As perturbações da visão

Quando os nossos olhos nos enganam
São numerosas as afecções que provocam perturbações da visão. Estas perturbações são caracterizadas por vezes por uma opacidade do inteiro campo visual, como se um gel tivesse sido aplicado sobre os olhos ou sobre os óculos. Nalguns casos, o contorno dos objectos é ofuscado; noutros, os objectos estão focados mas apresentam manchas ou auréolas luminosas.
As causas mais frequentes das perturbações da visão são a miopia ou a hipermetropia. Estas anomalias desenvolvem-se lentamente, no decurso de meses ou de anos. A miopia e a hipermetropia são perturbações benignas que podem ser facilmente corrigidas com óculos ou lentes de contacto. As perturbações da visão são por vezes o sintoma de uma afecção que pode ser tratada se se intervém tempestivamente. Algumas destas perturbações requerem efectivamente uma terapia de urgência, em ausência da qual podem levar à cegueira. Também algumas doenças sistémicas podem muitas vezes estar associadas a perturbações da visão.
As causas das perturbações da visão
Protrusão dos olhos:
As perturbações da visão podem ser causadas por uma protrusão dos globos oculares, que geralmente não é acompanhada por dores. A afecção responsável por estas perturbações é denominada exoftalmia, ou inflamação dos tecidos da órbita ocular. A exoftalmia pode manifestar-se sozinha ou associada a hipertiroidismo, com um tumor ou com uma inflamação dos tecidos da órbita denominada celulite orbital.
Catarata:
Uma perturbação da visão que persiste durante várias semanas ou meses num indivíduo com mais de cinquenta anos é em princípio causada por uma catarata (opacidade do cristalino). A catarata é uma afecção muito comum a qual se pode obviar com uma simples intervenção cirúrgica.
Miopia ou hipermetropia:
A miopia é uma afecção crónica congénita. Em princípio é diagnostica da relativamente cedo e pode ser corrigida com o uso de óculos ou de lentes de contacto. A hipermetropia manifesta-se precocemente e é também esta corrigível com o uso de lentes. A pres­ biopia é uma outra afecção que reduz a visão de perto mas manifesta-se somente depois dos quarenta anos.
Glaucoma:
O glaucoma é provocado por uma acumulação inesperada de líquido no globo ocular que faz aumentar a pressão no interior do olho; se não se intervém tempestivamente, leva à cegueira. Os sintomas do glaucoma são perturbações da visão que afectam somente um olho, com percepção de auréolas à volta das fontes luminosas e dor ocular.
Uveíte:
Alterações da visão, olhos avermelhados e uma dor que se manifesta geralmente durante alguns dias são sintomas de inflamação da íris. Trata-se de uma perturbação bastante rara mas que necessita de uma intervenção terapêutica tempestiva.
Degenerescência macular :
Uma perturbação que não afecta a visão periférica mas aquela central pode ser o sintoma de uma degenerescência macular da retina, se o indivíduo ultrapassou os cinquenta anos.
Hemicranias:
As perturbações da visão com o aparecimento de clarões de luz e manchas acompanhadas por dores de cabeça intensas, náuseas e vómitos são sintomas dolorosos da hemicrania.
Ataque isquémico transitório:
As perturbações da visão que afectam somente um dos olhos, associadas a cefaleias violentas, estonteamentos e perturbações sensoriais tais como entorpecimento e formigueiro numa parte do corpo, podem ser sintoma de um ataque isquémico transitório que precede um acidente vascular cerebral.
Deslocamento da retina:
A percepção de clarões ou manchas (descritas como moscas voadoras) no campo visual pode ser o sintoma de um deslocamento da retina que requer uma intervenção médica rápida.
Retinopatia:
Uma diabetes não tratada pode provocar lesões dos vasos sanguíneos da retina e uma retinopatia diabética. Esta complicação é por vezes o primeiro sintoma de uma diabetes não insulino-dependente. A retinopatia diabética manifesta-se com graves perturbações da visão.
CONSELHOS:
Quando se usam lentes correctivas, o prog res­ sivo aIJarecimento de perturbações da visão, sem outros sintomas, indica que chegou o momento de mudar de lentes.
Se as perturbações da visão anunciam um ataque de hemicrania, pode beber-se um café, tomar uma aspirina ou deitar-se às escu raso Estas medidas permi­ tem por vezes evitar ou atenuar a hemicrania.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo blog....adorei..
    Beijos..
    Nanda Mello

    ResponderEliminar
  2. KmMad...

    Esperei ler sobre a deficiência causada pela idade (rsrsrs). É que estou começando a ter falhas na visão, decerto terei que usar óculos brevemente. Mas pela idade.

    Ótimas informações.

    Lena

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela escolha do tema, eu faço uso de óculos de pude elucidar algumas dúvidas.

    Cris

    ResponderEliminar
  4. To com 37 dias com visão perturbada vestigem e tbm minha visão escurece e volta de novo o normal e ligeiro! Oq pode ser?

    ResponderEliminar
  5. 37 dias com vestigem minha visão escurese e volta o normal rapidamente oq pode ser?

    ResponderEliminar
  6. To com 38 dias que estou com vestigem e minha visão escurece e volta o normal rapidamente oq pode ser?

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa