Úlcera Gástrica

O que é a úlcera?
A úlcera é uma ferida, uma erosão mais ou menos profunda da parede do estômago. Esta ferida provoca dores mais fortes quando se está em jejum do que com estômago cheio pois os alimentos servem como uma camada de protecção. Na sua fase aguda, ou num estágio avançado, a úlcera sangra.
Esta doença afecta sobretudo os homens, mais do que mulheres, e raramente se manifesta antes da adolescência.
Na maioria dos casos a úlcera é precedida por moléstias gástricas como azia, eructações ácidas e digestão difícil. Os ataques de úlcera gástrica aparecem principalmente durante a primavera e o Outono.
SINTOMAS:
-->Dores no abdómen que se podem irradiar para as costas, mais fortes se em jejum, mais leves com o estômago cheio;
-->Falta de apetite;
-->Eructações ácidas;
-->Enjoo;
-->Vómito;
-->Garganta irritada.
Quais são as causas da úlcera?
A acidez do suco gástrico desempenha um papel importante. Propiciada pelo stress, pelo estilo de vida, pelo álcool e pelo tabaco, a acidez aumenta quando se tomam remédios anti­inflamatórios ou aspirina.
A regulação da secreção ácida depende do sistema neurovegetativo, cujos mecanismos podem ser alterados. A camada do muco que forra e protege a parede do estômago pode ser modificada ou desaparecer. Quando junto com uma acidez excessiva há uma produção de muco insuficiente, pode aparecer uma úlcera.
Na maioria dos casos de úlcera constatou-se a presença de uma bactéria, a Helicobacter pylori, que, provavelmente, é responsável pelo desaparecimento da camada mucosa facilitando assim a sua agressão. A destruição da bactéria mediante um antibiótico elimina o perigo cavidade do de reincidência e reduz o risco de cancro gástrico.
A úlcera gástrica é uma doença causada por muitos factores: predisposição familiar, sistema neurovegetativo desregrado, hábitos alimentares, estilo de vida pouco saudável e Helicobacter pylori.
Tratamento da úlcera
Normalmente, a úlcera é tratada com medicamentos específicos. Há vários, incluindo os que neutralizam a acidez do suco gástrico. A eficácia sempre maior destes remédios torna inútil, na maioria das vezes, uma intervenção cirúrgica.
Importante é também modificar o próprio estilo de vida tentando evitar o stress, o álcool, o tabaco e alimentar-se e dormir regularmente.
Quando é necessário consultar um médico?
No caso em que haja, há muito tempo, uma gastrite ou se reconhecerem os sintomas. Não perca tempo pois a úlcera pode piorar e tornar-se perfurante. A perfuração produz hemorragias e requer tratamento imediato.
O que faz o médico?
Confirma o diagnóstico mediante uma radiografia ou endoscopia - um tubo muito fino que, através da boca, desce até ao estômago. Este instrumento, o endoscópio, permite ao médico explorar a mucosa, fazer pequenas excisões do tecido e tirar fotografias. Depois de algumas semanas faz-se outra endoscopia para observar a evolução da mucosa e verificar a eficácia do tratamento.
O que podemos fazer?
Consultar um médico, que irá ordenar um tratamento, e seguir os seus conselhos a respeito da alimentação e do estilo de vida.
Como evitar a úlcera?
Evitando stress, fadiga, tabaco, álcool e café. Procure viver de maneira saudável e comer e dormir regularmente.
Qual é a evolução da úlcera gástrica?
Uma úlcera pode não dar sintomas mas, na maioria dos casos, provoca fortes dores sobretudo antes das refeições mas estas diminuem após ter-se alimentado. As dores acompanham-se à irritação da garganta e a eructações ácidas, às vezes a vómito com resquícios de sangue. Após um ou dois meses de tratamento, a chaga sara e apenas em alguns poucos casos é necessária uma operação. Mas se o paciente continuar com os seus maus hábitos alimentares, a úlcera pode reaparecer.
A úlcera é perigosa?
Uma úlcera normal não cria preocupações. Mas, no caso de perfuração da parede do estômago ou do duodeno, as complicações são graves: hemorragia forte, peritonite.

38 comentários:

  1. Ai que já me assustas-te com este post:b
    jokas
    Sandra

    ResponderEliminar
  2. ola gostava de me informar como curar uma ulcera en casa

    ResponderEliminar
  3. parabens pelo comentario estou com ulcera leve , mas gosto de me informar sobre o caso pois perdi uma amiga de 21 anos que tinha ulcera e evoluiu para o cancer no estomago.......abraços

    ResponderEliminar
  4. MEU MARIDO ESTA TRATANDO UMA UCERA QUE ATE SANGROU,FOI UM SUSTO,MAIS AGORA LENDO MAIS SOBRE O ASSUNTO ME SINTO MAIS TRANQUILA...JA ESTA TUDO BEM AGORA E OBRIGADA PELAS INFORMAÇOES.ME FORAM MUITO UTEIS...

    ResponderEliminar
  5. Obrigada com o post consegui terminar meu trabalho de escola,alem disso aprendi a me cuidar

    ResponderEliminar
  6. Não sei se tenho ulcera, mais to desconfiando só que ninguém quer me levar no médico. Esses dias minhas gastrite estava bem atacada, todos os dias de manhã eu sentia muita dor no estomago e vomitava muitas vezes, chagava a voitar a bile, pq não tinha mais nada no estomago. E eu acabei de saber que esse é um sintoma de ulcera.

    ResponderEliminar
  7. fiquei assustada porque estou com todos esses sintomas,tenho muito medo de fazer os exames,e suspeito ainda mais depois de tudo q acabei de ler.

    ResponderEliminar
  8. A ulcera gastrica detesta comida acida, alcool, tabaco, piripiri e codimentos na comida.
    Para tratar eh preciso muita disciplina, tomar os medicamentos antes de comer seja o que for. De 2 em 2 horas comer um pouco e tambem se aconselha a manter a calma mesmo com um calmante. Comer sopas em creme e a comida deve ser de facil digestao, pure, arroz bem cozido etc... nada de carnes vermelhas. O descanso tambem ajuda, deve-se SEMPRE fazer 1 endoscopia de preferencia com anestesia. As melhoras

    ResponderEliminar
  9. oi ..meu pai sentiu algumas dores no estomago um dia antes de vomitar.ele vomitou preto que nem borra de cafe.e fez coco preto tbmai ele nao quiz ir ao medico.mas mais tarde ele começou vomitar mais ainda ..levemos ele ao medico e ele fez a endoscopia e deu ulcera gastrica.agora ele esta internado quem sabe ele saia amanha se deus quizer.agora que eu li a materia fiquei bem mais aliviada.obrigada bjs

    ResponderEliminar
  10. sabia que o pai do cris do seriado "Todo mundo odeia o cris" morreu depois de uma cirurgia de Úlcera mas isso foi em 1988.

    ResponderEliminar
  11. TENHO SENTINDO FORTES DORES NO ESTOMAGO E VOMITOS PRECISEI IR AO MEDICO PARA TOMAR REMEDIO NA VEIA,AQNTES ELA VINHA E PASSAVA QUANDO VOMITAVA SO QUE AGORA TEM PIORADO E NAO PASSANDO QUANDO VOMITO,CONSEGUI UM GASTRO SO DIA 9;12,MAS NEM SEI SE E O MEDICO CERTO PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA.ME AJUDE,ANNA PAULA.

    ResponderEliminar
  12. olá,quero ajuda de vcs.
    toma mtos medicamentos para varias causas,pois eu n posso tomar leite q passo mal,quero saber o porque?E ontem fiquei internada tomando soro com medicamentos,porque minha barriga ta doendo demais,parece q ta serrando por dentro.Sinto muita ansia de vomito,tontura,dor no fundo dos olhos,tive febre,moleza,etc.O médico disse q posso ter úlcera,to morrendo de medo.Me ajudem??por favor??Agradeço.

    ResponderEliminar
  13. ñ como carne de geito nenhum,mas nesta pascoa ganhei um ovo de pascoa,ate chocolate ja tinha parado de comer por conter leite,mas foi o k acabou com meu estomago,forcei pra vomitar,pois pra é dificil vomitar,mesmo assim fiquei com dor,mas como meu vomito ñ tem nada de k posssa me assustar vou fazer um regime de coisas bem moles pra comer,esperimentar algo k aprendi,se ñ der certo vou procurar um médico; preciso urgente modificar meu geito de comer,pois sou muito apressada, desde ja obrigada,pois realmente vcs nos alivia bjsssss

    ResponderEliminar
  14. sinto dores leve sempre tou na net essas materia esplicada è maravilhosas estao de parabens ja tou cuidanda da minha fis endoscapia tudo normal tive medo +agora vejo q o importabte é ve o diagnostico tenho estresse devido o povo q trabalha comigo e as coisas coisas do dia a dia +temos q nos cuida o +importante é ta com a saude em dia logo logo querop ta curado se deus quiser e aconcelho a todos q tenham esses sitomas procurem seu medico.primeiro saude depois viva tudo felis e saudavel.nilton itaiçaba ce

    ResponderEliminar
  15. Fiz endoscopia e coloencoscopia em um hospital em NOvo Hamburgo (RS) para tentar descobrir motivo de uma hemorragia ,resultado não acharam ,fui tranferidas p POA ,Mas sai de NH com duas úlceras ,coisa que não tinha qdo baixei ,meu médico acredita que a médica me machucou qdo fez exame e ai cauterizou ,criando assim as úlcera ,portanto cuidado ,mesmo o hospital sendo conceituado existem muito maus profissionais .

    ResponderEliminar
  16. coloque coisas,q ajude as pessoas a indentificar o problema.tipo os anti acido eh a melhor solucao de comeco?um diz morreu,outro diz ta morrendo,isso todos q procura por esse meio ja tem nocao.nossssssa senhora!1

    ResponderEliminar
  17. me ajuda aiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderEliminar
  18. Espinheira-santa --- ferver 40 g para um litro de água durante 15 minutos , tomar 3 vezes ao dia .

    Batata crua ralada, colocá-la dentro de um pano e espreme-la , do sumo que sai toma uma chávena em jejum .

    Couve-- Tomada em sumo, meio copo antes das refeições ajuda a cicatrizar a úlcera gástrica .

    Evite o stress , anciedade, excesso de trabalho, álcool , tabaco , não tomar comprimidos efervescentes , aspirina e muitos outros , dissolva-os num copo de água antes de beber ,. Se puderem comprem o LIVRO _ VIVA MELHOR --- Com as plantas medicinais ,, pode ajudar em muita coisa.

    ResponderEliminar
  19. cara eu tenho gastrite sempre tive queimações não sei se é úlcera as sempre tomo omeprazol antes de dormir e sumiram todas as queimações.

    ResponderEliminar
  20. Oi, estou com ulcera no estomago, chegou ate sangrar, tive hemorragia interna, perdi muito sangue, desmaiei bati a cabeca , fui parar no Hospital, ja estou melhor, enclusive minha medica ja mandou eu voltar a trabalhar, so que gostaria de saber em quanto tempo estou curado???????

    ResponderEliminar
  21. acho que estou com ucera,porque sinto todos esses simtomas....meu deus to com medo me auda por favorrrrrr.

    ResponderEliminar
  22. Oi meu nome é Gabriel tenho 14 anos, meu Avô durante muito tempo sentia dores no estomago e não procurava o medico, Ate que o convenceram a fazer exames,e dai o medico chamou meu tio e falou q o meu vô esta com uma ferida 'Ulcera' enorme quase do tamanho do estamogo dele, então fizeram um exame pra saber se é beniguino ou maliguino ,estamos todos com muito medo,e ninguem contou nada pro meu vô ele ainda n sabe disso , ele quase n consegue comer nada moço por favor, sera q o meu vô tem cura ? me adc no msn bielbiel_@live.com

    ResponderEliminar
  23. Algumas vezes já senti muitas dores , muito queimação no estomago .Sempre passavam até que chegou uma hora em que não passou , não bebo , não fumo , me alimento muito bem e bebia meio litro de café por dia. Descobri que estou com ulsera ,a medica disse que o café colaborou para isto e muito. Luiz.

    ResponderEliminar
  24. sinto dores no estomago normalmente sempre a noite e no mesmo horário. Quando levanto cedo ao torsse limpando a garganta as vezes vem um cuspe parecido com,sangue. Seria isto uma úlcera?

    ResponderEliminar
  25. boa tarde cintu muita dor de cabeça dor no abidomem e minha bariga fica tudo vermenhla e sintu uma queimaçao do braço pode ser ulcera

    ResponderEliminar
  26. Oi, meu nome é Nivea. Hoje descobrimos que minha mãe sofre de uma úlcera. Ela tem tido dores fortes e está muito sensível. Agradeço sua iniciativa de repassar informaçoes sobre o problema. Estou mais tranquila ao saber que existe remédio para essa moléstia. O resultado da biopsia da minha mãe sai na segunda-feira (dia 22/10) e estamos rezando que seja um caso típico, corriqueiro de úlcera gástrica e não algo mais grave. Obrigada.

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde,

    Gostaria de saber se ulcera causa diarréia, tontura, dores nas costas ansia,vomito e dores na barriga e estomago.
    Ob rigada

    ResponderEliminar
  28. Sim,eu tive isso e já estou bem...primeiramente é preciso se iniciar um tratamento de 14 dias a base de omeprazol ou Ranitidina e após isso deve se evitar alimentos gordurosos e frituras,condimentos,refrigerantes etc...isso é normal é preciso saber se, se possui elicobacter pylory que é uma bactéria que se instala no estomago e que pode gerar ulcera gástrica.se tiver tem que tomar azitromicina durante 6 dias e acabará matando a bactéria...só é preciso se cuidar...Um abraço

    ResponderEliminar
  29. oi sinto dores no estmago quando faço eexercicios ja fis um tratamento de usera estomacal a dor que sinto e bem no estomago sempre que fasso esforço fisico pode ser da usera ainda

    ResponderEliminar
  30. oi sinto dores no estomago quandofaço esforso fisico ja tive usera fiz o tratamento ja faiz um tempo pode ser dela essa dor

    ResponderEliminar
  31. Ajudou-me imenso no trabalho para a escola :)
    Obrigada...vou tirar um 20

    ResponderEliminar
  32. Eu estou gravida, e estou com ulcera nos estomago
    não fui ao medico mas creio que é
    pooq estou com cintomas
    alguemme ajuda?
    o que fazer?

    ResponderEliminar
  33. foi-me diagnosticada duas ulceras, uma no estômago e outra no duodeno, não sabia bem o que era... mas agora li este post e tou mais informada... tenho tido algumas dores de costas ja algum tempo poderá ser derivado dai?

    ResponderEliminar
  34. Não me ajudou muito no meu trabalho de ciencias.

    ResponderEliminar
  35. A dois anos senti fortes dores no estomago a tarde. Quando foi a noite, não aguentava nem falar de dor. Fui no médico, que disse que meu estomago tava perfurado e que tinha que fazer uma cirurgia com urgência pra ver o que era. Demorou 4 horas, e era uma úlcera gástrica perfurada. Fiquei 2 meses de repouso. Sinto dores de estomago até hoje, mais é só saber o que comer, que dá pra controlar. Faço controle com gastro e endoscopia de 4 em 4 meses, e nunca deu mais nada :D

    ResponderEliminar
  36. Azitromicina serve para gastrite

    ResponderEliminar
  37. Azitromicina serve para gastrite

    ResponderEliminar
  38. Meu pai morreu assim.vomitou todo sangue do corpo em casa sozinho !

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa