Jyoiti Amge - a adolescente mais pequena do Mundo

A jovem mais pequena do Mundo
A indiana Jyoiti Amge tem 15 anos, e mede aproximadamente 58 centímetros, e pesa pouco mais de 5 kg. Ela é mais pequena que um bebe de 2 anos de idade.
A adolescente é a menor adolescente do mundo com a sua idade. Ela tem uma forma de nanismo chamada achondroplasia (desordem do crescimento dos ossos e que causa um dos tipos mais populares de nanismo).
Devido à sua baixa estatura, Jyoti precisa de usar roupas e jóias feitas sob medida. Ela dorme numa pequena cama e usa pratos e talheres especiais, compatíveis com o seu tamanho, já que os utensílios de tamanho normal são enormes para ela. No entanto, apesar dessas dificuldades, ela encara a sua condição de forma bem natural.
Bem longe de estar triste pelo seu pequeno tamanho, Jyoti diz que gosta de ser assim e de ser reconhecida como uma celebridade por causa da sua estatura; ela gosta de ser o alvo das atenções.
"Eu sou como as outras pessoas; eu gosto, choro e sonho como os outros." "Eu não sinto nenhuma diferença".
“Tenho orgulho de ser pequena. Adoro ser o centro das atenções. Não sinto medo nem lamento nada. Sou igual a todo mundo.” Jyoti estuda na escola secundária local, em Nagpur, Índia, onde estuda juntamente com as restantes colegas da sua idade. Contudo, ela tem que se sentar numa carteira miniatura feita especialmente para ela mas, não é de nenhuma forma discriminada pelas restantes colegas.
A sua mãe, Ranjana, explica que a condição da sua filha só se manifestou algum tempo após o seu nascimento.
"Quando Joyti nasceu, ela parecia bastante normal. Nós só soubemos das suas características diferentes (nanismo) quando ela tinha já cinco anos."
"A Jyoti é pequena mas, é linda, e nós amamo-la muito".
Tal como qualquer outro adolescente, ela adora ouvir música pop e assistir a DVDs, e espera mesmo vir a tornar-se uma actriz de Hollywood.
Ela afirma: "Eu gostaria de trabalhar numa grande cidade como Mumbai, actuar em filmes e viajar para Londres e para os Estados Unidos da América". Jyoti é tratada, na sua cidade natal, já como uma mini-celebridade. Há já quem a trate como como uma deusa. A sua popularidade é tanta, que ela inclusive já participou numa faixa do álbum do seu grande ídolo de música pop, o cantor indiano Mika Singh.

8 comentários:

  1. Nossa ela é pequena mesmo! Minha filha tem dois anos e pesa 16 kg ela é 3 x mais pesada que essa menina de 15 anos

    ResponderEliminar
  2. Fiquei emocionada quando vi esta criaturinha linda no Jornal da Record. Confesso que fiquei surpresa pois nunca soube de alguém tão pequeno.Pretendo continuar acompanhando a Joyti e desejo a ela muita saúde, sorte e dizer que masmo com esses problemas que ala tem da pra ver que é uma pessoa feliz. Que DEUS a proteja e abençoe. kalyza_tf@yahoo.com.br ou calizaferreira@hotmail.com.br. Grande abraço para toda a família e um beijão grande prs ela. Obrigada pela oportunidade.

    ResponderEliminar
  3. meu deus ela é muito pequena nem um bebê é menor que ela vi no tudo a ver que os ossos dela são muito sensiveis por qualquer coisa já quebra deu que ela caiu no chão e já quebrou sua perna deve ser dificil ser adolecente do tamanho dela qualquer lugar que ela vai já devem prestar atenção nela

    ResponderEliminar
  4. nosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa vc e maior que eu rsrssrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssr

    ResponderEliminar
  5. mas ela e muito bonitinha pareca uma criança

    ResponderEliminar
  6. nosso essa menina tem o corpo de um bebe e a vóz de um anão mas pensa como adolencente e age tomara que Deus muda a história dela eu glorifico isso!!
    Eu assisti a reportagem dela que passo na tv e fiquei emossionada!!

    ResponderEliminar
  7. nossa como ela é pequena

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa