Como ultrapassar o fracasso e obter o sucesso

Não tema o fracasso
E aqui está você: completamen­te atolado numa carreira pro­fissional insípida, a pensar no motivo por que o sucesso está pra­ticamente ao seu alcance, embora não consiga que se torne realida­de. A resposta dada por todos os grandes líderes empresariais é a mesma. O sucesso foge-lhe por en­tre os dedos porque - prepare­ -se! - você ainda não falhou o suficiente.
Muitos especialistas na área da evolução de carreiras profissionais consideram o fracasso como o «óleo de fígado de bacalhau» do suces­so. Não se pretende que a pessoa se agarre a um determinado fracasso, para ser misticamente recom­pensada com um triunfo. Digamos antes que é do conhecimento ge­ral que todos aqueles que se arris­cam a fracassar e tiram lições dos erros cometidos têm mais oportu­nidades de ser bem-sucedidos em tudo o que empreendem.
Se você nunca fracassou em nada, isso talvez se deva ao facto de ter estado sempre em "ponto-morto», acomodado, evitando correr riscos que o obrigassem a um desafio. É claro que sofreu pequenas contra­riedades no amor ou na escola, mas pode dizer-se que nunca fracassou de forma significativa. Não se preo­cupe, toda a gente tem uma oportunidade. Nin­guém está eternamente protegido contra o fracasso.
O fracasso é fácil de reconhe­cer. Implica, normalmente, a per­da de dinheiro, de auto-estima ou de posição social. Na melhor das hipóteses, o fracasso corresponde simplesmente ao facto de não se obter aquilo que se pretende.
Não se pretende com isso dizer que as pessoas racionais devam dese­jar ser atingidas por calamidades. No entanto, uma boa dose de azar é muitas vezes uma forma dolorosa, mas eficaz, de aprender. En­sina-nos algo sobre as nossas ca­pacidades e faz-nos tomar cons­ciência das nossas limitações. Tudo isso desem­penha um papel importante no processo de amadurecimento.
As pessoas que conseguem tirar partido das suas derrotas são as mais procuradas pelos grandes líderes em­presariais, por serem boas lutado­ras. O sucesso contínuo dá origem à arrogância e à displicência. Muitos empresários interessam-se mais pelas pessoas que gostam de ir à luta e que não tenham medo de arriscar.
Isto implica, para essas pessoas, cometer erros hones­tos. As pessoas mal sucedidas, evitam instintivamente os ris­cos, mesmo nos casos em que um jogo inteligente poderia vir a ser compensador. Aprende-se muito mais com os fracassos do que com aquilo que dá certo. O fracasso é meramente o pre­ço que se paga por procurar no­vos desafios.
Se a ideia de cometer erros o faz ficar perplexo, aqui vão algu­mas sugestões úteis:
1. Não utilize a palavra «fracas­so».
Aqueles que têm maior suces­so rara­mente mencionam o termo «fra­casso», palavra «pesada», que su­gere um beco sem saída pessoal. Em meados dos anos 50, Vic­tor Kiam, o dono da Remington, perdeu a oportunidade de adqui­rir os direitos de um produto novo e desconhecido por este ter sido criticado pelos colegas. O produ­to era o velcro. Pois é ...
«Eu podia ter ficado desmorali­zado com esse facto», afirmou Kiam, autor de Live to Win (Viver para vencer), «mas prefiro considerá-lo como mais um acidente de percurso. Além disso, se não tivesse aprendido algo com essa opinião errada, que se deveu a não ter tido confiança em mim próprio, eu nun­ca teria comprado a Remington.»
2. Não leve as coisas demasiado a sério.
O fracasso é uma ati­tude e simultaneamente um resul­tado. Quan­do as coisas lhe correm mal, você intitula-se logo de falhado? As palavras que utiliza para se descrever a si próprio podem tor­nar-se uma realidade poderosa. Se disser muitas vezes que é um vendedor no de­semprego estará não só a rotular­-se de desempregado, o que na nos­sa sociedade é conotado com fra­casso, como também a limitar as suas potencialidades. Será melhor considerar-se um indivíduo com opções. Entre essas opções, poderá incluir a fre­quência de cursos que lhe permi­tam desenvolver novas aptidões, ou mudar corajosamente de carreira profissional.
3. Esteja preparado.
A elabora­ção de um plano de possíveis ca­tástrofes poderá ajudá-lo a tornar­ -se incólume. Pergunte a si mes­mo: qual seria a pior coisa que me poderia acontecer? Imaginar que pode perder o emprego ou o cônjuge po­derá obrigá-lo a pensar claramen­te em alternativas práticas. Será que fez os seguros apropriados e que tem no banco dinheiro suficiente para se poder aguentar num perío­do difícil? Possui capacidades al­ternativas que lhe permitam ganhar dinheiro se o seu patrão o despe­dir? Não se esqueça de que o ideograma chinês que representa a pa­lavra «crise» é constituído pelos ca­racteres que significam «perigo» e «oportunidade».
Aumentar os seus recursos é tam­bém um factor crucial. A respos­ta para o fracasso é ter uma vida equilibrada, centrada na família, ami­gos e hobbies. A sua vida emocional nunca po­derá apoiar-se apenas no trabalho ou num empreendimento. Quando de­positamos demasiada confiança num só objectivo, temos mais probabi­lidades de nos transformarmos num fóssil. Se um executivo desempre­gado responde, quando lhe pergun­tam quais são os seus planos para um novo emprego, que não tem nenhuns, o problema é grave.
4. Aprenda a falhar de maneira inteligente.
Jack Matson, antigo professor da Universidade de Houston, no Texas, elaborou um curso que os alunos intitularam de «Fracasso 101». Matson mandou a turma construir, com pauzinhos de sorvete, maque­tas de produtos que nunca seriam comprados por ninguém. «Eles pro­jectaram banheiras aquecidas para hamsters e papagaios de papel ca­pazes de voar com furacões», afirmou Matson.
As ideias foram bastante ridí­culas, mas depois de os alunos de Matson terem equacionado o fra­casso com a inovação, e não com a derrota, sentiram-se capazes de tentar o que quer que fosse. Uma vez que a maioria deles tinha sofrido, no mínimo, cinco fracassos antes de conseguir encontrar o ramo de negócios que melhor se lhe adaptava, todos aprenderam a não acei­tar o fracasso como algo de defi­nitivo, afirmou Matson.
Os alunos descobriram também que há duas maneiras de fracas­sar. Aquela em que se vão tentan­do várias coisas, umas a seguir às outras, foi considerada por Matson como «a maneira de fracassar es­túpida e lentamente». O processo é tão moroso que o indivíduo se satura e desiste. «A maneira de fra­cassar de forma rápida e inteligen­te» implica lançar várias ideias de uma só vez e preparar-se para a próxima descarga. «O fracasso é uma maneira normal e natural de bali­zar o desconhecido», afirmou Matson. «Por isso, é preferível fazer o maior número de tentativas no mais bre­ve espaço de tempo.»
5. Nunca se dê por vencido.
A empresa de construção civil de Glen Early entrou em crise em 1975. Com apenas 25 anos, Early prefe­riu hipotecar a própria casa a de­clarar falência, continuando a tra­balhar na construção civil e a ten­tar dominar as dificuldades da ad­ministração. Em 1982, sentiu-se com capacidade para pedir mais dinhei­ro emprestado e constituir de novo uma empresa própria, tendo mes­ mo adquirido uma reputação só­ lida junto dos bancos de pessoa capaz de ultrapassar problemas di­fíceis.
Foi expandindo cautelosamente a sua nova empresa de construção civil, frequentou vários cursos de gestão e, em 1988, a revista Inc. incluiu a sua firma na lista das 500 empresas privadas que mais rapi­damente se tinham desenvolvido nos EUA. Early, no entanto, não se mos­trou arrogante. Perseguiram-no as re­cordações de tempos mais difíceis.
«Não posso dar-me ao luxo de ser arrogante com o sucesso que ob­tive», afirmou. «Estou sempre a ten­tar melhorar a minha empresa.» Com este tipo de atitude, tem­perada pelo fracasso, ele acabou por atingir o topo da carreira nos anos seguintes. O mesmo poderá vir a acon­tecer consigo.
Não se esqueça que o maior fracasso é você deixar de tentar.

6 comentários:

  1. Parabéns!
    Muito inteligente,
    eu também acredito que sucesso só se consegue com muita perseverança e força de vontade.

    ResponderEliminar
  2. Sabias palavras meu amigo, não é difícl seguir teus conselhos, só um pouquinho de força de vontade.

    ResponderEliminar
  3. Gostei da leitura, parabéns pelo excelente texto.

    De facto, não há melhor aprendizagem que aprender pelos erros! Mas, também, deve-se ter a noção de que é necessário ter uma mentalidade vencedora para tal se suceder.

    Portanto diria que a receita começa por ter uma mentalidade vencedora e depois arriscar com previsões de fracasso e aprender com os possiveis fracassos.

    Abraços,
    Cláudio Novais

    PS: Gostaria de avisar que o seu site está muito lento por causa do excesso de aplicações flash. Acho que devia diminuir a quantidade de animações de forma a não puxar tanto pelo computador ;)

    ResponderEliminar
  4. Bacana, muito bacana! Realmente "O fracasso" vive nos calcanhares de qualquer pessoa. Todos devemos ter cuidado, pois ele pode nos derrubar. Só que o mais importante é o que vem depois do tombo...o levantar que que possibilita um novo caminhar.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Realmente este artigo que foi publicado é um verdadeiro enriquecimento.
    Os meus agradecimentos, ao Publicador,

    JJ

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa