratamento sofro muito pos ela e so um bb ja teve varias crizes e nada posso fazer pois nao sei por onde comessar;

    ResponderEliminar
  27. Meu sobrinho nasceu com hidronefrose,o outro rim não funcionaEle está com dois mêses, muito fraquinho. Estou muito preocuçpada.

    ResponderEliminar
  28. meu filho tem 3 anos de idade . tem hidronefrose antes mesmo de nascer ,, fui fazer uma ultra hoje. o rim direito estar em 8.76 x 5.21 e o rim esquerdo estar em 10.3 x 5,33 o q isso significa

    ResponderEliminar
  29. tenho hidronefrose no rin esquerdo já fiz cirurgia mais ele continua com dificuldades para funcionar e ele tambem é maior que o direito tenho medo que seja preciso fazer nova cirurgia pois meu rin passou 2 anos sem funcionar.

    ResponderEliminar
  30. Tenho um filho de 10 anos com hidonefrose severa no rim esquerdo e leve no rim direito a um mês e meio já fizemos muitos exames e tem muitos para fazer. Estou muito preoculpada pois não sei se vai precisar fazer cirurgia, mais tenho fé em Deus quem tudo vai dar certo.

    ResponderEliminar
  31. tenho 37 anos me chamo clebia fernanda e tenho hidronefrose no rim direito que esta totalmente parado ja marquei cirurgia por 2 vezes e acabei não fazendo a operação mas dessa vez acho que não vou ter como escapar o rim esta totalmente parado

    ResponderEliminar
  32. Depois de uma cólica renal, fiz u ultra-som e constou 2 cálculos de 2 a 3mm. Mas também constou uma uretero-hidronefrose incipiente , o médico apenas orientou-me a tomar muito líquido, mas a dor (não forte) debaixo da costela vai e volta, ja faz uns 2 meses. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
  33. Estou com hidronefrose moderada a direita,quais são as complicaçoes comum da doença e gostaria de saber qual o tratamento e se tem cura.

    ResponderEliminar
  34. Oi minha filhinha ta com hidronefrose a esquerda.....por favor me acalme li a matéria e estou super preoculpada, me respondam se tem tratamento...o diagnóstico só diz assim Hidronefrose à esquerda..obrigada

    ResponderEliminar
  35. tenho 25 anos e tou com hidrinefrse grave no rim direito. ha cerca um mes atras fui operada para introduzi um cateter duplo J, para que o rim tente funcionar novamente e consiga drenar a urina. senão segundo o medico, operar logo, seria muito brusco para o rim porque ele está muito fraco, o rim parava de certeza... vou ser operada novamente, para operar o rim e tentar salva-lo... umas das complicações é o aumento da tensão arterial :(

    ResponderEliminar
  36. Olá, alguém saberia me informar se o abuso de drogas por parte do pai pode ser a causa de hidronefrose em um bebê?

    ResponderEliminar
  37. GOSTEI DE LER VOU AMANHAM AO MEDICO ALEM HIDRONERFROSE DEU LITIASE RIM ESGUERDO

    ResponderEliminar
  38. tenho 11 anos tenho hidronefrose nos dois rins a mais de um ano o rim direito e deprimido funçiona apenas 25% eo esquerdo 75% levo uma vida tranquila nao ha nenhuma obstruçao por isso nao precisou de cirurgia pesso a Deus que proteja meus rins para que funcionem sempre!!!!!

    ResponderEliminar
  39. Sou de Murici AL, e tenho hidronefrose acentuada à esquerda,de nascença, já fui operada, mas o tratamento não teve êxito, pois o mesmo continua funcionando lentamente e eu tenho medo de me operar novamente, espero em Deus que não terá necessidade, para honra e glória dEle, eu creio em nome de Jesus.

    ResponderEliminar
  40. Estou c/ hidronefrose e infecção no sangue uma coisa tem avre com a outra, ouseja a hidronefrose é que calsa a infecção no sangue?????

    ResponderEliminar
  41. tenho hidronefrose e infecção no sangue uma coisa esta relacionada c/ a outra, ou seja a hidronefrose é que esta causando a infecção no sangue...

    ResponderEliminar
  42. Esse quadro de hidronefrose é mais comum do que se pensa. Mas o problema começa quando temos que peregrinar entre médicos e clínicas. Todo mundo quer faturar em cima da questão. Tenta-se litotripsia e depois até cirurgia invasiva quando já se sabe que o rim está perdido. Só depois é que você é avisado que, embora desobstruido, o rim já não funciona. Daí, começa outra luta: cuidar do que sobrou. Eu vejo as pessoas postarem aqui seus comentários e tenho convicção de a maioria delas não abusou de sua alimentação a ponto de comprometer o sistema renal. Mas se acontece com tanta frequencia como é que vamos nos defender?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. faço jus a suas palavras! eu passei por tudo isso e pode ter certeza se eu tivesse na época atenção ao meu problema por parte dos profissionais,eu não teria perdido meu rim esquerdo!


      Eliminar
  43. estou gravida, fiz um ultrasonografia onde foi diagnosticado que minha linda esta com hidronefrose acentuada a direita (4,4cm de diametro) com parenquima renal acentuadamente afilado. Isso que dizer o quê? é perigoso? tem alguma cura? Meu Deus ,estou muito preocupada.

    ResponderEliminar
  44. Minha sobrinha foi operada com 1ano e 4 mês com, "Refluxo Vesico Ureteral Grau 5 com Duplicidade de Ureter no Rim Esquerdo".
    Hoje com 6 anos foi diagnosticado "Aumento do Volume Renal esquerdo as custas de Hidronefrose Acentuada".
    O procedimento é cirúrgico?
    Ela corre o risco de perder o rim?
    Tem risco de afetar o outro rim?

    ResponderEliminar
  45. A 6 meses tive uma crise renal e descobri que tinha litiase renal bilateral+ureter esquerdo com obstrução total, tornando uma hidronefrose em rim esquerdo, fiz 3 cirurgias, sendo duas a leiser e outra uma percutania, quando voltei ao urorolista, tive a noticia que Creiovarias sessoes de litotripcia para concluir a retirada dos calculos, mas a melhor foi saber que mesmo com sequelas mas meu rins esquerdo possui funções e não necessita de ser retirado.

    ResponderEliminar
  46. anonimo
    fui no neu cardiologisa ele me lalou que eu to com idromefeosse descreta a equerdaessa doença
    tem cura

    ResponderEliminar
  47. eu estou um tanto asustada depois de varias infcçoes urinarias o pediatra da minha filha que tem so 1ano e 3 meses pediu uma ultra sonogafia dos rins e foi diagnosticado hidronefrose no rim direito. alguem tem esperiencia com esse problema em crianças? sera que tem cura?

    ResponderEliminar
  48. oi eu fiz uma cirugia do rim direito a seis anos atraz e agora comecei a sentir muita dor no rim direito de novo.e os medicos falarão que é normal mais eu estou com fraqueza,dificuldade pra respirar o meu lado direito não me obedece muito,infecção na urina com um pouco de sangue e com dificuldade pra evacuar e urinar.isso é normal.me responda porfavor meu emeil;analuciadesouzalima@gmail.com

    ResponderEliminar
  49. minha mãe sentia náuseas e fizemos uma ultra-tomografia do abdome e deu hidronefrose.Teve febre e fizemos um exame de contraste o qual não penetrou no rim. Fizemos um procedimento via bexiga e o contraste também não entrou, nos disseram que o rim não funcionava mais.Fizemos então uma tomografia computadorizada e o resultado foi: lesão expansiva no rim esquerdo, com características sugestivas de neoplasia.O que devemos fazer? Qual é o tratamento? Me reponda por emeil:marciavoesekruger@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  50. eu tenho hidronefrose no rim esquerdo e gostaria de saber se com a cirugia . tem cura

    ResponderEliminar
  51. tenho um netinho com 12 anos,e recentimente a um tratamento atravez de ondas de choque para dissolver um calculo no rim direito,só q ñ deu certo pois o calculo estava localisado bem proximo do rim,q com os choques ao invez de fragmentar fez foi afastar o calculo para dentro do rim,depois de trinta dias foi feito outros exames onde foi visualisado o mesmo calculo dentro de rim.onde foi feito uma sirurgia aberta para retirar o calculo.só q depois de dois meses atravez de outros exames foi dignosticado q ele encontra-se com um extreitamento no rim direito,onde o mesmo encontra-se paralizado. gostaria de saber qual é o proximo passo q devemos seguir para sanar este problema.ficaria muito agradecido se obtivesse resposta.pois sei q se trata de uma equipe muito séria e competente.obrigado por tudo.

    ResponderEliminar
  52. tenho um netinho com 12 anos,e recentimente a um tratamento atravez de ondas de choque para dissolver um calculo no rim direito,só q ñ deu certo pois o calculo estava localisado bem proximo do rim,q com os choques ao invez de fragmentar fez foi afastar o calculo para dentro do rim,depois de trinta dias foi feito outros exames onde foi visualisado o mesmo calculo dentro de rim.onde foi feito uma sirurgia aberta para retirar o calculo.só q depois de dois meses atravez de outros exames foi dignosticado q ele encontra-se com um extreitamento no rim direito,onde o mesmo encontra-se paralizado. gostaria de saber qual é o proximo passo q devemos seguir para sanar este problema.ficaria muito agradecido se obtivesse resposta.pois sei q se trata de uma equipe muito séria e competente.obrigado por tudo.

    ResponderEliminar
  53. na morfologia descobri que meu bebe tinha delataçao no rin ele naceu e continua so no esquerdo ,sera que ele vai ter de faser cirurgia,estou muto preocupada.

    ResponderEliminar
  54. Minha filia tem hidronefose 2 isso é muito grave .?

    ResponderEliminar
  55. tive fortes dores no abdomem e fui ao hospital,e resolveram me internar.foi descoberto que eu estava com hidronefrose e fiz muitos exames.Quando constataram que meu rim esquerdo não tinha função nenhuma e que teriam que tira-lo.mas numa igreja o Senhor Jesus revelou que iria me curar e tirou uma massa de infecção do meu rim e fui sarado.era imposivél para o homem más para Deus foi simples,obrigado meu Deus.

    ResponderEliminar
  56. oi tenho hidronefrose nos dois rins, mas no rim dir é bem pior, ja fiz cirurgia mas não melhorei mt, ja controlo o sal e tomo diurético, tenho mt dor e infecções, como deve proceder agora? meu medico diz que não tem mais oque faer isso é verdade? por favor me ajudem ando desesperada tenho 35 anos sou do sexo fem e ja sou mãe. obrigado meu email nelcijulkoski@hotmail.com

    ResponderEliminar
  57. minha filha tem 10 anos tem hidronefrose ja fez uma cirurgia mas o rin continua obistruido tem q/passar por outra mas agora com o agravante de perda da função.Gostara de saber se uma pessoa vive bem so com um rin e o tempo aprosimado de vida de um so.obrigada ass:Rosangela

    ResponderEliminar
  58. Minha ginecologista pediu que eu fizesse um exame de rotina,(pois sempre estava com infecção urinaria) e descobri que tenho uma leve dilatação no rim direito. Quais as causas? Como e feito o tratamento? É grave essa doença? Será que já esta em estado avançado?

    ResponderEliminar
  59. anónimo sou gestante de 28 semanas é descobri que o meu filho esta com hidronefose bilateral estou muito triste. mas desde de já eu creio que ele já esta curada.

    ResponderEliminar
  60. sou gestante de 28 semanas é fiz a ultrassom é deu que o meu filho esta com hidronefrose bilateral.eu estou muito triste com tudo isso que esta acontecendo com o meu bebezinho.

    ResponderEliminar
  61. Sou gestante de 28 semanas o medico diagnosticou rim dto policistico hidrofrenose, mas que o rim esquerdo esta normal me disse que o bebe pode sobreviver com um rim mas que seria necessário uma cirurgia apos o nascimento. Será que o outro rim não core risco fé infectar durante a gestação ? E essa situação e reversível no pedido de gestação por favor me ajudem que já nem consigo dormir mas minha fé e grande eu sei que milagres acontecem e que meu bebe vai sair dessa. Deus e pai.

    ResponderEliminar
  62. Sou gestante de 28 semanas o medico diagnosticou rim dto policistico hidrofrenose, mas que o rim esquerdo esta normal me disse que o bebe pode sobreviver com um rim mas que seria necessário uma cirurgia apos o nascimento. Será que o outro rim não core risco fé infectar durante a gestação ? E essa situação e reversível no pedido de gestação por favor me ajudem que já nem consigo dormir mas minha fé e grande eu sei que milagres acontecem e que meu bebe vai sair dessa. Deus e pai.

    ResponderEliminar
  63. Oiii me chamo Samara eu tenho 19 anos e to com uma pequena hidronefrose no rim direito,queria saber se é grave??? Qual é o tratamento pra isso????
    aguardo resposta desde de ja obrigada pelas informações.meu email,Samara-dos-santos@hotmail.com

    ResponderEliminar
  64. Minha filha vai fazer seis meses e tem hidronefrose bilateral discreto no rim esquerdo foi descoberto na minha gravidez ela fez varios exames cmo cintilografia,ultrassom,exame de sangue e urina,não sabia que hidronefrose era tão grave,to cm medo pois não entendo mto sobre esse assunto...

    ResponderEliminar
  65. descobrir essa semana que minha filha estar com hidronefrose a esquerda.ela sente muitas dores na coluna e no lado esquerdo dos rins,ela tem 6 anos e a dela é congenita quer dizer que ja nasceu com ela.tenho fé q ela vai melhorar

    ResponderEliminar
  66. Eu tive uma colica renal a pouco tmp e fiz uma ultrassonografia.. nela constatou q eu tnh uma hidronefrose e fiquei preocupad. Gostaria d sbr o q devo fzr para n agrava meu caso?

    ResponderEliminar
  67. Ola, tenho 40 anos, e aos 21 anos o medico diagnosticou hidronefrose de 1 e 2 grau no rim esquerdo e também me informou que o mesmo rim é maior que o direito,nunca fiz tratamento, sempre que as dores horríveis surgiam, tomava medicamento via oral,venosa e muscular,pois só assim eu melhorava,mas notei que qdo engordo o rim me encomoda. Também tenho retenção de liquido e creio eu que devido a isso fico inchada por demais e minha PA que sempre foi super baixa, começou a ocilar. Existe a possibilidade de eu ter me curado da hidronefrose sem ter feito nem um tratamento e nem ter tido um acompanhamento médico ou será que terei problemas futuros.

    ResponderEliminar
  68. Foi constatado na morfológica que me Bb tinha hidronefrose a direita, chorei muito mas fiquei e estou tranquila pois ela está sendo acompanhada por ótimos profissionais, e graças a Deus está tudo bem com ela, estamos nos preparando para cirurgia sei que vai dar tudo certo, pois Deus me da essa certeza.

    ResponderEliminar
  69. Meu nome e William de Sao Paulo,ao analizar o assunto venho lhes infiormar que estou sofrendo com estas doencas, Hidronefrose grau III a esquerda e cisto simples em rim direito com litiase renal a direita,venho lhes afirmar que ja fui operado do rim esquerdo em outubro de 2004 com o procedimento de pielo plastia E, e que ao introduzirem um cateter no meu rim esquerdo, tive infequiçao quase morri fui internado novamente para retirada do mesmo, acredito que foi a mao de Deus que me livrou de morrer de uma infequiçao, estou tentando me recuperar, agora em abriu de 2013 fui submetido a cirurgia para a introduao de novo cateter, passei no medico e ele disse que sera nescessario a retirada do cateter ou a troca do mesmo, ate hoje ninguem me passou uma dieta, as vezes me sinto fraco, so Deus para me ajudar pois as minhas forças se esgotaram, mais vou confiar que Deus vai me ajudar, pois se fosse para morrer eu nao estaria depois de nove anos vivo, acreditem em Deus irmaos peam ajuda em oraçao, vamos unir a fe, que Deus vai nos curar, obrigado dono do site que o Espirito Santo te ilumine para brilhar a cada dia mais, continue sua carreira, que voçe recebera sua recompença no final, lute contra o mal e veça com o bem , jesus te ama.

    ResponderEliminar
  70. meu filho nasceu com hidronefrose fez 2 cirurgias e esta totalmente curado hoje ele tem 7 anos

    ResponderEliminar
  71. Esclarecimento Importantíssimo. Caso nos depararmos com pessoas queixando-se de simtomas semelhantes, ja temos uma direção, e um especialista da área para indicar.

    ResponderEliminar
  72. oi meu filho tem hidronefrose bilateral des que naceu os medicos desse que ele nao ia sobreviver mas pra medicina nao ha jeito mas DEUS MUDOU ha historia dele ele ficou 4 meses entrnado na UTI e na CMI teve varias efeçao teve um medico que desse que meu filho iria morrer mas eu garrei nas mao de DEUS e lhe pede pelo meu filho pois ele fes ta tos milagres eorei como ana orou pedindo-lhe um fiho ,entao deposetei minha FE no SENHOR E ELE deu ha cura do meu filho ele tem 1 ano e 8 meses epra gloria de DEUS ele estar bem fes 3 cirurgia colocou ate aparelho par dialise mas nao fes pois DEUS estar no controle da vida dele,tenho fe em DEUS e ele tudo fara

    ResponderEliminar
  73. Olá, gostei muito da matéria, meu marido é paraplégico, e tem bexiga neurogênica, e faz cateterismo. E foi diagnosticado hidronefrose.Na situação dele se torna muito grave?

    ResponderEliminar
  74. foi bom saber da informacao tenho um filho de 6 meses e quando estava no 9 de gestacao foi diagnosticado ki meu bb estva com hidronefrose.estou com medo ...

    ResponderEliminar
  75. Por gentileza, o que significa Pieloectasia direita?

    ResponderEliminar
  76. tive carcinoma a 9 anos, passei por gastrectmia total; perdi + de 25k em 1 mes toda massa corporia tomo citroneurin 5.000 td mes agora +ou- 2anos foi constatado nefrose nos 2 rins tem alguma relaçao com a doença do passado? por favor me ajude. para saber como proceder daqui para frente obrigada.

    ResponderEliminar
  77. ola me chamo altamira meu filho tem hidronefrose moderada no rim direito ele e tratado por um urologista estou no caminho certo a hidronefrose foi diagnosticada na gestação ele ja tem 10anos nunca tive uma explicação clara sobre o assunto 1 vez por ano ele faz todos os exames com o mesmo diagnostico ja não seria o casso de cirugia para correção me ajude muito obrigada

    ResponderEliminar
  78. Estou gravida e descobri que minha bebe esta com este problema

    ResponderEliminar
  79. Tenho meus rims dilatados, mas um deles nuca funcionou na vida de hj dpois de 18anos se dilatou e está nefrosado. E o pior eu tenho incontinencia urinária.

    ResponderEliminar
  80. Tenho meus rims dilatados, mas um deles nuca funcionou na vida de hj dpois de 18anos se dilatou e está nefrosado. E o pior eu tenho incontinencia urinária.

    ResponderEliminar
  81. olá, meu esposo tem Hidronefrose de grau IV no rins esquerdo, já a muito anos esta sofrendo com essa doença, o medico falou que não tem mais jeito, tem que retira o rins esquerdo por que esta muito volumoso, mas o rins direito esta funcionando normal. vamos marcar a cirurgia mais eu meu esposo estamos com medo da cirurgia ou das complicações que pode vir pra frente, estamos insegura, e por causa da doença ele esta com PA alta, colesterol e anemia. mais eu acredito muito em DEUS e creio que o meu esposo vai sai dessa. espero um resposta muito Obrigada! email: Ivonetecezar@gmail.com

    ResponderEliminar
  82. que um maravilhoso mundo em que vivemos , eu ainda duvido que este lançador de magias como ele fez isso !
    Minha boca está cheia de testemunhos , sou deputada moring meu marido deixou a casa por dois anos à África do Sul para um turista , ele quis dizer uma prostituta e ele foi enfeitiçar pela menina meu marido se recusa a voltar para casa de novo, eu choro dia e noite procurando que me ajudar , eu li um jornal de notícias sobre um poderoso lançador de magias chamado Dr. Okojie e eu em contato com o lançador de magias para me ajudar a conseguir meu amor de volta para mim e ele me pedir para não se preocupar com isso que os deuses que lutam por me .. ele me disse que em meados de noite, quando todo o espírito está em repouso , ele vai lançar um feitiço para se reunir meu amor de volta para mim. e ele fez em menos de 3 dias o meu marido voltou para mim e começou a chorar que eu deveria para perdoá-lo , eu , estou tão feliz por que este lançador de magias fez por
    eu e meu marido .. contato em seu drokojiehealinghome@gmail.com e-mail é o melhor lançador de magias em todo o mundo selvagem. ele está specialiesed na resolução de outros problemas , incluindo os seguintes :
    (1) Se você quiser que o seu ex-costas.
    (2) se você sempre tem pesadelos.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer que as mulheres / homens a correr atrás de você.
    (5) Se você quer um filho.
    (6) Se você precisar de ajuda financeira.
    (7) Se você quiser que a cura do HIV AIDS
    contatá-lo agora para solução imediata do seu
    problemas no Drokojiehealinghome@gmail.com
    obrigado

    ResponderEliminar
  83. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Meu pai fez nefrectomia total a direita no ano de 2000. Desde então vem tendo dificuldades com o sistema urinário. Recentemente foi detectado vários cistos corticais anecóicos o maior deles com 5,0 x 4, 4 cm. além de presença de focos ecogênicos no seio renal sugerindo cálculos de 0, 7 cm. Segundo os médicos que ele foi os 03 disseram que ele não poderia operar para retirar o cisto e muito menos os cálculos. Pergunto qual será a solução e verdade que não pode fazer a operação pois ele não tem outro rim para suprir as necessidades do esquerdo.

    ResponderEliminar
  84. Tome por favor seu tempo para ler o meu testemunho SHORT que pode ser USO integral para você , de uma forma ou de outra.
    Olá
    Meu nome é Rose James . eu quero compartilhar este breve testemunho com as pessoas boas deste mundo. Ele pode ser útil para você , de uma forma ou de outra. Esta é a minha história.
    Meu marido acha que a poligamia não é errado, ele tem visto uma outra menina para o passado 1 ano agora, e eu disse a ele que ele precisa parar , mas ele está dizendo que ele é apaixonado por ela , eles ainda falou sobre estado juntos "para sempre" e também ela morar com a gente. meu marido ainda me ama, ele se arrepender de entrar assim, no primeiro lugar, mas não está disposto a quebrar - se com ela, ele diz que se ele assim o break-up , não haverá nenhum outro relacionamento fora do seu casamento. Então eu explicar e reclamar com o meu grande amigo chamado MISERICÓRDIA , e ela entrou em contato comigo com um lançador de magias chamado DR SUNNY.this grande homem disse-me que o meu marido estava sob o feitiço da senhora. Mas ele foi capaz de quebrar o feitiço e meu marido terminou o relacionamento com a senhora dentro de 48 horas e ele voltou a me pedir desculpas por toda a coisa que ele fez e pediu para o meu perdão. Eu oro para que Deus Todo-Poderoso vai continuar a usá-lo para ajudar outras people.Friends não permanecem em silêncio porque eles dizem " UM PROBLEMA compartilhado é um problema meio resolvido " Mas eu digo um problema compartilhado com este grande homem é "um problema permanentemente RESOLVIDO ", porque alguém como DR SUNNY tem uma solução para todos os seus problemas , não importa o problema apenas em contato com ele em seu Email: drsunnydsolution1@gmail.com estou vivendo feliz agora com meu marido e meu filho de 2 maravilhoso kids.DR SUNNY me disse que eu também pode contatá-lo em qualquer um dos seguintes problemas:

    (1) quer que seu ex-costas.
    (2) Você sempre tem pesadelos.
    (3) Para ser promovido no seu escritório
    (4 ) Quer uma criança.
    (5) Você quer ser rico.
    (6) querem manter o seu marido / esposa para ser só sua para sempre.
    (7) precisa de ajuda financeira .
    8) Você quer estar no controle de você casamento
    9) Quer você ser atraído por pessoas
    10 ) esterilidade
    11) preciso de um marido / ESP
    13) Como ganhar sua LOTERIA
    14) PERÍODO PROMOÇÃO
    15) PROTEÇÃO SPELL
    16) PERÍODO DE NEGÓCIO
    17 ) GOOD JOB SPELL
    18) cura para qualquer doença.
    Contacte DR SUNNY hoje e você será feliz que você fez. Email: drsunnydsolution1@gmail.com
    Obrigado pelo seu tempo

    ResponderEliminar
  85. Autoridade é rei! O feitiço que eu fornecer é o último rápido
    resultados, pode ser difícil encontrar o lançador de magias exato que você precisa , quando
    você não sabe o que procurar em um lançador de magias profissional. o
    melhores rodízios mágica não são fáceis de escolher ! Muitos corações estão quebrados
    todos os dias e muitas pessoas sofrem em vão. Não seja um deles. Deixe-me
    ajudá-lo com o seu caso. Meus feitiços poderosos pode parar um divórcio e
    muito mais! e eu sou considerado um dos mais poderosos feiticeiros
    com a magia branca . Eu posso te ajudar. Eu tenho uma grande variedade de poderosos
    feitiços para usar para suas necessidades. O resultado que você quer? você pode
    me pergunto como as magias irá afetá-lo ? Será que o feitiço ser útil? SIM!
    Os feitiços eu expressos para que você não terá quaisquer efeitos secundários indesejáveis, tais
    tão mau Karma . Enquanto as intenções são puras de amor como eu sou
    certeza de que eles são , certo? . Magic é realmente uma energia da Mãe Terra
    que pode ser controlado . Você mesmo pode até ser capaz de fazê-lo depois
    anos de prática . Eu dou 100% em todos os feitiços e como
    profissional eu me certificar de tudo der certo. Eu dou 100% para fazer você é
    satisfeito com o meu serviço . especializada nas áreas de amor, dinheiro ,
    Poder , Sucesso, doença, gravidez , casamento, trabalho, Proteção ,
    Loteria , Tribunal Case, câncer de pulmão , Luck. etc

    Você quer reunir a sua família?
    Você quer engravidar?
    Você quer ser bom academicamente ?
    Você quer que seu ex-amante de volta?
    Você quer ser famoso ou rico?
    Você quer ser uma celebridade ?
    Você o seu negócio a crescer excessivamente?
    Você quer ser honrosamente bom academicamente ?
    Você precisa de um emprego? ETC ...


    fornecer as informações abaixo

    Informações necessárias :
    Seu nome completo : _________
    Seu nome Partner: _________
    O seu número de contato: _________
    O seu país / Localização: _________
    Do seu sócio endereço : _________
    A foto de vocês dois : _________
    Seu endereço completo : _________

    Com esta informação o feitiço vai começar imediatamente e você vai
    tem que ficar atentos para mais feed back do meu santuário . Você pode também
    me ligue hoje qualquer momento de sua escolha e eu vou dar-lhe toda a
    atenção .. contacte-me através e-mail agora : ebhomanspelltemple@outlook.com

    ResponderEliminar
  86. Aí vem um bom lançador de magias. se precisar de alguma coisa boa contato Dr AKHERE EDEHOMON no e-mail: drakheresolutioncenter@gmail.com

    Estas são algumas das suas áreas de especialização e-mail:

    Amor Feitiços,
    Dinheiro Magias,
    Perdeu Feitiços de amor,
    Magias divórcio,
    Magias
    Feitiços de proteção,
    feitiços de bruxaria,
    Magias da Morte,
    Magias Gravidez,
    Você foi scam, por credor de empréstimo falso? basta contactar-nos agora para mais informações

    Email: drakheresolutioncenter@gmail.com

    Regard.


    Dr. Akhere Edehomon

    ResponderEliminar
  87. Aí vem um bom lançador de magias. se precisar de alguma coisa boa contato Dr AKHERE EDEHOMON no e-mail: drakheresolutioncenter@gmail.com

    Estas são algumas das suas áreas de especialização e-mail:

    Amor Feitiços,
    Dinheiro Magias,
    Perdeu Feitiços de amor,
    Magias divórcio,
    Magias
    Feitiços de proteção,
    feitiços de bruxaria,
    Magias da Morte,
    Magias Gravidez,
    Você foi scam, por credor de empréstimo falso? basta contactar-nos agora para mais informações

    Email: drakheresolutioncenter@gmail.com

    Regard.


    Dr. Akhere Edehomon

    ResponderEliminar
  88. Bom dia a meu querido irmão do e irmã,

    Você está em qualquer tipo de problema espiritual? Você está em um relacionamento e você perdeu o seu amante a outra pessoa, Você é casado e você perdeu o seu marido ou esposa para outra pessoa e você quer o obter o seu amante, marido ou esposa de volta, esta é uma oportunidade para você, você pode obter a solução e responder a todos os seus problemas aqui no centro solução Doctor Idegu, para consultas em contato conosco ou drideguspellcast@gmail.com

    ResponderEliminar
  89. Depois relação 1/5 anos com o meu namorado, ele mudou de repente e parou de entrar em contato comigo regularmente, ele viria com desculpas de não me ver o tempo todo. Ele parou de responder às minhas chamadas e sms meu e ele parou de me ver regularmente. Comecei, então, pegá-lo com meninas diferentes várias vezes, mas cada vez que ele ia dizer que ele me ama e que ele precisava de algum tempo para pensar sobre a nossa relationship.But não consigo parar de pensar nele, então eu decidi ir em linha e eu vi tantos bons falar sobre este lançador de magias e eu em contato com ele e explicar meus problemas para him.He lançar um feitiço de amor para mim, que eu uso e depois de dois dias, meu namorado voltou para mim e começou a entrar em contato comigo regularmente e fomos morar juntos depois de alguns meses e ele estava mais aberto para mim do que antes e ele começou a passar mais tempo comigo do que seus amigos. Nós finalmente se casaram e agora estão casados ​​felizes por 3 anos com um filho. Desde Dr.Kumar de spellcasttemple@gmail.com me ajudou, meu parceiro é muito estável, fiel e mais perto de mim do que before.You também pode contatar este lançador de magias e obter a sua correção relacionamento Email: SPELLCASTTEMPLE@GMAIL.COM

    ResponderEliminar
  90. estou grávida de 30 semanas e 2. dia e depois de 2. internação foi diagnosticada com uretero -hidronefrose leve a direita e gostaria de sabe se é grave ou Se mminha bebé pode pega

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa

Veja também outros links:

Parceiros

Tedioso: Os melhores links Uêba - Os Melhores Links À toa na Net Seus links em um só lugar!
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!