A cultura nos Estados Unidos da América (EUA) - (USA)

Os Estados Unidos da América e a cultura
A cultura dos Estados Unidos da América (EUA) tem uma profunda influência no resto do mundo, particularmente no mundo ocidental. Os seus filmes e programas televisivos podem ser vistos em quase todos os países e a sua música é ouvida em todo o mundo. Entre os maiores exemplos que caracterizam a cultura norte-americana, destacam-se o cinema, pela sua massificação mundial, e o desporto, pelo seu carácter muito próprio sendo composto por determi­ nadas modalidades menos relevantes nos restantes países.
Para além de ser uma forma de expressão cultural do seu povo, o cinema dos EUA tornou-se numa das mais bem sucedidas indústrias de entretenimento do mundo. Apesar de nem todos os filmes norte-americanos serem produzidos em Hollywood, esta localidade de Los Angeles tornou-se representativa da indústria.
O facto de o Sul da Califórnia ter Sol ao longo de quase todo o ano e da grande exposição solar ao longo do dia beneficiar as filmagens exteriores, levou os cineastas e produtores de cinema a centralizarem as suas produções nesta região da Costa Oeste. Hoje em dia, a maioria dos estúdios de filmagens estão em Burbank, também em Los Angeles, mas muitas das grandes produções são feitas noutras cidades e até noutros países. Durante os períodos das duas grandes guerras, as produções do cinema europeu foram escassas, enquanto o cinema de Hollywood crescia em popularidade com filmes como "E Tudo o Vento Levou" e "Casablanca", atraindo inúmeros cineastas europeus para estas paragens.
A partir do final da Segunda Guerra Mundial, a influência mundial do cinema norte-americano manteve-se e hoje continua a ser uma referência para o público da maioria dos países, que geralmente prefere esta cinematografia aos filmes do seu país. Invertendo esta tendência, no âmbito do desporto, as modalidades mais populares nos EUA são muitas vezes menos apreciadas no resto do mundo. Os norte-americanos são grandes adeptos de basquetebol, basebol, futebol americano e hóquei no gelo, modalidades que levam à criação de equipas representantes de cada Estado e que disputam um campeonato interestadual nacional.
As provas da NBA tornaram-se famosas em todo o mundo, levando a maioria dos melhores jogadores de basquetebol a jo­garem neste campeonato. O basebol é uma modalidade pouco apreciada na Europa. mas nos EUA são necessários grandes estádios para acolher as principais provas da mesma. O futebol americano, uma variante do rugby, pouco tem a ver com o futebol convencional praticado nos outros países.
Trata-se de um desporto competitivo de equipa que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade táctica e força dos jogadores que se empurram, bloqueiam e se perseguem uns aos outros. O futebol convencional não é tão apreciado como na Europa e no resto do mundo, mas o "desporto-rei" tem vindo a conquistar fãs nos EUA, com a contratação de estrelas internacionais, tais como David Beckham, para a equipa do Los Angeles Galaxy, bem como devido ao êxito da selecção norte-americana feminina, campeã mundial em 1991 e em 1999.
Outras competições de destaque nos EUA são o Masters de Golfe, o US Open de ténis e as corridas de automóveis, caracterizadas por circuitos de grande velocidade e colisões espectaculares, das provas de NASCAR e da Fórmula Indy. De facto, o cinema e o desporto são dois dos maiores exemplos da cultura dos estados Unidos da América.

54 comentários:

  1. Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Eliminar
  2. Acredito que o que faz com que todos nos que não somos americanos admirar os americanos e sua paixão pela idéia americana.
    Ou o dito sonho americano que é o sonho de todos, ficar rico TRABALHANDO, nada mais do que isto, simplesmente isso.

    ResponderEliminar
  3. KM,
    não dá prá deixar de concordar que os 'irmãos do norte' tem uma máquina e tanto de produção, principalmente de entretenimento. O difícil é controlar o 'imperialismo cultural', para não sermos sufocados até por osmose, e manter a produção e a cultura nativa.
    Abraço, Edu

    ResponderEliminar
  4. Os Estados Unidos têm realmente uma cultura que influencia. Tanto pelo seu predomínio político econômico quanto pelo seu povo. Embora tenha existido durante muito tempo a discriminação, as influências culturais africanas e latinas sempre fizeram a cultura do país. Esta diversidade é que cria a riqueza cultural, como aconteceu anteriormente com outros povos que dominaram através da influência política e econômica, como foi o caso, por exemplo, de Roma.

    ResponderEliminar
  5. Eu não me deixo influenciar pela cultura norte-americana. Eles sempre passaram a imagem de uma potência e hoje são um país falido, em decadência.

    ResponderEliminar
  6. este blog e otimo
    parabens

    ResponderEliminar
  7. é não e tão ruin como eu achava

    ResponderEliminar
  8. Muito Bom sempre gostei muito dos EUA, sempre as peesoas falam mau dos EUA mas não veem esse lado dele que na minha opinião o Brasil nunca vai chegar aos pés dos EUA. Parabéns pela blog AMEI!

    ResponderEliminar
  9. Vlw eu tinha que fazer um trabalho q vale ponto e eu copiei este texto!affs

    ResponderEliminar
  10. Gostei deste texto de estados unidos !principalmente porque fala de los angeles!
    Parabens mt. bom :)

    very good

    ResponderEliminar
  11. gostei muitoooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  12. ñ me ajudou em nada ve se melhora mais

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito, pois amo os Estados Unidos, lá é sim um lugar lindo, com pessoas legais e animadas, esse texto da um resumo de como é a vida lá

    ResponderEliminar
  14. muito bom gostei miuto me ajudou muito na escola eu tirei 20 o volor maximo!
    muito obrigda! que o seu site seja abençoado !
    amém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa , aonde você estuda????? ABSURDO!!!! Me desculpa, mas que escola é essa??????

      Eliminar
  15. ESPERO Q ME AJUDE NO MEU TRABALHO DE GEOGRAFIA POIS VALE NOTA E EU PRECISO LEVAR 10!!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. espero que me ajuda no meu teatro

    ResponderEliminar
  17. Otimo texto tomara que eu tire um dez no trabalho!!!!!!

    ResponderEliminar
  18. Meu, como tem baba ovo de yankee opinando.
    Se gostam tanto do povo imparialista se mudem pra lá ué. Mas não esperem ser bem recebidos pois eles detestam Brasileiros, principalmente por sua falta de amor a pátria. E é bem por aí, se vc não ama a casa que nasceu, que te alimentou e que cresceu, porque que vou te respeitar e te aceitar em minha casa?

    ResponderEliminar
  19. e pena não falar do dia a dia das crianças de resto é excelente, parabéns

    ResponderEliminar
  20. UAU!!! adorei este blog e otimo...MUITO BOM
    AJUDOU BASTANTE NO MEU TRABALHO.
    OBG!!BJS...

    ResponderEliminar
  21. Eu achei esse site ótimo só precisava dos costumes deles mas tudo bem me ajudou muito nos meu trabalho valeu! beijocas

    ResponderEliminar
  22. ótimo me ajudou muito , só não tinha os costumes mas eu amei obrigado me ajudou muito no meu trabalho

    ResponderEliminar
  23. E EU ACHO MUITO BONITO A CIDADE DO ESTADO UNIDOS

    ResponderEliminar
  24. americanos são os verdadeiros terroristas do mundo!

    ResponderEliminar
  25. Caramba eu so queria saber AS CULTURAS não a historia da America toda vei..não ajudou em nada..Obrigado por nada..

    ResponderEliminar
  26. eu so queria saber da cultura nao de todu

    ResponderEliminar
  27. u.uuuuuu tbm ammo os estados unidoooos!!!!!

    ResponderEliminar
  28. eiitta porra essa pagina e uma dlç uiuiuiuiu chupo tudo

    ResponderEliminar
  29. eu queria conhecer Pou Wolke eu quero ser um otimo corredor sopara omenagiar pou Pou Wolke

    ResponderEliminar
  30. como tem baba ovo de americano no Brasil. Ridículo.

    ResponderEliminar
  31. Ameei espero q ajude no meu trabalho de ingles!

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa