SANGUE UNIVERSAL

Transfusões Sanguíneas
Os problemas das transfusões sanguíneas podem estar à beira do fim, dado que uma equipa de cientistas da Universidade de Copenhaga (Dinamarca) deu mais um grande passo para conseguir produzir um tipo de sangue universal, isto de acordo com a edição online da revista "Nature Biotechnology".
Saliente-se que há já muito tempo que vários cientistas procuram formas de transformar qualquer sangue num de tipo O (designado como dador universal). Para tal e segundo foi vislumbrado pelo norte-americano, Jack Goldstein nos anos 80, bastaria encontrar uma forma de retirar os bocadinhos de açucar das extremidades das antenas dos glóbulos vermelhos, de forma a transformá-los todos em inócuas células do grupo O, ou seja, bastaria descobrir uma ou várias enzimas, cuja capacidade para cortar moléculas em sítios muito específicos é enorme, que cortassem apenas as pontinhas reactivas, deixando intacto o resto das células sanguíneas.
Jack Goldstein conseguiu descobrir uma substância, nos grãos de café, capaz de transformar as células do grupo B em células do grupo O. No entanto, o mesmo não acontecia com as células do grupo A.
Actualmente, Henrik Clausen e os seus colegas da Universidade de Copenhaga deram finalmente um novo passo para a obtenção de "glóbulos vermelhos universais", como eles próprios os designam no título do seu artigo, publicado na revista "Nature Biotechnology". Estes cientistas procuraram, entre cerca de 2500 bactérias e fungos, enzimas que conseguissem retirar os açucares indesejáveis sem pôr em causa a integridade e a função dos glóbulos vermelhos.
Para bem da ciência e de todos os que necessitam de recorrer às transfusões de sangue, eles descobriram duas enzimas com essas características. Todavia, os problemas não estão ainda totalmente resolvidos, uma vez que falta ainda testar a eficácia e sobretudo a inocuidade destes glóbulos vermelhos nos seres humanos.
Informação adicional:
Tipos de Sangue:
O SANGUE é um tecido vivo que circula por todo o corpo e que leva oxigénio e nutrientes a todos os órgãos. É composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. O SANGUE é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças o sangue também é produzido nos ossos longos como o fémur. O SANGUE é classificado em grupos (sistema ABO) com a presença ou ausência de antígeno na superfície da hemácia (Fator RH).
A incidência destes grupos varia de acordo com a "raça", pois trata-se de um factor hereditário. DOADOR DE SANGUE UNIVERSAL:
O portador do tipo de sangue O negativo é considerado como doador universal, mas no caso de transfusão, o ideal é o paciente receber sangue do mesmo tipo que o seu, assim:
O+ dá sangue a O+
O- dá sangue a O-
A+ dá sangue a A+
A- dá sangue a A-
B+ dá sangue a B+
B- dá sangue a B-
AB+ dá sangue a AB+
AB- dá sangue a AB–
Obs: SÓ NAS URGÊNCIAS DAS UNIDADES HOSPITALARES É QUE SE FAZ O RECURSO AO SANGUE UNIVERSAL (O) NEGATIVO

21 comentários:

  1. Vários problemas resolvidos, desde a escassez de sangue até a transmissão de doenças. Há alguma nota sobre o custo de produção deste "sangue artificial"?

    ResponderEliminar
  2. Que bela notícia. A medicina vem apresentando grandes evoluções

    ResponderEliminar
  3. casal com sangue A+, pode ter filho com sangue O-, por favor responda-me, minha cunhada e seu marido são A+, e tiveram uma filha com sangue O-, ela pensa que a menina não é sua filha biológica. Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Tenho sangue A- e meu namorado é A+,se futuramente quisermos ter um filho,tera algum problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NÃO, Meu sangue é A+ e minha esposa é A- e temos um filho lindo e saudável, com sangue O- hoje ele está com 18 anos e graças a Deus nunca teve problemas de saúde.

      Eliminar
    2. Não porque só terá problema quando tiver o mesmo tipo de sangue (a- com a-, b- com b-, verse versa).e as vezes nem assim o filho tenha "problemas" mas a probabilidade são muitas para o filho ter problemas.

      Eliminar
  5. A pessoa que tiver o sangue O negativo tem a possibilidade de o filho nascer com alguma doença?

    ResponderEliminar
  6. Meu sanque é A+ e meu esposo é A-,se quisermos ter filhos tera algum problema?? Me responda com urgencia

    ResponderEliminar
  7. Resposta à dúvida da Karine
    Querida amiga o que acontece é que devem ser tomados cuidados na gestante Rh negativa com marido Rh positivo que portanto podem ter um feto Rh positivo. Na hora do parto, a gestante pode se sensibilizar se tiver um recém-nascido Rh positivo e não tomar uma vacina nesse pós-parto. Caso se sensibilize, aí sim, numa próxima gravidez em que tiver um feto Rh positivo, poderá haver o desenvolvimento no feto uma doença chamada eritroblastose fetal em que há destruição das hemácias fetais.

    Em relação ao tipo sanguíneo e Rh não há, no entanto, necessidade de tratamento prévio para poder engravidar. Uma dica importante é que vocês passem por uma consulta com um ginecologista para alguns exames de rotina para saber se tudo está OK, principalmente em relação à necessidade de alguma vacina, se há alguma infecção, um problema clínico, etc.

    Espero ter ajudado mas, em caso de dúvidas, devem sempre consultar um médico da especialidade.

    ResponderEliminar
  8. uma pessoa que tem tipo sanguinio A+ e o seu passeiro O+ qual a probabilidade de ter um filho O-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou A+ e minha parceira O+. Temos um filho O-

      Eliminar
  9. tenho A+ e meu esposo é doador universal.
    Tem problema em ter filhos??

    ResponderEliminar
  10. SE O PAI É O




    SE O PAI
    É O+ E A MÃE TAMBÉM É O+ HÁ POSSIBILIDADE DE TER FILHO A+?

    ResponderEliminar
  11. meu sangue é o+ meu marido é a+ os filhos podem nascer só do sexo feminino?

    ResponderEliminar
  12. se o pai tem o sangue O- e a mãe tem o sangue O+, o filho pode ter sangue O+.

    ResponderEliminar
  13. Só faltou informar qual seu tipo de sangue dos doadores universais

    ResponderEliminar
  14. Doador universal sao as pessoas que tem de fator RH O-

    ResponderEliminar
  15. O+ tbm é doador universal?

    ResponderEliminar
  16. Meu tipo sanguíneo é O+ e do meu marido é A+ temos dois filhos, mas não sabemos o tipo sanguíneo deles,como posso saber o tipo sanguíneo? Tem probabilidade de serem negativo ou não?

    ResponderEliminar
  17. Meu tipo sanguíneo é O+ e do meu marido é A+ temos dois filhos, mas não sabemos o tipo sanguíneo deles,como posso saber o tipo sanguíneo? Tem probabilidade de serem negativo ou não?

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa