Talassoterapia

As virtudes da água do mar
Do grego "thalasso" (mar) e "therapia" (cura), tal como o nome indica, esta terapia recorre às propriedades curativas da água do mar com fins terapêuticos, nomeadamente, relaxamento, drenagem linfática e eliminação de toxinas. Além disso, ajuda a repor energia no organismo, lutando contra a fadiga física e mental, graças ao magnésio marinho.
Um banho com água do mar à temperatura corporal proporciona nutrientes preciosos, que, ao serem idênticos aos elementos encontrados no nosso plasma sanguíneo, são absorvidos pelo corpo quase por osmose.
Bastam 15 minutos de imersão na água salgada para favorecer a tranferência de iões para a pele, o que facilita a libertação de toxinas, gordura e outras impurezas.
A talassoterapia é cada vez mais procurada pelos utentes do turismo de saúde e por um leque de idades cada vez mais alargado, desde os mais jovens aos mais velhos.
A água do mar, rica em sais minerais e oligoelementos como o iodo, é um aliado fortíssimo da saúde e da nossa pele. Aproveite, desde já, todos os seus benefícios.
Na água salgada, o nosso peso é dez vezes inferior, pelo que o coração trabalha com menos esforço. Por isso, qualquer exercício realiado no mar é mais relaxante e confortável. O simples facto de boiar tem inúmeros efeitos psicológicos: os músculos relaxam-se, as secreções hormonais modificam-se, as ondas cerebrais tornam-se mais lentas e o sistema do ouvido mantém-se em repouso.
Gregos, chineses, egípcios e romanos já conheciam na Antiguidade os poderes do mar, tanto com fins estéticos como de bem-estar. Hipócrates, o "pai da Medicina" recomendava água marinha quente em forma de banhos e cataplasmas para tratar diversas doenças.
Mas apesar de aconselhados por muitos médicos nos finais do século XIX, os banhos de mar estavam praticamente reservados à aristocracia. Só na altura da Primeira Guerra Mundial se modifica radicalmente este panorama, passando de terapêutica elitista a uma dirigida às massas. As praias começam a ser verdadeiramente apreciadas como local de cura, descanso e relaxamento.
Mas que segredos e tesouros guarda esta água plena de princípios activos?
Os benefícios das algas
A flora e a fauna marinhas possuem um grande potencial farmacológico e cosmético. As algas concentram todos os benefícios do mar e são ricas em proteínas, vitaminas e minerais indispensáveis à epiderme. Algumas têm propriedades calmantes, suavizantes, cicatrizantes e antioxidantes. Quando em contacto com a pele, reforçam a sua camada hidrolipídica e mantêm a hidratação. Ingeridas, reduzem os níveis de colesterol no sangue e ajudam a prevenir a hipertensão. Diversas variedades de algas contêm mesmo anticoagulantes sanguíneos similares à heparina, o anticoagulante natural do sangue.
O efeito desintoxicante dos minerais
Remineralizante, revitalizante, anti-infecciosa, anti-stresse e analgésica, a água do mar é um remédio milagroso que ajuda a prevenir e a tratar diversas patologias, nomeadamente as invernais. Fonte infinita de ferro, magnésio, sódio, cálcio, zinco, cobre, entre outros, ajuda a combater carências, estimula as defesas do organismo, bem como a microcirculação cutânea e a tonicidade da epiderme. Destaque para o iodo, presente em muitos produtos cosméticos drenantes, que tem um papel importante no metabolismo das gorduras com as suas propriedades desintoxicantes e adelgaçantes.
O efeito esfoliante do sal
Já certamente reparou que depois de banhos de mar, se se deixar secar sem se limpar, se forma sobre a pele uma camada de sal, verdadeiro concentrado de minerais purificantes e remineralizantes. Mais grossos ou mais finos, os grãos de sal estimulam a epiderme, dinamizam a microcirculação e favorecem o rejuvenescimento celular. Inspirados nos tratamentos de spa, os cosméticos com sal marinho ajudam a eliminar as células mortas que se formam sobre a pele.
O que pode fazer
--> Caminhe com os pés descalços. Este gesto proporciona às plantas dos pés uma massagem relaxante natural.
--> Mergulhe os pés na água do mar. A sensação de frio rovoca uma constrição das veias que estimulam a circulação de retorno.
--> Para lutar contra a celulite e melhorar a circulação sanguínea, caminhe dentro de água (que deve dar pelo meio da perna) pelo menos um quarto de hora, diariamente.
--> Nadar é um dos desportos mais completos. Entre os seus múltiplos benefícios está a melhoria da capacidade respiratória, o que pressupõe uma melhor oxigenação e um aumento dos glóbulos vermelhos no sangue na ordem dos 10%.
Os poderes da brisa marítima
Os ares da praias foram desde sempre recomendados para combater a fadiga e coadjuvar na convalescênça de doenças. O clima marítimo é muito saudável e puro.
Um passeio à beira-mar oferece uma quantidade enorme de oxigénio, que ajuda a limpar os pulmões, e os salpicos das ondas estão carregados de iões negativos que afastam o stresse. Com a poluição das cidades, estes iões são substituídos pelos positivos, que por sua vez carregam o ar de electricidade nefasta para o sistema nervoso. O ozono contido na brisa marinha possui uma acção antibiótica natural.
Especialistas asseguram que o clima atlântico é tónico pela sua riqueza em oligoelementos, particularmente em iodo; já o mediterrânico é sedativo, sendo por isso aconselhável para tratar doenças como o reumatismo ou dores articulares e musculares.

2 comentários:

  1. Nada melhor para relaxar do que caminhar descalço na areia, sentido a água bater nos pés e ouvindo o barulho das ondas...

    Abraços Kmmad.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom o seu artigo, eu que a muito tempo não vou a praia - mesmo morando numa cidade praiana - precisava mesmo lê-lo.

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa