Amuletos brasileiros

Amuletos estranhos
A lista de amuletos, ou seja, de objectos usados para afastar o mal, é quase interminável: cabeças e dentes de alho; amêndoas; âncoras; chifres de carneiro; galhos de arruda; víboras; caroços de tâmara; castanhas; cavalos-marinhos; cebolas; chaves; garrafas; dentes de javali; lagartixas; nós; vassouras; sapos; tesouras e mil e uma coisas estranhas!
Os hindus usam um tradicional amuleto: pequenas esferas, contendo milhares de elefantes pequeníssimos esculpidos em marfim!
Outro amuleto curioso no Japão: a estatueta de um gato sentado estendendo a pata direita para a frente. Chama-se maneki neko, isto é, "o gato que convida".
Na América Latina acredita-se que os dentes de jacaré protegem a dentição da criança.
De facto são mesmo muitos os tipos de amuletos espalhados por esse mundo fora e cada um com o seu significado.
Amuletos Brasileiros
A influência africana nos usos e costumes populares foi muito grande na Bahia devido ao número do elemento africano ali introduzido como mão-de-obra no Brasil colonial. O misticismo baiano ainda guarda muito dessa influência, especialmente nos amuletos.
Vejamos alguns desses objectos:
AGUIRI - Amuleto dos negros brasileiros descendentes de escravos sudaneses. Segundo eles, o aguiri protege do perigo a pessoa que o use sob o braço direito. E também dá sorte. Compõe-se de três caixinhas de couro unidas por um cordão e cheias de objectos mágicos.
BALANGANDÃS - Tornados internacionalmente famosos pela indumentária da cantora Cármen Miranda, são conjuntos de miniaturas, em ouro e prata, de campainhas, figas, corações, placas, frutos, chaves, cadeados, sapatinos, conchas, etc. Todas essas peças são presas numa argola de metal e penduradas na cintura das mulheres. Os balangandãs são amuletos para afastar o mau-olhado e as forças contrárias projectadas pelos inimigos, segundo a crença popular. É de origem africana, também.
BREVE - Saquinho de pano ou couro, contendo uma oração, que se usa pendurado no pescoço por uma fita. É considerado como uma forte protecção contra perigos e dificuldades e é tradicional no Norte-nordeste do Brasil.
CAJILA - Amuleto para atrair a caça, a pesca, os bons negócios e amores. É usado nos estados do Pará, Amazonas, Acre, entre outros.
LAGUIDIBÁ - Amuleto composto por contas pretas, esculpidas em chifre de boi e usadas, como protecção, no pescoço ou na cintura, em forma de colar, pelas crianças negras.
UIRAPURU - Os índios brasileiros acreditavam que este pequeno pássaro trazia fortuna e felicidade ao seu possuidor. Essa crença primitiva difundiu-se por toda a Amazónia. Assim, ter um uirapuru significa ter sorte. Até há bem poucos anos era rara a taberna do interior brasileiro que não possuia um destes pássaros enterrado à entrada ou suspenso nos umbrais das portas.
MUIRAQUITÃ - Quase todos os índios que habitavam a Amazónia transportavam amuletos pressupondo que esses objectos protegiam o seu dono e lhe davam sorte. O principal amuleto era o muiraquitã, um artefacto talhado em pedra verde, tais como o jade, a nefrita e a jadeíta, com a forma de sapo, peixe, tartaruga, serpente e outros bichos. É dotado de sulcos destinados a amarrar um cordel, de forma a poder ser pendurado no pescoço do dono. Tem sido encontrado com mais frequência no baixo Amazonas, especialmente nos arredores de Óbidos e na desembocadura (foz) dos rios Nhamundá e Tapajós.
Segundo a tradição indígena, o muiraquitã era dado de presente pelas amazonas aos visitantes. Conta-se, que, nas noites de lua cheia, elas iam até um lago próximo para retirar do fundo as pedras ainda moles, para então moldá-las em forma de pequenos animais e deixar secar e endurecer.
O muiraquitã é sempre esverdeado, de pedra polida e de belo efeito. Um aspecto desse amuleto tem, no entanto, intrigado os estudiosos: ofacto de ser feito, muitas vezes, de jade, pedra até hoje não encontrada em estado natural - ou em jazidas - no continente americano e, obviamente no Brasil.
Veja também: (Clique aqui)

5 comentários:

  1. Muito obrigado,precisava para um trabalho e foi muito útil embora precise de mais informação e mais exemplos....

    ResponderEliminar
  2. eu tenho um colar que é de presa de javali!ele traz alguma protesão ou coisa parecida?
    aguardo uma resposta...

    ResponderEliminar
  3. E o dente de jacaré serve pra alguma coisa?? Aguardo resposta

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa