Etapas para um futuro com sucesso

As dez principais etapas para o sucesso antes dos 40 anos
Quando se tem menos de quarenta anos de idade o sucesso torna-se na vida torna-se praticamente imperioso. Este artigo pretende ajudá-lo a obter, de uma forma fácil e simples, esse tão ambicionado sucesso. Ao lê-lo a sua vida inteira decerto, ficará mais facilitada. Existe um pressuposto, amplamente difundido, de que o trabalho se torna mais penoso de executar depois de nós completar-mos 40 anos de idade. No entanto, na maioria dos casos, as coisas ficam facilitadas.
As responsabilidades podem ser mais pesadas, mas depois dos 40 nós valemos mais pela nossa experiência, know­how e bom senso do que pela capacidade de trabalhar-mos 18 horas por dia. A maior parte das vantagens do sucesso surge depois dos 40 se nós souber-mos como agir antes dessa data importante.
Experiência:
Quais são as atitudes mais correctas a tomar?
Em primeiro lugar, estude. Saiba tudo o que precisa saber sobre a actividade que você desempenha, antes de completar 40 anos de idade. Assim, adquirirá o domínio sobre a sua actividade na idade adequada, e a partir daí poderá continuar simplesmente a acumular experiência.
Exemplos de sucesso: aos 40 anos, o falecido Charles G. Bluhdorn já tinha elevado a sua empresa, a Gulf & Western lndustries, ao status de império empresarial, com lucros de muitos milhões de dólares por ano. Aos 40, Leonard Bernstein já havia escrito West Side Story e firmado a sua reputação de grande compositor e maestro. Queimar as pestanas é uma boa ideia até aos 20 anos, ou talvez 30, mas ninguém deve ter de perder horas de sono aprendendo uma coisa nova depois dos 40.
Em segundo lugar, desenvolva o seu próprio estilo. Antes dos 40, descubra aquilo que lhe é mais apropriado, seja na maneira de vestir, seja em outros pequenos detalhes. Você pode fazer experiências enquanto tem 20 ou 30 anos, mas o seu estilo deve estar determinado quando você tiver 40. Ninguém parece mais inseguro que um homem ou uma mulher que tente remodelar a sua aparência a meio da carreira profissional. Você gosta de usar suspensórios? Óptimo! Faça deles a sua marca registada. Você gosta de ter um vaso de flores sobre a sua mesa de trabalho? Então coloque nele as mais bonitas que encontrar.
Em terceiro lugar, ponha ordem na sua vida emocional, o mais depressa possível. Ajuda muito, ao galgar os degraus de uma carreira almejando atingir o cume, ser-se feliz na vida, ao invés de andar atolado em perpétuas crises emocionais. Já é bastante difícil uma pessoa ser bem sucedida, sem ter problemas pessoais que minem as suas energias e distraiam as suas atenções. Além disso, a infelicidade é como uma doença: gradualmente ofusca o interesse de todo o resto.
É claro que não se podem evitar as dificuldades e é preciso superá-las. Mas aqueles que não conseguem estabilizar suas vidas pessoais até os 40 são, em geral, menos aptos para o sucesso do que os que o fazem. Portanto, se você for terminar um envolvimento sem futuro, ou se casar, faça-o antes que os problemas se arrastem pela sua vida fora, quando você deveria e gostaria de estar desfrutando as vantagens da sua carreira profissional.
Em quarto lugar, reconheça as suas fraquezas. Aceite o facto de que há coisas que você não faz bem, ou não suporta, ou não quer fazer. Se você não tem jeito para números, mas gosta de trabalho criativo, não se force trabalhando com números porque o salário é melhor, ou porque é isso o que as pessoas esperam de você. Arranje o tipo de emprego que gosta antes de completar os 40 anos, ou então você se arrisca a ser infeliz mais tarde, e provavelmente está destruindo suas melhores hipóteses de ser bem sucedido.
Quinto, conheça os seus pontos fortes. É melhor também que você decida quais são as coisas que faz bem, reconheça as que gosta de fazer e as que faz melhor que ninguém. Mais tarde estas coisas poderão ser-lhe bastante úteis. Qualquer que seja a sua função, saber quem você é, e no que é bom, é um factor crítico e bastante importante para o seu sucesso.
Sexto, comece a juntar dinheiro para poder dizer: «Eu demito-me!» Por exemplo: imagine que, enquanto jovem, alguém lhe diz: «Guarde o primeiro milhão que ganhar e o dinheiro que lhe permitirá dizer que se demite.» É claro que não é fácil guardar e muito menos ganhar um milhão, mas esta ideia tem muita lógica, pois não há nada mais deprimente que a dependência absoluta; saber que não se tem dinheiro que chegue para largar um emprego ou mudar de carreira, saber que estamos como que encurralados.
Economize o bastante para ter uma reserva de segurança. Pode ser que você nunca precise dela, mas às vezes a única resposta adequada a uma situação é mesmo: «Eu demito-me!» E você vai-se odiar, se as circunstâncias não permitirem que você faça isso.
Sétimo, construa o seu círculo de amizades; se você não o tiver feito até aos 40, ou pelo menos seleccionado as pessoas que confiam em você, e vice­versa, isso vai ser um grande problema. Um círculo de amizades não é algo que se arranje do dia para a noite, pois leva décadas a construir. Nos negócios como na política, você precisa de muitas pessoas, espalhadas pelos lugares certos, de quem pode depender porque, elas também podem depender de você.
Oitavo, aprenda a delegar responsabilidades. Muita gente não o faz, ou não consegue fazer isso. Ficam, assim, eternamente condenadas a continuar em cargos subalternos. Delegar é metade do sucesso; aquele que não consegue delegar fica fatalmente em desvantagem. Quando você chegar aos 40, é melhor que seja especialista nisso; isso significa que você sabe escolher as pessoas certas e que confia nelas.
Nono, aprenda a saber quando ficar de boca fechada. Carreiras promissoras são cortadas muitas vezes por palavras impensadas. Fique quieto, com cara de inteligente. As pessoas irão naturalmente supor que você sabe mais do que realmente sabe. Não arranje intrigas entre colegas e não comente, com eles, os seus planos. A reputação de saber guardar segredos ultrapassa em muito a popularidade fácil que você pode ganhar espalhando mexericos ou outras coisas menos positivas. Quanto mais longe você for na sua carreira, mais isto será importante. Nos escalões mais altos, o segredo vale ouro.
Em décimo e último lugar: seja sempre leal. Se, ao atingir os 40 anos, você não tiver firmado a sua reputação como pessoa 100% leal, vai ter problemas pelo resto da sua carreira. A reputação de deslealdade fará com que você não seja bem visto, em qualquer sector dos negócios. Não se abre caminho apunhalando os outros pelas costas, mas, sim, firmando, desde o princípio, uma reputação de inabalável honestidade.
Por último, uma recomendação final: mantenha sempre o seu sentido de humor. Tenha em mente que nada é eterno, nem mesmo o sucesso!

5 comentários:

  1. 7 passos completos, acho que estou no caminho certo, né?

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Tem muita lógica nisso tudo, mas infelizmente agente tem o péssimo hábito de ler, concordar ou disconrdar e continuar fazendo as mesmas coisas ignirando o sucesso.

    ótimo post!

    Abs.

    ResponderEliminar
  3. Que chato! Por que não li isto antes?
    Agora passei do ponto. Brincadeira, dicas interessantes.

    ResponderEliminar
  4. Estes são passos importantes para sucesso sempre, em qualquer idade.
    Excelente!

    ResponderEliminar
  5. Um ótimo "manual", mas realmente a grande questão está em praticar a teoria.

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa